Páginas

domingo, 25 de agosto de 2013

TEMPO DE RECOMEÇAR




Introdução:
Eu creio que todos nós precisamos regularmente encontrar situações para recomeçar, em diferentes áreas de nossas vidas. São nestes lugares que precisamos desenhar uma linha nos separando de tudo o que nos faz lembrar do passado e começar de novo com uma nova visão, baseada na verdade que é a Palavra de Deus.
“Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo.” (Carlos Drummond de Andrade). 
É aceitar que você não é infalível. É reconhecer e procurar superar suas limitações. 
Em ordem para se fazer um novo começo, nós precisamos estar dispostos a deixar para trás o que é mentira e deixar de lado mentiras que virão. Eu creio que isto inclui em fazer um novo começo a maneira de como nos vemos, como pensamos que Deus nos vê, e o que vemos sobre nós no futuro. Recomeçar é ter uma nova perspectiva 

1 - Como Você Se Vê?
Nossa auto-imagem — como nos vemos — é muito importante. É o retrato que levamos na nossa mente e no coração. 

Os divãs dos consultórios psicológicos estão repletos de pessoas com baixa auto-estima. Uma imagem distorcida de si próprio, tem levado pessoas à solidão, à depressão, ao isolamento, à falta de fé, ao negativismo, etc. Os padrões de beleza estabelecidos pela mídia e pelo mundo, são impossíveis para 90% da população, sem falar no efeito “foto-shop” aplicado às fotos e vídeos, que fazem as modelos parecerem bonecas virtuais. 
Ditadura da beleza = ANOREXIA
A palavra de Deus fala de alguns personagens que também passaram pela baixa auto-estima. 
  • O Profeta Elias (I Reis 19.3-4 Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo. e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte: "Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados".) Deus renovou as forças de Elias e ele recomeçou se ministério.
  • Pedro (João 21.1-7) Pedro já estava desistindo de tudo o que aprendeu com Jesus. A decisão de ir pescar é como se dissesse: “Bom, Jesus morreu mesmo, e até que foi legal tudo o que ele ensinou, mas não dá pra mim, eu o neguei três vezes, tá todo mundo escondido e com medo,... este negócio de ser pescador de homens não é pra mim, então vou pescar peixe mesmo.” Jesus aparece para resgatar a auto-estima de Pedro, para encorajá-lo, para lhe reascender a visão e a paixão pelas almas. Jesus lhe disse três vezes: “Apascenta as minhas ovelhas”. Depois desse encontro, Pedro recomeçou seu ministério.
  • Mefibosete (2 Samuel 9.1-8) Em outras palavras Mefibosete estava dizendo, “Porque tu queres me ajudar? Tudo o que eu mereço é rastejar em torno do solo e lamber as migalhas de pão que caem no chão”.

As palavras de Mefibosete expressam o profundo desprezo que ele sentia por si mesmo. Expressam o quanto a sua auto-estima estava baixa. Ele já havia perdido as esperanças e as perspectivas que algo de bom pudesse acontecer em sua vida.

É TEMPO DE RECOMEÇAR. TODO DIA É TEMPO DE RECOMEÇAR

Eu creio que uma das razões de Mefibosete ter uma auto-imagem miserável era porque ele era aleijado. Como resultado, ele não se sentia digno da bondade do Rei Davi. Você e Eu podemos não ser fisicamente aleijados, mas por causa das nossas falhas, incapacidades e fraquezas, nos vemos como aleijados. 
O DIABO VEM NOS ACUSAR: Quem é você pra orar assim: Pedindo cura? Pedindo um namorado? (namorada), Pedindo uma promoção ? Pedindo a restauração do casamento?
Assim como Davi foi bom para Mefibosete por causa da consideração por Jônatas, Deus é bom para nós por causa da consideração por Jesus. 
Deus não quer que nós olhemos tudo o que esta de errado conosco ou os pecados do nosso passado; Ele quer que nós olhemos para tudo o que está certo com Ele.
Quanto mais nos focarmos em nossas falhas, mais parece que iremos repeti-las. 
É por isso que você e Eu precisamos desviar nossos olhos do que está de errado com nós e os colocar no que está certo com Deus. 

2 - Como Você Pensa que Deus o Vê?
2 Coríntios 5.17: 
“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”
A maneira que Deus nos vê e a maneira que pensamos que Deus nos vê pode ser freqüentemente duas coisas diferentes. Deus não está a procura de uma performance perfeita—somente de um coração desejoso que se renda a Ele.

