segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PAIDEIA - ENSINANDO OS FILHOS A VIVEREM EM CRISTO



"E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor." 
(Efésios 6:4)

Quando observamos o mundo em que nossas crianças estão crescendo, não podemos deixar de nos preocupar com suas vidas. Em uma sociedade de valores corrompidos e imorais, podemos observar a imoralidade cercando nossos pequenos. R. C. Sproul Jr., em seu artigo As Crianças de Hoje em Dia, nos mostra como podemos cuidar das novas gerações para que elas cresçam aprendendo os valores e princípios cristãos:
R.C. Sproul Jr.Dr. R.C. Sproul Jr. é graduado Reformed Theological Seminary e Grove City College. Ele recebeu seu doutorado em Ministério, em 2001. Ele escreveu e editou nove livros, e contribuiu para vários outros. Ele é casado com Denise, e pai da Darby, Campbell, Shannon, Delaney, Erin Claire, Maili, Reilly e Donovan.

Há uma coisa curiosa sobre a decadência moral — ela pode acontecer bem lentamente. O fato não é que você irá tornar-se rapidamente imoral, se você não tiver freios morais, mas sim que você irá tornar-se imoral um dia. A decadência moral que acontece lentamente é tão prejudicial quanto aquela que acontece de forma rápida.
…insistimos que, porque os nossos avós se opuseram desnecessariamente (em comparação aos nossos pais), nossos pais devem ter se oposto desnecessariamente (contra nós) e, portanto, precisaríamos recusar a nos opor desnecessariamente aos nossos filhos, sabendo que os filhos deles serão muito piores. Chegamos ao ponto de esperar e aceitar a rebeldia— através da música e a rebeldia moral— como parte normal do crescimento. Alguns pais começam até a se preocupar quando seus filhos não se rebelam.
Tudo isso é prova de que, mesmo na igreja, nós aceitamos mais sugestões da cultura do mundo do que da Palavra de Deus.
A Bíblia, em nenhum lugar, afirma a existência de uma cultura jovem, porque, em toda ela, somos encorajados a abraçar uma cultura diferente – aquela do Reino de Deus. Quando Paulo nos exorta a criar nossos filhos na instrução e admoestação do Senhor (Efésios 6:4), a raiz da palavra grega instrução, traduzida em nossas Bíblias, é paideia. Ela comunica a noção de cultura. Isso inclui convicções compartilhadas, linguagem compartilhada e hábitos do coração compartilhados.
Será que a cultura do mundo seria capaz de dizer sobre a nossa cultura: “Oh, como eles se amam”?
Que possamos levar tudo isso em consideração e amor às próximas gerações.


Fonte: Voltemos ao Evangelho. 
Tradução: Isabela Siqueira. 
Revisão: Renata do Espírito Santo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...