Páginas

sexta-feira, 16 de junho de 2017

SALMOS 23: 5 - MEU CÁLICE FAZ TRANSBORDAR



SÉRIE DE MENSAGENS – SALMOS 23
5 - MEU CÁLICE FAZ TRANSBORDAR
(07-05-2017)

INTRODUÇÃO: Esse maravilhoso Salmo do bom pastor escrito por Davi, começou nos apresentando os cuidados e o amor do bom pastor para conosco, suas ovelhas. Até o verso 4 ficam evidenciadas as semelhanças do cuidado que o Deus eterno tem para conosco com o contexto e peculiaridades das ovelhas e seu pastoreio. No verso 5 o cenário apresentado além de continuar fazendo referências ao cuidado com as frágeis ovelhas, também nos faz pensar na imagem de um soldado vencedor sendo honrado pelo seu general. Por isso a palavra de Deus afirma que em Jesus “nós somos mais do que vencedores.”

Texto Bíblico: Salmo 23.5 “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos. Unges a minha cabeça com óleo e o meu cálice transborda.”

1 – UMA MESA NO DESERTO
“Preparas uma mesa perante mim...” 

MESA EM GEOGRAFIA: é um acidente geográfico caracterizado por uma área elevada de solo com um topo plano, rodeada por todos os lados por escarpas inclinadas.
Como são de difícil acesso, as mesas são ricas e abundantes de alimentos para determinados animais e 


PREPARAS: Um bom pastor de ovelhas precisava ser precavido. Para conduzir suas ovelhas a pastos verdejantes, queria-se dele antever, procurar e preparar o local para pastagem, arrancando as ervas daninhas, afugentar os predadores e garantir possibilidade de acesso para as ovelhas. 

O NOSSO DEUS TAMBÉM NOS PREPARA O MELHOR – JEOVÁ JIRÉH
ELE TRABALHA ATÉ QUANDO ESTAMOS DORMINDO – SALMO 127.2: “Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que ele ama, mesmo quando estão dormindo.”

ELE NOS DEIXOU PREPARADOS VERDADEIROS “MANANCIAIS NO DESERTO”: “Abrirei rios nas colinas estéreis e fontes nos vales. Transformarei o deserto num lago e o chão ressequido em mananciais.” (Isaias 42.18)

ATÉ UMA MORADA CELESTIAL ELE ESTÁ PREPARANDO PARA NÓS: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar.” (João 14.2)

O CÉU É UMA REALIDADE. VOCÊ PRECISA DESEJÁ-LO. 
VOCÊ PRECISA SE PREPARAR PARA RECEBÊ-LO, 
VOCÊ PRECISA TER JESUS PARA RECEBÊ-LO.


2 – UMA MESA DIANTE DOS INIMIGOS
“Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos...”

Ainda que sejam constantes os perigos dos vales de sombra de morte e ainda que os nossos inimigos não nos deem trégua, constante também é o cuidado e a provisão que recebemos de Deus.

O NOSSO ADVERSÁRIO ANDA AO NOSSO DERREDOR: “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.” (1 Pedro 5.8)

PAZ EM MEIO À GUERRA: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14.27)

CERTEZA DA VITÓRIA: “Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nele confiaria.” (Salmos 27.3)

VOCÊ É MAIS QUE VENCEDOR: “Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Romanos 8.37)


3 – A PRECIOSA UNÇÃO DO PASTOR
“Unges a minha cabeça com óleo...”


O óleo é citado por diversas vezes na bíblia. Ele era usado para fins medicinais e curativos. Também para ungir sacerdotes e reis que eram escolhidos por Deus para servi-lo. 
Ilustração: Em Israel, antigamente, os pastores usavam o óleo com três propósitos: repelir insetos, evitar conflitos e curar doenças. Os insetos podiam matar as ovelhas. As moscas e os mosquitos podem tornar o verão num período de tortura para o rebanho. Por exemplo, se as moscas depositarem no focinho das ovelhas os seus ovos, os ovos vão-se transformar em larvas, que vão deixar a ovelha doente.
Um pastor explicou: "Para livrar-se desta agonia, a ovelha deliberadamente baterá com a cabeça contra as árvores, rochas, moitas, etc... Em casos extremos de infecção intensa, uma ovelha pode até matar-se num frenético esforço para obter alívio da irritação."
Quando um enxame de moscas aparece, as ovelhas entram em pânico. Correm, escondem-se, jogam a cabeça para baixo e para cima durante horas. Esquecem-se de comer e não conseguem dormir. Deixam de dar leite e os cordeiros param de crescer. 

UNÇÃO QUE PROTEGE: Esse óleo do Senhor pode repelir os “insetos” espirituais, pode proteger a nossa mente e o nosso coração.

UNÇÃO QUE MINIMIZA OS ATRITOS: Num rebanho de ovelhas, vez por algumas entram em conflito umas com as outras, disputando pela liderança sobre as demais, arqueiam o pescoço e começam a desferir cabeçadas. Para evitar estes danos, o pastor unge os carneiros. Unta as suas cabeças e focinhos com uma substância gordurosa e escorregadia que os faz resvalar em dez de se estatelarem um contra o outro. (Salmos 133: “ é como óleo precioso...” PRECISAMOS DESSA UNÇÃO, UNÇÃO DA COMUNHÃO, UNÇÃO DA PAZ

UNÇÃO QUE CURA: O óleo também servia para curar os ferimentos da ovelhas. 


4 – A BÊNÇÃO TRANSBORDANTE DO SENHOR
“Unges a minha cabeça com óleo e o meu cálice transborda...”

Essa expressão tem um significado muito preciso em todas as culturas orientais. Da Palestina até a terra do sol nascente, o Japão, o transbordamento do cálice significa PLENITUDE de tudo que tem verdadeiro significado e valor para os seres humanos.

ALEGRIA TRANSBORDANTE: “NA TUA PRESENÇA HÁ PLENITUDE DE ALEGRIAS (Salmo 16)

SUPRIMENTO TRANSBORDANTE:

ÁGUA DA VIDA TRANSBORDANTE 

Outras mensagens:

2 - SALMOS 23: 2 - ELE CUIDA DE MIM




3 comentários:

  1. Parabéns pelo conteúdo. Aguinaldo Carvalho

    ResponderExcluir
  2. 👐Brigado bom foi esse estudo Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Mensagem do céu 💗 glória a Deus 😍

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...