Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2016

OS 3 INIMIGOS DA ALMA: A CARNE, O MUNDO E O DIABO – 9ª Mensagem


O MUNDO – 4ª MENSAGEM

TEXTO BÍBLICO – Romanos 12:1,2
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

INTRODUÇÃO:
Estamos estudando sobre os 3 principais inimigos da alma: A carne, o mundo e o diabo. Precisamos aprender como enfrentá-los e vencê-los. Nas semanas anteriores aprendemos sobre O MUNDO:

1 – ADÚLTEROS E ADÚLTERAS
2 – CRISTIANISMO X MUNDO
2ª MENSAGEM – “NÃO AMEIS O MUNDO"
1 – PRINCÍPIOS QUE SÃO ETERNOS
2 – MAS O POVO DESOBEDECEU
3 – SEMPRE QUE A GENTE DESOBEDECE....
3ª MENSAGEM – “NÃO AMEIS O MUNDO"
1 – NÃO NEGOCIE OS VALORES DO CRISTIANISMO
2 - NÃO SOMOS DO MUNDO!

4ª MENSAGEM: “METANOIA”

Introdução:
A cada dia precisamos vencer o mundo e seus atrativos. Amar as pessoas mas não o que elas fazem é o grande desafio do cristão. Somente uma profunda Metanoia é que nos dará essas condições. 
O crente não vive numa bolha espiritual, mas no mundo. Ele foi salvo do mundo, está no mundo, mas não pertence ao mundo. Os valores do mundo não são mais os seus valores. A ética do mundo não é mais a sua ética. O crente tem, agora, a mente de Cristo. Conformar-se com o mundo é adaptar-se ao seu sistema. É se com o mundo é adaptar-se ao seu sistema. É abraçar seu relativismo. É entrar no seu esquema.

1 - NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE MUNDO!
“E não sede conformados com este mundo” (Romanos 12.2a - ACR)
“Não se amoldem ao padrão deste mundo” (Romanos 12.2a - NVI)
“Não vivam como vivem as pessoas deste mundo,” (Romanos 12.2a - NTLH)
Cada vez mais, percebemos que os meios de comunicação em massa, os jornais, o rádio, a televisão e as revistas pressupõem um mundo que ignora a Deus.

RELATIVISMO: O mundo tem uma fôrma que está sempre mudando de acordo com suas conveniências. O mundo não tem um padrão absoluto de conduta. Ele está entregue ao relativismo moral e à decadência dos costumes. A lei da vantagem prevalece nos acordos comerciais e nos
relacionamentos. 

PESSOAS OBJETO: As pessoas existem para serem exploradas e não para serem servidas. Os desejos da carne existem para serem atendidos e não controlados. O prazer carnal deve ser consumado sem levar em conta a verdade de Deus ou o amor ao próximo. 

ÉTICA DO EGOÍSMO: A ética do mundo é egoísta, é imoral, é atentatória contra Deus e contra o homem. Se quisermos, portanto, experimentar em nossa vida a vontade de Deus não podemos nos conformar com esse sistema corrompido de valores. 

INCONFORMADOS: O crente é uma pessoa inconformada com a filosofia prevalecente no mundo. Ele não ama o mundo nem é amigo do mundo. Ao contrário, ele é luz do mundo; tão oposto a ele como a luz é das trevas; tão necessário a ele, como a luz é para trazer claridade na escuridão.

2 – MAS TRANSFORMAI-VOS!
“mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento,” (Romanos 12.2b - ACR)
“mas transformem-se pela renovação da sua mente” (Romanos 12.2b - NVI)
“mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês.” (Romanos 12.2b - NTLH)

A renovação da mente passa por fugir ou não se contaminar, não estabelecer contato nem imitar o que o mundo oferece. As imundícias que o mundo nos oferece precisam ser tratadas como tal.

TELEVISÃO: Os donos de emissoras fariam muito se não levassem ao ar o lixo que recusam em suas casas.

NOVELAS: Novelas ensinam religião, ditam comportamentos, moda, distorcem valores, induzem ao erro. Pode parecer uma coisa simples, mas as novelas têm o poder de fisgar as pessoas. Como as novelas fisgam as pessoas? Os autores de novela sabem como ninguém, desenvolver uma trama que desperte no coração das pessoas o desejo de saber os desdobramentos dos fatos. Quando menos percebemos estamos torcendo para aquela personagem adulterar. 

CINEMA: É comum encontrar pessoas que gostam de um filme de terror, suas mentes parecem se alimentar de pavor, suspense e derramamento de sangue.
Atração por coisas e lugares relacionados à morte: simbologias, figuras, caixão, caveira.
Selecione o filme que vai assistir. Não convém ao cristão assistir: Invocação do mal, Jogos Mortais, premonição. Até filme de crianças de terror.

