Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

OS 3 INIMIGOS DA ALMA: A CARNE, O MUNDO E O DIABO – 10ª Mensagem


O DIABO - 1ª MENSAGEM

INTRODUÇÃO:
Estamos estudando sobre os 3 principais inimigos da alma: A carne, o mundo e o diabo. Precisamos aprender como enfrentá-los e vencê-los. 
Nas primeiras mensagens falamos sobre a carne. A carne tem desejos que nos arrastam para longe de Deus. Quem vai vencer: carne ou Espírito? Se alimentarmos a carne, fazendo provisão para ela, fracassaremos. Porém, se andarmos no Espírito, jamais satisfaremos esses apetites da carne.
Depois falamos sobre o mundo! O cristão vive neste mundo, mas é não é deste mundo, ou pelo menos não deveria ser! Somos como um peregrino, um viajante, um forasteiro nesta terra. Estamos somente de passagem. Por isso não podemos nos encantar com o mundo: sua riqueza, seus valores, seus convites, seus encantos e prazeres.
Hoje vamos começar a falar e estudar sobre o Diabo!

CONHEÇA O INIMIGO
Na história da Igreja até o final do século 19 não havia nenhuma dúvida a respeito da existência de Satanás em nenhum ramo do cristianismo, seja na Igreja Católica, Ortodoxa ou Evangélica.
Todos concordavam ser ele uma pessoa e inimigo dos santos, trabalhando contra a vida deles e contra a igreja.
A partir do final do século 19, alguns teólogos começaram a publicar uma vasta literatura defendendo a idéia de que Satanás não existe, não é uma pessoa e nem uma força, mas um mito das culturas antigas.
Mas em meados do século 20, uma corrente dentro das Igrejas começou a
recordar ensinamentos e verdades bíblicas que ficaram engavetadas e voltaram a reafirmar a existência de Satanás, e é isto que pretendemos também com esta série.

Texto Bíblico: Ezequiel 28.11-19
11 E a palavra do SENHOR veio a mim:
12 Filho do homem, levanta um lamento sobre o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em beleza.
13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; tu te cobrias de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, o crisólito, o berilo, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda. De ouro foram feitos os teus tambores e as tuas flautas; eles foram preparados no dia em que foste criado.
14 Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras resplandecentes.
15 Tu eras perfeito nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou maldade em ti.
16 Teu coração se encheu de violência por causa do teu muito comércio, e pecaste; por isso te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras resplandecentes.
17 O teu coração elevou-se por causa da tua beleza, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor. Por isso te lancei por terra; coloquei-te diante dos reis, para que te contemplem.
18 Profanaste os teus santuários pela multidão das tuas maldades, na injustiça do teu comércio; fiz sair do meio de ti um fogo que te consumiu e te transformei em cinza sobre a terra, à vista de todos os que te contemplavam.
19 Todos os que te conhecem entre os povos estão assustados contigo; chegaste a um fim horrível e não mais existirás, para todo o sempre.

1 – QUEM É SATANÁS?
A Bíblia afirma claramente que existe um ser chamado Satanás. Quem ele é e sua origem é uma doutrina construída em cima de poucos textos bíblicos e que precisam ser estudados cuidadosamente.

a) Criado cheio de sabedoria (v.12)
b) Recebeu um lugar no santo monte de Deus (v.14)
c) Criado Santo e Justo (v. 15)
d) Orgulho - O motivo da sua queda (v. 17)

2 – A REBELIÃO E QUEDA DE SATANÁS
Isaías 14.11-15
11 O teu orgulho foi lançado na sepultura, junto com o som de tuas harpas; a tua cama é de bichinhos, e a tua coberta, de larvas.
12 Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que enfraquecias as nações!
13 Tu dizias a ti mesmo: Subirei ao céu, elevarei o meu trono acima das estrelas de Deus e me assentarei no monte da congregação, nas extremidades do norte.
14 Subirei além das nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.
15 Contudo, serás levado ao Sheol, ao mais profundo do abismo.
  • Um anjo que se revoltou contra Deus v. 13
  • Foi expulso da corte celestial v. 12
  • Quis ser semelhante a Deus v. 14
  • Corrompeu um terço das hostes celestiais (Ap 12.3-4) ...

“Viu-se também outro sinal no céu: um grande dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres, e sobre as cabeças havia sete coroas; 4 sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, lançando-as sobre a terra;” 
(Apocalipse 12. 3-4a) 

3 – O PROPÓSITO DE SATANÁS CONTRA A IGREJA
Leia Mateus 13.24-30
24. Jesus lhes contou outra parábola, dizendo: "O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo.
25. Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi.
26. Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu.
27. "Os servos do dono do campo dirigiram-se a ele e disseram: ‘O senhor não semeou boa semente em seu campo? Então, de onde veio o joio? ’
28. " ‘Um inimigo fez isso’, respondeu ele. "Os servos lhe perguntaram: ‘O senhor quer que vamos tirá-lo? ’
29. "Ele respondeu: ‘Não, porque, ao tirar o joio, vocês poderão arrancar com ele o trigo.
30. Deixem que cresçam juntos até à colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro’ ".
  • Tomar o lugar de exclusividade de Deus: o lugar de adoração
  • Se infiltrar na Igreja plantando o joio no meio do trigo. 
  • Opor-se a todo propósito de Deus 
  • Afligir todos os homens, causando desânimo, frieza espiritual e abandono da fé

 “O Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns se desviarão da fé e darão ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios,” 
(1 Timóteo 4.1)
“Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.” 
(1 João 5.19)
Satanás criou seu reino próprio e se lançou neste mundo como príncipe dele.
Trabalha para controlar a cultura, os meios de comunicação e os poderes constituídos, com o objetivo de causar uma verdadeira cegueira espiritual. 
Analisando os programas de televisão, cinema, internet, teatro e música, tudo se encaixa num plano orquestrado para esconder a verdade, estabelecendo um véu que nos impeça de ver para onde estamos indo.
Todas as vezes que o evangelho é pregado, nós tentamos rasgar este véu e muitas batalhas acontecem.

CONCLUSÃO
O Livro “Quebrando Correntes” de Neill T. Anderson traz algumas informações tristes a respeito da igreja contemporânea. Satanás tem semeado no nosso meio um grande número de perversidades e os resultados são: 
  • Muita gente inativa
  • Inoperosa
  • Oprimida
  • Instrumentos de rebeldia
  • Crentes vivendo uma vida dupla – um pé na igreja e um pé no mundo.
  • Sexualidade corrompida
  • Desonestidade
  • Mentira
  • Libertinagem
  • Traição 

Precisamos fechar as brechas que trazem destruição a nossa e à sã doutrina.
Se somos salvos devemos andar como filhos da luz e não andar nas trevas nem se conformar com as obras das trevas.

OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE:


2 comentários:

  1. Pastor, suas mensagens são muito edificantes, tenho aprendido muito com elas. Que Deus abençoe muito a sua vida e te dê graça para continuar escrevendo e abençoando milhares de pessoas, assim como eu fui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Edneia pela sua visita ao nosso Blog e pelas suas palavras amáveis. Continue nos visitando e compartilhe nossas postagens. Um abraço. deus te abençoe.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...