Páginas

sábado, 17 de março de 2018

CAÇADOR DE FRACASSADOS


CAÇADOR DE FRACASSADOS

(Assista ao vídeo dessa mensagem, inscreva-se no nosso canal, deixe o seu like e compartilhe com os seus contatos.)

Introdução: Você certamente já ouviu falar dos “caça talentos” que andam por aí. Existem os caça talentos do futebol, os famosos “olheiros” que vão às categorias de base em busca de um craque que possa brilhar nos campos do Brasil e do mundo. Também existem os caça talentos de top models, que andam pelas ruas, shoppings e até favelas à procura de uma beleza exótica e estonteante para brilhar nas passarelas da moda ou para estampar as capas de revistas. Mas você conhece algum “caça fracassos”? Alguém que procura anda procurando fracassados? Que tem disposição para restaurá-los e transformá-los? Vamos descobrir juntos. 
Texto Bíblico: Isaías 42.1-3 e Mateus 12.18-20
1. "Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações.
2. Não gritará nem clamará, nem erguerá a voz nas ruas.
3. Não quebrará o caniço rachado, e não apagará o pavio fumegante. Com fidelidade fará justiça;

Mateus 12:20,21
18. "Eis o meu servo, a quem escolhi, o meu amado, em quem tenho prazer. Porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará justiça às nações.
19. Não discutirá nem gritará; ninguém ouvirá sua voz nas ruas.
20. Não quebrará o caniço rachado, não apagará o pavio fumegante, até que leve à vitória a justiça.

1 - JESUS PROCURA OS FRACASSADOS 

 “Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações.” (Isaías 42.1)
Quando o Profeta Isaías escreveu esse texto que lemos, o povo de Israel estava vivendo na Babilônia, num cativeiro amargo que durou 70 anos. 2 Crônicas 36 narra o momento em que o Reino do sul (Judá) foi dividido, o templo foi destruído, as riquezas saqueadas, cerca de 200 mil foram levados como escravos e em Lamentações de Jeremias ele relata os reis revirando o lixo para encontrar comida,  algumas mães cozinharam seus próprios filhos para comer, um quadro de total fracasso de uma nação que deveria ser a representante na terra do Deus vivo, triúno, o todo-poderoso Jehová El-Shadai. Nesse contexto também foi composto o Salmo 137 onde lemos: 
“Junto aos rios da Babilônia nós nos sentamos e choramos com saudade de Sião.
Ali, nos salgueiros penduramos as nossas harpas;
ali os nossos captores pediam-nos canções, os nossos opressores exigiam canções alegres, dizendo: "Cantem para nós uma das canções de Sião! "
Como poderíamos cantar as canções do Senhor numa terra estrangeira?

Depois de 70 anos de sofrimento nesse cativeiro babilônico, surge o profeta Isaías trazendo mensagens de consolação e de alento para todo o povo. 

PORQUE ISRAEL FRACASSOU: 
Por causa da idolatria, da feitiçaria, das murmurações, do abandono da lei e dos mandamentos do Senhor, as sagradas escrituras, do abandono do pobre, da corrupção moral, da falta de zelo com a terra (degradação ambiental), pelo descuido com os órfãos e viúvas, e por causa disso, o povo sofreu o cativeiro. 
Ezequiel já havia dito que a Glória do Senhor deixava Israel e foi para a Babilônia (Ezequiel 11).  Isso é um claro sinal de que Deus, embora seja o ofendido, vai em direção aonde o povo está, se o seu povo, embora pecador, não estava mais em Israel, não havia razão para a Glória de Deus permanecer ali. Por isso ela sai de Jerusalém e repousa sobre a Babilônia.
No contexto de Mateus a semelhança é a mesma. A nação não está exilada, mas está dominada. O império Romano invadiu as terras de Israel impondo pesados impostos, ditando as regras e instalando seu domínio com mão de ferro, atrocidades e humilhação.
A situação agora parece piorar, pois na Babilônia o povo chorava, agora, nos dias de Jesus, os escribas e fariseus eram a arrogância em pessoa, achavam-se dignos, acima da média e merecedores das bênçãos de Deus, pois eram “filhos de Abraão”.
E agora, mais uma vez a nação de Israel encontra-se fracassada e Deus de forma amorosa, mais uma vez Ele vai em busca dos fracassados. 
  • PRECISAMOS EXERCITAR A MISERICÓRDIA
  • AQUELES QUE CAEM PELO CAMINHO PRECISAM SER RESTAURADOS
  • A PRESSA EM EXCLUIR MEMBROS QUE HAVIA NO PASSADO – POR BANALIDADES ÀS VEZES – SEM MISERICÓRDIA MUITAS VEZES.
  • VOCÊ JÁ FALHOU ALGUMA VEZ COM DEUS? 
  • VOCÊ SENTE QUE A SUA VIDA NÃO ESTÁ SENDO COMO DEVERIA?
  • VOCÊ TAMBÉM TEM A SENSAÇÃO DE QUE TEM FRACASSADO COMO CRENTE NA SUA CASA, NO SEU CASAMENTO, NO SEU LOCAL DE TRABALHO, COM OS SEUS AMIGOS?

Na semana passada a nossa mensagem falou sobre isso: CARENTES DA GRAÇA DE DEUS. Aprendemos com a afirmação de Jesus que ele não veio chamar justos, mas pecadores, não veio para os sãos, mas para os enfermos. 
ELE VEIO POR MIM, ELE VEIO POR VOCÊ
ELE VEIO PARA OS QUE NADA SÃO, PARA OS QUE SE ACHAM PERDEDORES E FRACOS, ELE VEIO POR AMOR.
DEUS NÃO PROCURA VASOS DE OURO, MAS SIM VASOS DE BARRO: 2 Coríntios 4.7: Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.

