53º Dia
"A Melhor Idade e uma Mente Saudável"
Leitura Diária: Lucas 9
“Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti. Nunca me esquecerei dos teus preceitos, visto que por eles me tens dado vida. Quanto amo a tua Lei! É a minha meditação todo dia”
(Salmo 119:11, 93 e 97).
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”
(Filipenses 4:8).
Para preservar a memória, precisamos mantê-la ativa e criativa. A partir dos 25 anos, a cada década, perdemos 2% das células cerebrais. Na juventude e na maturidade, ou estamos estudando ou estamos trabalhando, o que mantém a mente ocupada. Na terceira idade, precisamos arranjar atividades mentais, para que nossa memória não “enferruje”. Quando exercitamos nossa mente, novas conexões se formam entre os neurônios, e a memória mantém-se produtiva.
Quando chega a aposentadoria e deixamos nossa mente descansar, só dormindo, vendo televisão e fazendo tarefas que não exercitem a memória, vamos ficando mais preguiçosos e propensos a desenvolver depressão.
À proporção que o cérebro vai definhando, ele vai deixando de orquestrar as glândulas endócrinas secretoras de hormônios, o que acarreta várias consequências, como instabilidade no humor, déficit de energia e baixa imunidade.
Vamos encher a nossa mente da Palavra de Deus, que, conforme o Salmo 119:93, vai nos dar vida. Vamos seguir o conselho de Paulo aos filipenses e pensar apenas no que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável e de boa fama. Com certeza, nossas iniciativas e ações serão louváveis, assim seremos vistos como pessoas agradáveis pelos que nos rodeiam.
Buscar servir a Deus em um ministério ou trabalho na igreja de Jesus Cristo dá muito prazer em qualquer faixa etária, mas na terceira idade a mente agradece.
Oremos:
1) Para que preservemos nossa memória ativa e criativa;
2) Para que Deus permita que as nossas mentes sejam ocupadas com pensamentos saudáveis que glorifiquem o seu nome;
3) Para que tenhamos emoções equilibradas e sadias;
4) Para que a cada dia possamos pensar no que é verdadeiro, honesto, justo, puro e de boa fama;
5) Para que tenhamos iniciativas e ações que glorifiquem a Deus.
Fonte: Extraído do Livro 100 Dias de Oração
Escritora: Lúcia Margarida -
Professora e Diretora Executiva da União Feminina Missionária
Tema da Semana: Melhor Idade Saudável
Leia também outros devocionais da campanha (click nos links abaixo):
Nenhum comentário:
Postar um comentário