Páginas

quinta-feira, 1 de junho de 2017

SALMOS 23: 3 - ELE RENOVA A MINHA ALMA



SÉRIE DE MENSAGENS – SALMOS 23
3 - ELE RENOVA A MINHA ALMA
(23-04-2017)

INTRODUÇÃO: Estamos pregando essa série de mensagens no maravilhoso Salmo 23. Cada palavra, cada versículo desse Salmo traz profundos ensinamentos e alento aos nossos corações. Na primeira mensagem aprendemos que O SENHOR É O NOSSO PASTOR; seu cuidado e sua provisão são constantes. No verso dois aprendemos que ELE CUIDA DE MIM, cuida de nós e nos guia pastos verdejantes e águas tranquilas.
Hoje vamos estudar o verso 3.
O que te vem à memória ao ouvir a palavra REFRIGÉRIO? Refrigério é bem-estar causado pelo frescor; alívio a Paz interior que só o Bom Pastor pode nos conceder.  
Ilustração: Um mergulho na praia num sol escaldante, um banho de cachoeira, um suco bem gelado no verão, entrar numa loja ou no Banco só por causa do ar condicionado....  

TEXTO BÍBLICO – SALMO 23.3

1 – RECEBA O REFRIGÉRIO PRA SUA ALMA
“Refrigera-me a alma”. Podemos traduzir como “chama para si a minha
alma”.
O contexto geográfico no qual Davi viveu, a terra de Canaã, mais se aproximava de um deserto do que de planícies verdejantes. Para encontrar pastagens verdejantes e águas tranquilas, era necessário atravessar regiões áridas e vegetação ressequida pelo sol.

SECURA NOS RELACIONAMENTOS: O mesmo acontece conosco. Vivemos dias de secura nos relacionamentos, ALTÍSSIMAS TEMPERATURAS NOS CASAMENTOS, na economia e nos acontecimentos cotidianos. A violência, a crise financeira, a crise política e todos os problemas da modernidade vão elevando ainda mais as temperaturas da nossa alma. Isso nos faz desanimar, ficamos abatidos, angustiados e até pensamos em desistir. O próprio Davi, escritor do Salmo, passou por momentos de desanimo, abatimento, como escreveu no Salmo 42: 


(v.5) Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? 
(v.6) Ó Deus meu, dentro de mim a minha alma está abatida 
(v.9) A Deus, a minha rocha, digo: Por que te esqueceste de mim? por que ando em pranto por causa da opressão do inimigo?
Porém, depois de tanto desânimo, Davi traz à sua memória uma verdade reconfortante e diz pra si mesmo: 
“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face e o meu Deus. 
(Salmos 42:11) 
ALELUIA!

O MELHOR DE DEUS AINDA ESTÁ POR VIR - 
JESUS PODE RENOVAR A SUA ALMA. ELE PODE RENOVAR A SUA ALEGRIA. ELE PODE RENOVAR AS SUAS ESPERANÇAS. 
USE O ESCUDO DA FÉ – PARA APAGAR OS DARDOS INFLAMADOS DO MALIGNO: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

Ilustração: O missionário Lettie Cowman escreveu um livro devocional que se tornou um Best seller no meio cristão: “Mananciais no Deserto” (Vale a pena ler) 

No meio das pressões da vida, temos um tesouro, um oásis nos desertos da vida, verdadeiros mananciais de águas cristalinas e revigorantes para a nossa alma, A PALAVRA DE DEUS.
Veja o que diz o Salmos 19.7: “A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices.” Percebeu? Além de refrigerar a alma, é fiel e dá sabedoria. Todo Jovem, prioritariamente, precisa ler o livro de provérbios. Ali encontrarão uma fonte de sabedoria.
As altas temperaturas sociais tem produzido duas moléstias que tem sido consideradas o mal desse século: DEPRESSÃO E ANSIEDADE

DEPRESSÃO: Um desses abatimentos agudos pode se chamar de depressão: “A depressão é uma doença. Ela atinge todas as faixas etárias e classes sociais. A depressão é uma doença grave que desencadeia outros problemas devastadores na vida humana. A depressão é uma doença ainda cercada de tabus e mistérios. Há aqueles que atribuem toda doença da mente aos demônios e os que julgam que a depressão é conseqüência direta de algum pecado não confessado. A depressão pode estar ligada a envolvimento com ocultismo e com pecados inconfessos. Mas, nem toda pessoa que passa por uma depressão está necessariamente vivendo na prática de pecado. Uma pessoa piedosa pode enfrentar uma dolorosa depressão, como acometeu o salmista” (Hernandes Dias Lopes).

