Páginas

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Mensagem: UM HOMEM USADO POR DEUS

                                       
INTRODUÇÃO: A maior necessidade do mundo é de homens de Deus que sejam usados por Deus. O piedoso pastor metodista E.M Bounds (15/08/1835-24/08/1913 – 78 anos) acertadamente certa vez afirmou: “Deus não unge métodos, Deus unge homens. Não precisamos de melhores métodos, mas de melhores homens.”
Hoje o que mais temos visto no meio cristão e entre os pastores é a busca constante por métodos eficazes e eficientes para os mais diversos assuntos, problemas e necessidades das nossas igrejas: métodos de estudo bíblico, métodos de evangelismo, métodos de crescimento de igreja, métodos de discipulado, etc. Embora os métodos tenham seu valor, porém eles não darão resultados se não houver um homem ungido e usado por Deus para executá-los.
Hoje precisamos aprender essa verdade e que o Senhor faça de mim e da cada um de nós, homens ungidos por ele mesmo para a glória do nome de Deus.
Texto Bíblico: João 1:1-9
1. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2. Ele estava no princípio com Deus.
3. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
4. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
5. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
6. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
7. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.
8. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.
9. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
1. O evangelista João está falando a respeito do verbo (Jesus) o apresentando como “a luz dos homens”
2. A narrativa é interrompida para falar de um homem (v. 6-8)
3. Dos versos 9 em diante o foco novamente é Jesus

1 – UM HOMEM ENVIADO DE DEUS


“Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João” (João 1.6)
HOUVE UM HOMEM: Precisamos lembrar da nossa fragilidade, que “somos pó”, não somos super-homens, não somos infalíveis, não somos perfeitos, não vamos conseguir agradar a todo mundo, precisamos de descanso, precisamos de um dia de folga, precisamos tirar férias, precisamos de mentores, precisamos de cooperadores.

ENVIADO DE DEUS: O chamado de Deus na vida do obreiro é extremamente essencial, insubstituível e determinante. Não pode ser baseado em conveniências, em interesses por poder ou torpe ganância, mas por genuíno chamado de Deus. “Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir.” (1 Pedro 5:2) Não é para ser um dominador nem explorador do povo, mas estar disposto a servir, disposto a se despir da túnica e vestir-se da toalha.
É preciso ter convicção de que foi realmente chamado por Deus para o ministério: Ilustração: o irmão nó cego que sonhou com as letras V.P.B. ( vá pregar a bíblia – mas era “vá plantar batatas”


CUJO NOME ERA JOÃO: O nome de João foi apresentado sem honrarias, sem títulos, sem apresentar sua genealogia, sem destacar seus feitos prodigiosos, mas simplesmente João. Ele não se apresentou com títulos, mas Jesus sim, o descreveu como um profeta. Afinal, o que foram ver? Um profeta? Sim, eu lhes digo, e mais que profeta. Este é aquele a respeito de quem está escrito: ‘Enviarei o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti’. (Mateus 11:9,10)
Hoje muitos obreiros procuram títulos cada vez mais imponentes que os destaquem dos demais. Ser chamado de pastor para muitos é simples demais, é muito pouco para defini-los. Assim, vão buscando os títulos de bispo, apóstolo, missionário, patriarca, etc. Sejamos apenas servos, fujamos da ostentação dos títulos. Ele é aquele que vem depois de mim, cujas correias das sandálias não sou digno de desamarrar". (João 1:27)

2 – UM HOMEM QUE CUMPRE A SUA MISSÃO
“Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.” (João 1.7)
ELE VEIO PARA TESTEMUNHO: A missão de João foi claramente definida: dar testemunho. O QUE VEM A SER TESTEMUNHA? A expressão grega "martyria" (μάρτυρες) designa o testemunho ou testemunha; alguém convocado para dar perante o povo e autoridades o relato do que viu em relação ao que está sendo julgado. A testemunha deve estar disposta a garantir a todo custo, inclusive com a própria vida, a verdade de seu testemunho. Desta expressão ou do correlato "martys", procede em nossa língua portuguesa a expressão "mártir". Pois, no mundo grego-romano, no tribunal, a testemunha dava testemunho garantindo a verdade com a vida (diferentemente de hoje quando jura com a mão sobre a Bíblia!). Muitas vezes uma testemunha podia perder a vida se, com seu testemunho alguém fosse incomodado. Testemunho é contar algo que você viu, que ocorreu com você ou com outra pessoa.

PARA QUE TESTIFICASSE DA LUZ: João não era a luz, sua missão era testificar da luz. Quem deve brilhar no nosso ministério não sou eu nem você, mas a “brilhante estela da manhã.”

RAZÕES PARA TESTEMUNHAR: É uma ordem - At 1:8. Devemos testemunhar, porque foi esta é uma tarefa que nos foi confiada por Jesus. É um privilégio - 1Tm 1:12. Sermos mensageiros das Boas Novas do Reino deve nos fazer sentir pessoas privilegiadas. Temos a consciência da presença, do amor e da graça de Deus.  

PARA QUE TODOS CRESSEM POR ELE: É um ato de amor - 1Ts 2:8; Ef 3:1-2. É um instrumento de salvação - At 2:37; At 13:42-43. Por meio do testemunho levamos pessoas a conhecer Cristo e seu Evangelho de Salvação. É para todos (João 3.16)
ESTATÍSTICAS: O estudo da LifeWay Research fez um levantamento sobre os motivos que levam alguns pastores a desistirem Do ministério.
Foram entrevistados 1.500 pastores de igrejas evangélicas. Os números indicam que 13% dos que eram pastores em 2005 abandonaram o pastorado 10 anos mais tarde por outros motivos além de morte ou aposentadoria. Entre os dados que merecem destaque estão:
84% dizem que estão de plantão 24 horas por dia.
80% esperam conflitos em sua igreja.
54% acreditam que ser pastor frequentemente os sobrecarrega.
53% preocupam-se seguidamente com a saúde financeira de sua família.
48% sentem frequentemente que as exigências do ministério são maiores do que eles conseguem lidar.
21% dizem que sua igreja tem expectativas irrealistas sobre eles.

“Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.
(2 Coríntios 4:16-18)

 3 – QUE BUSCA DAR GLÓRIAS A DEUS


“Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.” (João 1.8-9)
LEMBRA-SE DE QUE ELE PRÓPRIO NÃO É A LUZ:  Ilustração: CUIDADO COM O ACEITAR GLÓRIA. ANDAMOS CONSTANTEMENTE SOBRE UMA TÊNUE FRONTEIRA.

DESEJA QUE O NOME DE JESUS CRESÇA: A noiva pertence ao noivo. O amigo que presta serviço ao noivo e que o atende e o ouve, enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa. É necessário que ele cresça e que eu diminua” (João 3:29,30)

LEMBRA-SE QUE SOMOS SERVOS INÚTEIS: Será que ele agradecerá ao servo por ter feito o que lhe foi ordenado? Assim também vocês, quando tiverem feito tudo o que lhes for ordenado, devem dizer: ‘Somos servos inúteis; apenas cumprimos o nosso dever’ ". (Lucas 17:9,10)
QUE BUSCA SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO: Ilustração: cheio do Espírito Santo


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...