LITERATURA: Os aficionados por vampiros sempre ressurgem com novos lançamentos em livros ou na TV, dependendo do sucesso, vão parar nos cinemas. Assim aconteceu com a série crepúsculo, de Stephenie Meyer.
Observe os dados colhidos no site Wikipedia.org: "... Os livros da série Crepúsculo já venderam cerca de 100 milhões de cópias ao redor do mundo, ...com traduções em 37 línguas diferentes, para 50 países".
No cinema, o terceiro filme de Stephenie Meyer faturou 68,5 milhões de dólares em apenas 24 horas. No Brasil, 600.000 pessoas foram aos cinemas neste mesmo espaço de tempo, com cinco dias em cartaz o filme acumulava, só no Brasil, 2 milhões de ingressos vendidos.

MÚSICAS: O mundo da música é democrático. Vários são os ritmos, os estilos e os assuntos tratados nas letras. Fala-se de tudo, para todos os públicos, para diversas idades e diversas classes sociais. Dentre os principais temas está a sexualidade. Antes tabu e agora banalizada. Estamos vivendo um tempo que a maioria das pessoas não se importa com o conteúdo da letra, devendo somente e o ritmo ser envolvente e contagiante. 
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. (Felipenses 4.8).
 “Aquilo que não serve para minha mente, também não serve para a minha boca".

AS RIQUEZAS: Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo? (Lucas 9.25)
As advertências e as exortações são repetitivas: “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Lc 16:13). “Não acumulem para vocês tesouros na terra” (Mt 6:19). “É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus” (Mt 19:24).
Quem ama o dinheiro fará qualquer coisa por ele. E é precisamente aí que reside seu aspecto sedutor: para a pessoa que ama o dinheiro não há meio-termo. Ela está fisgada. O dinheiro se torna um problema que consome e domina toda a vida. É um deus que exige devoção total. Jesus chamou de Mamom.
O dinheiro está longe de ser inofensivo: ele é veneno, e se for usado da forma errada, seu poder destrutivo ultrapassa o de quase todas as outras coisas.

3 - LEMBRAI-VOS DA MULHER DE LÓ
“Naquele dia, quem estiver no telhado de sua casa, não deve desça para apanhar os seus bens dentro de casa. Semelhantemente, quem estiver no campo, não deve voltar atrás por coisa alguma. Lembrem-se da mulher de Ló! ( Lucas 17:31,32)

Há poucas advertências na Escritura mais solenes que esta. O Senhor Jesus Cristo nos diz, "Lembrai-vos da mulher de Ló" (Lucas 17.32).  Ele não nos convida a lembrar de Abraão, ou Isaque, ou Jacó, Moisés, Elias ou Isaias. Não! Ele escolhe alguém cuja alma estava perdida para sempre. Ele clama a nós: "Lembrai-vos da mulher de Ló".
Ló com sua esposa e suas duas filhas, deixou a cidade de Sodoma no dia da sua destruição. A mulher de Ló caiu no triste erro de olhar para trás, em direção a cidade. Ela colocou o seu coração em Gomorra. Olhou para trás porque seu coração continuava “preso” em Sodoma. A mulher de Ló estava apegada nas coisas do dia a dia.
“Ao amanhecer, apertaram os anjos com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas, que aqui se encontram, para que não pereças no castigo da cidade. Como, porém, se demorasse, pegaram-no os homens pela mão, a ele, a sua mulher e as duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade.Havendo-os levado fora, disse um deles: Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças. (Genesis 19. 15-17).

Então, fez o SENHOR chover enxofre e fogo, da parte do SENHOR, sobre Sodoma e Gomorra. E subverteu aquelas cidades, e toda a campina, e todos os moradores das cidades, e o que nascia na terra. E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal”. (Gn 19.24-26).
A mulher de Ló chegou perto de atingir o livramento sem o conseguir, entretanto, quando ainda era possível. Fora levada totalmente fora da cidade condenada e colocada no caminho para a segurança. Mas olhou para trás e demorou-se, ansiando, evidentemente, pelos deleites que estava deixando para trás. Ao fazer assim, foi apanhada na destruição que sobreveio a Sodoma e pereceu com a cidade (Gn 19:26).


DEUS AMA O MUNDO!
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3.16)
Os mosteiros surgiram justamente para dar uma opção para os que queriam consagrar a vida a Deus e afastar-se do mundo.
Cada dia devemos buscar mais pessoas para Cristo.
13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; 15 nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. 16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. (Mateus 5).

OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...