ANSIEDADE: Pode ser também uma ansiedade. A ansiedade é considerada a maior doença do século. É vista por alguns estudiosos como a mãe das neuroses. Talvez seja a doença mais democrática da nossa geração. Ela atinge crianças, jovens e velhos; ela está presente na vida de doutores e analfabetos; ela enfia suas garras em religiosos e ateus. A palavra ansiedade na língua grega significa “estrangulamento”. É apertar o pescoço, tirar o oxigênio, sufocar. Há muitas pessoas asfixiadas pela ansiedade. Vivem atormentadas, sem paz, sem descanso na alma.
Jesus falou sobre os malefícios da ansiedade no Sermão do Monte: 6.25   Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? 6.26   Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? 6.27   Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? 6.28   E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 6.29   Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 6.30   Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? 6.31   Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 6.32   Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 6.33   buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 6.34   Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. (Mateus 6.25-34).

Destacamos três pontos abordados por Jesus:

1) A ANSIEDADE É INÚTIL, uma vez que não podemos acrescentar sequer um côvado à nossa existência. O fato de ficarmos ansiosos não ajuda em nada na solução de um problema. A ansiedade drena as nossas forças, rouba a nossa vitalidade e tira os nossos olhos daquele que está no controle da situação.

2) A ANSIEDADE É PREJUDICIAL, uma vez que se ocupar de um problema antes dele chegar é sofrer desnecessariamente ou sofrer duplamente. Está provado que 70% dos assuntos que nos deixam ansiosos nunca chegam a acontecer. Jesus disse que deveríamos observar as aves dos céus. Mesmo não semeando nem colhendo, Deus as alimenta. Também nos ensinou a observar os lírios do campo, pois nem Salomão em toda a sua glória se vestiu de forma tão garbosa como eles. Nós valemos mais do que os pássaros e as plantas. E se Deus cuida dos pássaros e das plantas, certamente cuidará de nós.

3) A ANSIEDADE É SINAL DE INCREDULIDADE, uma vez que os gentios que não conhecem a Deus é que se preocupam com o que devem comer, beber e vestir; mas nós, filhos de Deus, devemos buscar em primeiro lugar o seu Reino e a sua justiça, sabendo que as demais coisas nos serão acrescentadas. Ficamos ansiosos porque deixamos de crer que Deus é poderoso para cuidar da nossa vida. Ficamos ansiosos porque queremos ficar no controle da situação em vez de depositarmos aos pés do Senhor as nossas causas. A ansiedade é falta de fé no Deus da providência.
Aqui é a idéia de alívio de um cansaço emocional, preocupação, de uma sobrecarga. Jesus, nosso supremo pastor, nos convida para isto: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma”. (Mateus 11:29).

2 - ELE NOS DÁ DIREÇÃO
“Guia-me pelas veredas da justiça”

Os escândalos revelados pela “lava a jato” estão revelando como facilmente uma pessoa pode se corromper. Caminhos tortos e oportunidades para fazer o que é errado e contrário à justiça, se multiplicam a cada dia.

VOCÊ NÃO É CAPAZ DE ANDAR SOZINHO NESSE MUNDO. Você pode aguardar e esperar em Deus. Deus nos guia em todas as áreas que necessitamos. Se fôssemos abandonados à nossa própria sorte, entraríamos pelos atalhos perigosos e escorregadios do engano. Se seguíssemos as inclinações do nosso coração, certamente, caminharíamos por trilhas sinuosas que desembocariam em lugares de morte. Mas, o nosso Pastor nos guia pelas veredas da justiça.

O NOSSO CORAÇÃO É ENGANOSO: Provérbios 14.12: “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte.”

INCLUA O FATOR “DEUS” NOS SEUS PLANOS

3 - POR AMOR DO SEU NOME
“por amor do seu nome”

Podemos entender que o próprio Deus está nos direcionando. Não é um caminho sem sentido. Temos direcionado a nossa vida na palavra de Deus? A Bíblia é a nossa regra de fé e de prática. Nele temos a resposta para todas as perguntas. Não estamos saltando no escuro e nem caminhando sem sentido. Temos convicção e certeza que Deus nos orienta, o próprio Deus nos mostra a direção.

“O nome de Deus é o objeto da deferência mais elevada das criaturas santas e do próprio Deus” (Jonathan Edwards)

DEUS EMPENHOU O SEU AMOR NO QUE HÁ DE MAIS VALIOSO E MAIS PRECIOSO – SEU PRÓPRIO NOME

Veja o quanto Deus te ama, a garantia é o seu próprio nome.
 “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Galatas 6.7).


CONCLUSÃO:
  • VEJA O QUANTO DEUS TE AMA
  • OS SEUS BRAÇOS ESTÃO ABERTOS PARA TE RENOVAR
  • ELE DESEJA SER O SEU PASTOR, 
  • ACEITE O REFRIGÉRIO DO SENHOR PARA A SUA ALMA
  • Manso e suave Jesus convidando, chama: Ó pecador, vem”



Outras mensagens:

2 - SALMOS 23: 2 - ELE CUIDA DE MIM




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...