Páginas

segunda-feira, 5 de junho de 2017

HISTÓRIA DO "DIA DO PASTOR"


"Quem teria instituído o Dia do Pastor?"

No segundo domingo de Junho celebramos o Dia do Pastor, uma data que faz parte do calendário da denominação batista, mas que, todavia, também tem sido celebrada por outras denominações evangélicas no Brasil. 
E mesmo sendo uma data já consagrada, quando as Igrejas normalmente realizam um culto de gratidão e, de alguma forma, prestam homenagem ao pastor, poucos hoje em dia conhecem a origem deste dia. 
Em 05 de maio de 1955 foi publicado, em O Jornal Batista, um artigo falando sobre o “Dia da Junta de Beneficência”. O pedido que se fazia era de uma oferta especial para a Caixa de Socorros. Tempos depois, sentiu-se que “Dia da Junta de Beneficência” não era um bom nome, porque naquele tempo o pedido que se fazia era uma oferta especial para a caixa de socorro para ajudar os pastores aposentados com pequena aposentadoria e outros que nem aposentadoria tinham. Assim sendo, o nome foi mudado para “Dia do Pastor”, visto que tudo girava em torno dos vocacionados para a obra do ministério da Palavra de Deus. 
A data estipulada inicialmente foi o 2º domingo de maio. Sendo esse o “Dia das mães” e como o mês de maio era dedicado à família, sugeriram que se transferisse o Dia do Pastor para o 2º domingo de Junho e este, então, seria o mês do Pastor. O Dia do Pastor foi então estabelecido com os seguintes objetivos: 
  • Levantar uma oferta generosa para a Caixa de Socorros a fim de que a Junta pudesse ajudar mais e melhor os pastores aposentados de parcos recursos; 
  • Comemorar o Dia do Pastor em cada Igreja Batista, homenageando o pastor local e os pastores que haviam pastoreado a mesma Igreja; 
  • E proporcionar, através de tais comemorações, o despertamento de jovens chamados por Jesus para a obra do Ministério. 

Esperamos e fazemos votos ao Senhor da Seara que este dia seja cada vez mais celebrado em todas as Igrejas Batistas do Brasil e, quiçá, do mundo, para o crescimento da gloriosa obra do ministério da Palavra de Deus. Hoje muitas outras denominações estão também comemorando o Dia do Pastor, o que aumenta a nossa alegria cada vez mais em saber e sentir que a obra de Deus prospera mais e mais em todo o mundo.
Esperamos que o Dia do Pastor seja comemorado em todas as Igrejas da nossa querida Pátria. Que cada igreja local valorize o seu pastor, que muitos outros obreiros se levantem para atender ao chamado de Deus para a obra do ministério e que cada pastor sinta-se encorajado a continuar no firme propósito de servir ao nosso Mestre.

Que o Senhor abençoe a todos os pastores, de todas as denominações nesse dia especial. 
PARABÉNS QUERIDO PASTOR.

Este histórico é de autoria do Pr. Otávio Felipe Rosa, que foi pastor Igreja Evangélica Batista em Botafogo – RJ. Foi publicado a primeira vez na edição de O Jornal Batista de 14 de junho de 1981.


Um comentário:

  1. É maravilhoso esta breve história desse dia, pois ainda existem muitos que não sabem dessa história. Hoje em muitas igrejas mesmo batista já não há comemoração dessa data, nem mesmo menção.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...