2 - JESUS SE COMPADECE DOS FRACASSADOS

“Não quebrará o caniço rachado, não apagará o pavio fumegante.” (Mateus 12.20)
Quando o evangelista Mateus observa o ministério de Jesus, ele o relaciona diretamente à profecia de Isaías, citando aquele texto, As atitudes de misericórdia e compaixão que eram vistos em Jesus, trouxeram à memoria de Mateus o texto sagrado. De forma silenciosa, sem buscar fama ou ostentação, Jesus ia curando os enfermos, libertando os cativos, exercendo misericórdia e restaurando os abatidos.
Duas figuras são utilizadas no texto para ilustrar a compaixão de Jesus:
O PAVIO FUMEGANTE: Os que conhecem ou já usaram uma lamparina, sabem que o pavio é algo descartável e que quando está só fazendo fumaça é logo descartado.
A CANA QUEBRADA: a melhor referência para nós é a de uma bengala. 
Deus tem um propósito para este mundo, 
  • PERDOE-SE: DEUS PERDOA A PESSOA, MAS A PESSOA NÃO SE PERDOA
  • TEM GENTE QUE PORQUE FEZ OU ESTÁ FAZENDO FUMAÇA, DESISTE DE SI MESMO, 
  • PEDRO FRACASSOU - MAS JESUS O RESTAUROU  
  • SE VOCÊ NÃO TEM VALOR PRAS PESSOAS, PRA DEUS VOCÊ TEM VALOR


3 - JESUS TRANSFORMA OS FRACASSADOS

"Eis o meu servo, a quem escolhi, o meu amado, em quem tenho prazer. Não quebrará o caniço rachado, não apagará o pavio fumegante, até que leve à vitória a justiça.” (Mateus 12.18a-20)
Em Is 42 o servo transformaria a realidade da nação. O servo é Jesus, Ele veio para transformar todas as coisas, para trazer justiça e vitória para quem estava na linha de descarte. 

FIGURA DO SERVO SOFREDOR – QUEM É ELE? No novo testamento é Jesus que vem para transformar a nação, Ele deixou seu lar de glória por amor a nós. Para Ele não há causa perdida, não ninguém que não possa ser recuperado, não há ninguém que seja descartável, não há nada que seja impossível.
Jesus também restaurou outras pessoas fracassadas e destruídas pelo pecado: A mulher adúltera, Zaqueu, Pedro,  
A mulher samaritana que veio buscar água
Ninguém vai buscar água perto do meio dia – Não era bem vista – certamente já havia roubado o marido de algumas mulheres – uma vida de promiscuidade e de infidelidade conjugal.

JESUS CONTINUA TRANSFORMANDO VIDAS: 

Ilustração: TESTEMUNHO DO SÉRGIO – liberto do álcool, dos vícios e da violência. 
Testemunho do Júlio: liberto do alcoolismo, liberto dos fracassos da vida, um homem restaurado que hoje prega a palavra.
  • O PADRÃO DA NOSSA SOCIEDADE É DESCARTAR AS COISAS. 
  • DEUS NUNCA DESCARTA PESSOAS, ELE RECUPERA, ELE GOSTA DAS PESSOAS DESPREZADAS, ELE MUDA ESSAS PESSOAS MELHORES, ELE RESTAURA OS FRACASSADOS.
  • NÃO PRECISAMOS SER PERFEITOS PARA SERMOS USADOS POR DEUS
  • AQUELE QUE BUSCA A PERFEIÇÃO ESTÁ TENTANDO VIVENDO SEM A GRAÇA

Ilustração: João Diener (1889-1963)
João Diener, nasceu em 24 de setembro de 1889. Apesar de ter nascido próximo a Moscou na Rússia, veio ao Brasil em 1897 (aos 8 anos), onde viveu o resto da vida. Sua família era evangélica, e instalaram-se no estado de São Paulo, onde Diener trabalhou como operário numa fábrica de tecelagem.
Ele tornou-se muito conhecido no "meio evangélico" aos 22 anos, quando criou a letra do conhecidíssimo hino: "A Última Hora" (259 CC), em 1911. Durante um tempo, separou-se de sua família e se afastou dos caminhos de Deus, mas arrependeu-se e foi fiel ao Senhor até a sua morte, em 1963. 

259 CC - A Última Hora
Harpa Cristã
 1 - Ao findar o labor desta vida
Quando a morte a teu lado chegar
Que destino há de ter a tua alma?
Qual será no futuro teu lar?

Meu amigo, hoje tu tens a escolha
Vida ou morte, qual vais aceitar?
Amanhã pode ser muito tarde
Hoje Cristo te quer libertar

2 - Tu procuras a paz neste mundo
Em prazeres que passam em vão
Mas, na última hora da vida
Eles não mais te satisfarão

3 - Por acaso tu riste, ó amigo
Quando ouviste falar de Jesus?
Mas somente Jesus pode dar-te
Salvação pela morte na cruz

4 - Tens manchada tua alma e não podes
Contemplar o semblante de Deus
Só os crentes de corações limpos
Poderão ter o gozo nos céus

5 - Se decides deixar teus pecados
E entregar tua vida a Jesus
Trilharás, sim, na última hora
Um caminho brilhante de luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...