Páginas

quinta-feira, 5 de abril de 2018

SÉRIE 1 PEDRO: 15 – AÇÕES E REAÇÕES DIANTE DO SOFRIMENTO


15 – AÇÕES E REAÇÕES DIANTE DO SOFRIMENTO
(07-06-2017)
Introdução: Cumprindo bem a ordem recebida de Jesus que deveria apascentar as suas ovelhas, o apóstolo Pedro continua neste capítulo 4 nos orientando sobre como devemos agir e reagir diante do sofrimento. A maturidade desejada a todo cristão, passa pelo viés do sofrimento, que produzirá em nós um caráter aprovado.

TEXTO BÍBLICO: 1 Pedro 4.12-19
12 Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo.
13 Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.
14 Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.
15 Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso ou como quem se intromete em negócios alheios.
16 Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome.
17 Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?
18 E, "se ao justo é difícil ser salvo, que será do ímpio e pecador? "

1 - NÃO ESTRANHE O SOFRIMENTO

Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. Aprendemos, à luz deste versículo, algumas verdades importantes.
  • O SOFRIMENTO É COMPATÍVEL COM A VIDA CRISTÃ: O cristão deve até mesmo esperar as provações. Se o mundo perseguiu a Cristo, perseguirá a nós também. A IGREJA NÃO SE TORNA FIEL POR SER PERSEGUIDA; ELA É PERSEGUIDA POR SER FIEL. Jesus deixou isso claro: No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (Jo 16.33).
  • O SOFRIMENTO É PEDAGÓGICO: O sofrimento vem para nos provar, e não para nos destruir. O fogo ardente é o fogo da fornalha. E o cadinho onde o metal é purificado. O fogo só destrói a escória, enquanto purifica o metal. 

Satanás quis destruir Jó com o sofrimento, mas Deus quis revelar-lhe sua soberania. Satanás quis esbofetear o apóstolo Paulo com o espinho na carne, mas Deus quis quebrantá-lo para que não se ensoberbecesse. O diabo tenta, e Deus prova. O diabo tenta para nos destruir; Deus prova para nos purificar. Concordo com Kistemaker, quando diz: “Os cristãos devem entender que Deus deseja separar a verdadeira fé daquela que é mera imitação, e usa o instrumento do sofrimento para alcançar esse propósito”.312


