Páginas

terça-feira, 1 de outubro de 2013

30º DIA - "AMOR NO CASAMENTO" - CAMPANHA 100 DIAS DE ORAÇÃO IMPACTANDO A FAMÍLIA


30º Dia
"Amor no Casamento"

Leitura Diária: Marcos 2

Talvez você conheça as palavras gregas para designar o amor, que são “ágape”, “philos” e “eros”, A primeira, ágape, se refere ao amor sacrificial, doador. A segunda denota o amor entre amigos. A terceira, “eros” o amor entre um homem e uma mulher, o amor erótico. Mas você conhece as palavras que o hebraico tem para a palavra amor? Também são bem significativas.

A primeira delas é “raya”. Esta palavra denota o amor que se demonstra pela amizade, companheirismo.

Um casal precisa cultivar este tipo de amor. Quando Deus criou a mulher e a deu ao homem, estava presente este desejo. Deus criou o casamento para haver companheirismo entre homem e mulher. Um casamento em que não haja amizade, companheirismo o propósito divino não está sendo realizado.

A outra palavra “ahavá”. Esta palavra hebraica designa o amor em que um está voltado para o outro. O coração, tanto do marido quanto da esposa, está um voltado para o outro. Há afeto, compromisso de união. É um amor forte.
Cânticos 8.6:
"Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas"

A terceira palavra é “dod”, Esta palavra se aplica ao amor físico entre um homem e uma mulher no contexto do casamento. É a palavra que corresponde a “eros”, no grego.

No casamento o amor é o alicerce que sustenta a relação. Paulo em Coríntios 13 resume como deve ser este amor: paciente, benigno, sem ciúmes, não orgulhoso, despojado de interesse mesquinho, não irritante, alegre e duradouro (I Co 13.4-13). Um amor assim, que só pode ter sua origem no próprio Deus, fará do casamento um testemunho vivo da teologia bíblica do casamento para os filhos, amigos e para toda a sociedade. O mundo carece deste modelo de casamento e se não encontrar nos casais cristãos, em quem mais poderá encontrar? Portanto, para cultivar este tipo de casamento só mesmo buscando na eterna fonte de todo o amor, Deus, porque Ele é amor. "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor." (1 João 4:8)

Oremos:
1) Para que os casamentos sejam cercados sempre de um amor verdadeiro;
2) Para que os cônjuges sejam genuínos companheiros e amigos uns dos outros;
3) Para que haja cada vez mais afeto, compromisso e satisfação na união conjugal;
4) Para que marido e mulher desenvolvam mais as características do verdadeiro amor conforme I Coríntios 13;
5) Para que os nossos casamentos sejam um testemunho vivo das verdades de Deus sobre o matrimônio.





Fonte: Extraído do Livro 100 Dias de Oração
Escritor: Pr. Gilson Bifano
Diretor do Ministério OIKOS





Leia também outros devocionais da campanha (click nos links abaixo):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...