Páginas

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

32º DIA - "DIÁLOGO SAUDÁVEL" - CAMPANHA 100 DIAS DE ORAÇÃO IMPACTANDO A FAMÍLIA


32º Dia
"Diálogo Saudável"

Leitura Diária: Marcos 4

Em qualquer relacionamento o diálogo é fundamental para sua manutenção. No relacionamento de Deus com o homem, antes da queda, a comunicação já estava presente. No cair da tarde, Deus se apresentava para dialogar com o homem. 
"E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia;" Gênesis 3:8a 

Com a queda, o diálogo saudável, por parte de Deus, sempre esteve presente.
"Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho," Hebreus 1:1

Já no Novo Testamento, Deus se comunicou com o homem por intermédio do Verbo (que no grego quer dizer ‘logos’ = palavra). O mesmo deve acontecer no relacionamento marido e esposa. O diálogo é fundamental para se manter um casamento de qualidade, mas quais são as características de um diálogo saudável?

Vamos tomar, por exemplo, a clássica toalha molhada sobre a cama. Num diálogo saudável evita-se a acusação. Ao invés de a esposa dizer (pois é quase sempre o homem que faz isto), “você sempre deixa a toalha molhada sobre a cama!”. A esposa procura dizer: “Querido, eu fico muito cansada com mais esta tarefa de sempre levar a toalha molhada para o banheiro novamente”. Percebeu? Num diálogo saudável, ao invés de acusar, a esposa procura externar seus sentimentos.

Também não deve haver gritaria. “EU NÃO AGUENTO MAIS COM ESTA TOALHA MOLHADA EM CIMA DA CAMA TODAS AS VEZES QUE VOCÊ TOMA BANHO”. Gritar não resolve, além de ser uma atitude que devemos tirar de nossa nova vida em Cristo.

"Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós," Efésios 4:31

Além do mais, nesta frase pode estar presente a mentira. Será mesmo que todas as vezes o marido deixa a toalha molhada sobre a cama?

O marido, por sua vez, deve estar pronto para ouvir e responder com mansidão e procurar cooperar para não causar irritação à esposa. Um conselho de ouro para cultivar o diálogo saudável está em Provérbios 15.1: "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." Se os casais colocassem em prática este conselho bíblico o casamento daria, com certeza, um salto de qualidade. Usei o exemplo da toalha molhada. Poderia ter usado a clássica demora das mulheres em se arrumar.


Oremos:
1) Por mais diálogo no casamento;
2) Para que marido e mulher evitem a acusação;
3) Para que os cônjuges sejam amorosos, razoáveis e construtivos nas críticas;
4) Para que estejam prontos a ouvir e cooperar para a não irritação do outro;
5) Para que marido e mulher sempre se respondam de forma branda.





Fonte: Extraído do Livro 100 Dias de Oração
Escritor: Pr. Gilson Bifano
Diretor do Ministério OIKOS





Leia também outros devocionais da campanha (click nos links abaixo):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...