2 – ALEGRE-SE NO SOFRIMENTO

Jesus ensinou: “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós” (Mt 5.11,12). O apóstolo Paulo demonstrou alegria apesar dos problemas (Fp 1.12). Paulo demonstrou alegria apesar dos difamadores (Fp 1.15-17). Paulo demonstrou alegria apesar da morte (2Tm 4.6-8). Ele cantou na prisão (At 16.22-33). Paulo se alegrava no sofrimento porque entendia que as coisas espirituais estão acima das materiais; e que o futuro tem mais valor que o presente e o eterno vale mais que  o temporal (2Co 4.16-18). Paulo se alegrava porque sabia que Deus está no controle de cada situação (Rm 8.28). Tiago diz que devemos ter motivo de toda a alegria o passarmos por diversas provações (Tg 1.2-4).
Pedro fala sobre uma alegria indizível e cheia de glória, ainda que atacada pela sofrimento (1.6,7).
O SOFRIMENTO NOS UNE PROFUNDAMENTE A CRISTO. “Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.” (4.13). Destacamos aqui três pontos.
  • O SOFRIMENTO SIGNIFICA PARTILHAR DAS AFLIÇÕES DE CRISTO. Não somos coparticipantes do sofrimento vicário de Cristo. Este foi único, cabal. Mas, quando sofremos hoje, sofremos da mesma forma que Cristo sofreu, com o mesmo propósito com que Cristo sofreu. Os apóstolos consideram um privilégio sofrer por amor a Cristo (At 5.40,41). Kistemaker ainda lança luz sobre nosso entendimento quando escreve: Os sofrimentos de Cristo não estão incompletos até que os cristãos também tenham sofrido. O sacrifício expiatório de Cristo é completo e nossa participação em seus sofrimentos não tem nada a ver com esse sacrifício. Cristo, porém, identifica-se com seu povo e, quando este sofre por sua causa, ele também sofre. Quando ensinam e pregam o evangelho, quando testemunham sobre Jesus e quando encontram aflições por amor a ele, estão participando dos sofrimentos de Cristo.313
  • PARA O CRISTÃO O SOFRIMENTO SIGNIFICA COMUNHÃO COM CRISTO NO PRESENTE. Cristo está conosco na fornalha da aflição. Ele é o quarto homem que passeia no meio do fogo e nos livra da morte. Nas noites escuras da alma, Deus está conosco e nos segura pela mão (Is 41.10). Quando passamos pelas ondas, os rios e o fogo, ele está conosco (Is 43.2). Jesus prometeu estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mt 28.20).
  • PARA O CRISTÃO O SOFRIMENTO SIGNIFICA PARTILHAR DA SUA GLÓRIA FUTURA. Deus não apenas substituiu o sofrimento pela glória; ele transforma o sofrimento em glória. E como a mulher que sofre para dar a luz. O seu sofrimento é transformado na alegria de trazer ao mundo uma linda vida (Jo 16.20-22). Precisamos olhar para o sofrimento presente pela ótica da glória futura. O caminho para a glória é estreito. Há espinhos. Há cruz. Há dor. Mas ... os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós (Rm 8.18b). Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação (2Co 4.17). Paulo ainda escreve: ...se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados (Rm 8.17b). No céu, nossas lágrimas serão enxugadas, nossa dor passará. Não haverá nem luto, nem pranto, nem dor (Ap 21.4). Esta é a grande esperança crista. O céu explicará para nós todo o mistério do sofrimento.

O SOFRIMENTO POR CRISTO NOS PROPORCIONA BEM-AVENTURANÇA. “Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.” (1 Pedro 4.13-14). O sofrimento destacado aqui não é físico, mas verbal. Quando enfrentamos o sofrimento sem amargura, sem murmuração e sem revolta, mas nos submetemos a Deus, o Espírito da glória repousa em nós e isso promove a glória do Senhor
EXPERIMENTE LOUVAR - VENÇA PELA ADORAÇÃO: Quando o povo de Deus canta no sofrimento, a glória de Deus se manifesta. O povo de Judá enfrentou os exércitos confederados de Edom, Amon e Moabe cantando (2Cr 20.22). Os apóstolos enfrentaram a fúria do Sinédrio, os açoites e as prisões alegrando-se. Paulo enfrentou as prisões romanas cantando. Os mártires do cristianismo enfrentaram as fogueiras cantando. 
TENHA PACIÊNCIA E ESPERE EM DEUS: José do Egito sofreu treze anos de amarga injustiça até ser colocado no trono do mais poderoso império do mundo. Davi suportou a fúria insana de Saul antes de ser proclamado rei de Israel. Os mártires caminhavam para a fogueira e para as bestas feras com cânticos de vitória. Os cisnes cantam mais docemente quando sofrem. 
SUAS LUTAS TEM POR OBJETIVO ABENÇOAR A VIDA DE MUITOS:As aflições de John Bunyan nos deram a excelente obra O peregrino,315 As aflições de William Cowper nos deram belos hinos. As aflições de David Brainerd nos deram o livro “A vida de David Brainerd”,  publicação que tem inspirado missionários no mundo inteiro.

3 – AVALIE O SOFRIMENTO 

Nem todo sofrimento é da vontade de Deus (4.19) e nem todo sofrimento glorifica a Deus (4.16). Há sofrimentos provocados pelo próprio homem (4.15). O cristão não pode ser um provocador de problemas. Ele respeita a vida alheia, os bens alheios, a honra alheia e a privacidade alheia (4.15; 2Ts 3.11). O cristão precisa perguntar: Por que estou sofrendo (4.15)? Estou envergonhando ou glorificando a Deus no meu sofrimento (4.16)? Estou procurando ganhar os perdidos, mesmo cruzando o vale escuro do sofrimento (4.17,18) ?
Destacaremos alguns pontos aqui.