Quando o intimidador da nossa alma nos incomoda, Deus não olha primeiro para ver se fizemos tudo certo antes de responder o nosso clamor por socorro. Ele chega e nos ajuda simplesmente porque somos Seus filhos. Isto não significa que ele fecha Seus olhos para o pecado. Quando fizermos algo de errado, Ele irá nos corrigir.  Porque o Senhor corrige e disciplina a quem ama... (Hebreus 12: 6). De qualquer forma, Ele não irá recusar em nos ajudar quando estivermos com problemas.
Você e Eu precisamos de uma revelação fresca da salvação de Deus. Uma vez que fomos salvos, Deus nos vê como nova criatura. 
O mesmo sentimento limpo e fresco que experimentamos quando nascemos de novo está disponível para nós todos os dias. 
Lamentações 3: 22,23 diz que as misericórdias do Senhor não tem fim e que elas se renovam a cada manhã.
DEUS NÃO SE SURPREENDE COM AS NOSSAS QUEDAS.
Isto é tudo o que Deus espera de nós - cooperação. Submetendo-nos ao poder do Seu Espírito Santo que está em nós, podemos morrer para os caminhos errados do pensar, falar e agir para viver o que é certo. Deus irá nos mostrar como evitar o pecado, mas quando pecarmos, tudo o que precisamos fazer é arrepender, receber o perdão de Deus e prosseguir.

3 - O que Você Vê Adiante de Você?
Deus tem um bom plano para cada uma de nossas vidas.
Jeremias 29: 11: 
“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.”

OS PLANOS DE DEUS SÃO OS MELHORES PRA SUA VIDA. 
OS PLANOS DE DEUS PARA NOSSA IGREJA SÃO OS MELHORES.

OS PLANOS DE DEUS PRA NÓS: Prosperar / Não causar dano / dar esperança / Um futuro
Abraão e Ló. Ló olhou e escolheu a terra do oriente de Campina do Jordão.
O Senhor disse a Abraão depois que Ló partiu, Levante agora os seus olhos e olhe desde onde estás para o norte e para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda esta terra que vês, eu te darei, a ti e à tua descendência para sempre. Percorra essa terra... porque eu te darei. (Gênesis 13: 14,15,17). Veja que Deus não disse a Abraão para olhar onde ele estava ou o que Ló havia tirado dele. Ele disse para Abraão olhar do lugar onde ele estava e que tudo o que ele poderia ver seria dado a ele e à sua descendência. Então Deus disse, “Acorde”. Em outras palavras, ele disse a Abraão, 
É TEMPO DE RECOMEÇAR. TODO DIA É TEMPO DE RECOMEÇAR, “Faça um novo começo, mexa-se, caminhe passo a passo, vá adiante”.
Eu creio que o Senhor está dizendo a mesma coisa para você e eu. 
Deus quer que nós paremos de fitar nossos olhos onde estamos e onde estivemos e comecemos a olhar o que vem pela frente.  Nosso Deus é um Deus progressivo— está sempre se movendo. 

  • PARE DE OLHAR NO RETROVISOR. DEIXE DE SAUDOSISMO

Isaias 43: 18,19
"Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.”


  • DEUS CHAMA À EXISTÊNCIA AQUILO QUE NÃO EXISTE

As possibilidades são ilimitadas! Não importa o quão jovem, velho, rico, pobre, educado ou não educado nós somos ou mesmo quantas fraquezas temos. 
Deus pode fazer milagres na nossa bagunça!
Fazer um novo começo se inicia assim como escolher consistentemente a fazer o que é certo — ninguém pode fazer isso por nós. Deuteronômio 30: 19 diz,… antes de você propus a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência. Toda vez que você e Eu escolhemos confiar na Palavra de Deus e nos apropriar dela, seremos abençoados. 
Não importa a profundidade do buraco que você está, os braços de Deus não são tão curtos para resgatar você e colocá-lo para fora. Se você cometeu erros, arrependa-se, acerte-se com Deus e prossiga. Todo dia Deus te dá a oportunidade de um novo começo. 
A única coisa que fica entre você e a vitória é VOCÊ! 

Eu encorajo você a começar a se ver do jeito que Deus o vê - como a justiça de Deus em Cristo Jesus. Tire sua mente do passado, e abra seus olhos para o que Deus quer para você hoje. Nele não há fins de  morte—somente lugares para novos começos!
Todo dia Deus te dá a oportunidade de um novo começo. 


Fonte: Mensagem pregada por 
Pr. Dener Maia em 06/02/2011

7 comentários:

  1. Parabéns meu amigo! Muito boa a reflexão!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Pr. Luciano pelas amáveis palavras de estímulo. Obrigado pela visita ao nosso Blog

    ResponderExcluir
  3. Estava pesquisando na net um sermão para achar algo para me alimentar na Palavra de Deus e esse sermão me revigorou espiritualmente, muito bom. Deus continue lhe abençoando com mensagens como essa. Em Cristo: Everton

    ResponderExcluir
  4. Palavra tremenda, de vida de "vai, você consegue", Deus te encha sempre pra nos encher de esperanças.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...