Páginas

terça-feira, 15 de setembro de 2020

1 – INTRODUÇÃO AO LIVRO DE HABACUQUE - SÉRIE DE MENSAGENS: HABACUQUE

 

HABACUQUE, SEU TEMPO E SUA MENSAGEM

1 – INTRODUÇÃO AO LIVRO DE HABACUQUE

INTRODUÇÃO: Hoje vamos dar início a uma Série de Mensagens Expositivas no Livro do Profeta Habacuque. Certamente será uma jornada repleta de muito aprendizado e de muitas experiências com o Senhor.

A mensagem de Habacuque e o contexto da sua pregação, muito tem a ver com os nossos dias. Como bem se expressou o saudoso Pr. Isaltino Gomes coelho Filho que escreveu uma série de livros a respeito dos profetas menos, assim como ele podemos dizer que “Habacuque é o nosso contemporâneo”.

As situações apresentadas por Habacuque, o contexto social, político e religioso vivido pelo profeta, muito se assemelha aos nossos dias.

8º DOS PROFETAS MENORES: O livro de Habacuque é o oitavo dos profetas menores. Embora, ele esteja distante de nós mais de dois mil e quinhentos anos, sua mensagem é atual e sua contemporaneidade insofismável. Os tempos mudaram, mas o homem é o mesmo. Ainda é prisioneiro das mesmas ambições, dos mesmos descalabros morais, da mesma loucura.

JUDÁ À BEIRA DE UM ABISMO: Habacuque profetiza num tempo em que sua nação, o Reino de Judá, estava à beira de um abismo.

O EXÍLIO DO REINO DO NORTE: Porque retardou o seu arrependimento e não aprendeu com os erros de seus irmãos do Reino do Norte, levados para o cativeiro pela Assíria em 722 a.C., entrariam, também, inevitavelmente no corredor escuro do juízo. As tempestades borrascosas já se formavam sobre a cidade orgulhosa de Jerusalém. O tempo da oportunidade havia passado. Porque não escutaram a trombeta do arrependimento, sofreriam inapelavelmente a chibata da disciplina.

ARREPENDIMENTO E VIDA X CORAÇÃO DURO E SOFRIMENTO:  O princípio de Deus é arrepender e viver ou não se arrepender e sofrer. O cálice da ira de Deus pode demorar a encher-se, mas quando ele transborda o juízo é iminente e inevitável. É impossível escapar das mãos de Deus. O homem pode burlar as leis e corromper os tribunais. O homem pode esconder seus crimes e sair ileso dos julgamentos humanos, porém, jamais o culpado será inocentado diante daquele que sonda os corações (Ex 34.7). O salário do pecado é a morte (Rm 6.23).

OS TEMAS DE HABACUQUE SÃO OS MESMOS DE HOJE: Os temas levantados por Habacuque são manchetes dos grandes jornais ainda hoje. Habacuque está nas ruas. Sua voz altissonante ainda se faz ouvir. Seus dilemas são as nossas mais profundas inquietações. Suas perguntas penetrantes são aquelas que ainda ecoam do nosso coração. Por isso, estudar Habacuque é diagnosticar o nosso tempo, é abrir as entranhas da nossa própria alma, é buscar uma resposta para as nossas próprias inquietações.

TEXTO BÍBLICO: HABACUQUE 1.1

1. Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças?

2. Até quando gritarei a ti: "Violência! " sem que tragas salvação?

3. Por que me fazes ver a injustiça, e contemplar a maldade? A destruição e a violência estão diante de mim; há luta e conflito por todo lado.

4.Por isso a lei se enfraquece e a justiça nunca prevalece. Os ímpios prejudicam os justos, e assim a justiça é pervertida.

 LINHA DO TEMPO

 

O QUE FAZER DIANTE DO SOFRIMENTO AO NOSSO REDOR?

  • ALIENAÇÃO – atitude do avestruz
  • ACHAR CULPADOS
  • AUTOCOMISERAÇÃO
  •  “LUTAR” COM DEUS – INTERCESSÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...