O SOFRIMENTO POR CAUSA DO PECADO É VERGONHOSO. Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso ou como quem se intromete em negócios alheios.  (4.15). Mateus 5:22 “Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.”
O cristão não pode ser uma pessoa violenta, desonesta ou bisbilhoteira. É vergonhoso para um cristão ser acusado e condenado num tribunal por esses pecados e crimes. O cristão não deve ser um transgressor da lei. Sua vida precisa ser o avalista de suas palavras.

O SOFRIMENTO PELO EVANGELHO É HONROSO. Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome. (4.16). A questão não é o sofrimento, mas o motivo desse sofrer. Não há nenhuma vantagem se a causa do sofrimento provém de palavras e ações erradas. A palavra cristão só aparece três vezes no Novo Testamento (At 11.26; 26.28; IPe 4.16). Pedro, por medo de sofrer e por vergonha de Jesus, negou-o três vezes na casa do sumo sacerdote (Mt 26.69-75). Agora, esse mesmo Pedro insta seus leitores a glorificarem a Deus diante do sofrimento.

O JUÍZO DE DEUS COMEÇA DENTRO DA IGREJA. Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? E, "se ao justo é difícil ser salvo, que será do ímpio e pecador?" (4.17,18). O projeto de Deus é nos transformar à imagem do seu Filho. Jesus aprendeu pelas coisas que sofreu. Ele nos disciplina porque nos ama. Ele nos corrige para nos educar. A igreja precisa dar exemplo na forma de se arrepender. Não podemos chamar o mundo ao arrependimento se estivermos vivendo em pecado. Não podemos exortar os outros se nós mesmos não estivermos andando com Deus. Antes de tratar com o mundo, primeiro Deus trata com a igreja. Tendo em vista o julgamento de Deus sobre os justos e os injustos, Pedro faz aos seus leitores a seguinte pergunta: “Ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?”.

4 – CONFIE EM DEUS NO SOFRIMENTO

Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar suas vidas ao seu fiel Criador e praticar o bem. (4.19). Duas verdades devem ser destacadas aqui.

DEVEMOS ENTREGAR-NOS A DEUS (4.19a). A palavra grega paratithesthai, “encomendar”, é um termo bancário que significa “depositar em confiança ou depositar dinheiro nas mãos de um amigo fiel”.317 Pedro exorta a todos os cristãos que sofrem a entregarem a alma (vida) aos cuidados de Deus. Deus nos criou e é totalmente capaz de cuidar de nós. Pedro nos mostra neste texto que Deus não é apenas fiel, mas também soberano e, por isso, digno de toda confiança. Confie em Deus no sofrimento! Alegre-se nele apesar das circunstâncias como fizeram Jó e o profeta Habacuque.

DEVEMOS CONTINUAR PRATICANDO O BEM (4.19b). O sofrimento não nos deve endurecer nem nos deixar apáticos. Ao contrário, nossa entrega a Deus leva-nos à ação. Devemos semear, ainda que com lágrimas. Devemos amar, ainda que rejeitados. Devemos abençoar, ainda que amaldiçoados. Devemos orar, ainda que perseguidos.
Como crentes em Cristo, precisamos acreditar que o sofrimento é uma prova de um Pai amoroso, e não um ardil para nos destruir. O sofrimento não é anormal nem estranho. É o caminho da glória, uma oportunidade para sermos bem-aventurados e glorificarmos a Deus. O sofrimento é uma oportunidade para nos entregarmos a Deus e fazermos o bem aos outros, dando testemunho da nossa fé.
Algumas vezes, vemos mais através de uma lágrima que através de um telescópio. A alma não teria arco-íris se os olhos não tivessem lágrimas.

DEUS SUSSURRA CONOSCO NA HORA DA ALEGRIA E GRITA CONOSCO NA HORA DA DOR.
O Calvário é a grande prova que Deus dá de que o sofrimento segundo a vontade divina sempre conduz à glória.

OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...