31º Dia
"Compreensão no Casamento"
Leitura Diária: Marcos 3
Existe um pensamento do psicólogo Jacob Levy Moreno (1889-1974) que pode ajudar muito os casais no cultivo da compreensão mútua. Jacob Moreno escreveu: “Um encontro de dois: olho no olho, face a face. E, quando estiveres perto, arrancarei teus olhos e os colocarei no lugar dos meus; e tu arrancarás meus olhos e os colocarás no lugar dos teus. Então olhar-te-ei com os teus olhos e tu me olharás com os meus”. Com estas palavras, ele acreditava na inversão dos papéis para se ter um melhor nível de relacionamento humano. Mas, antes dele, Deus já deixava claro que esse é o entendimento. Pedro, um apóstolo casado, escreveu sobre a importância desta atitude para a vida a dois (I Pd 3.7: "Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações". 1 Pedro 3:7). Compreender o cônjuge é essencial para viver um casamento feliz e duradouro.
A essência da compreensão está em Gênesis 2.7; 18-22. Ambos foram criados de matéria-prima diferente. O homem, do pó da terra; a mulher, da costela do homem. Homens e mulheres são diferentes em sua essência. Compreender esta verdade é questão básica para a vida a dois. Homens e mulheres são diferentes nos aspectos físicos, espirituais, emocionais e sociais. Muitas das diferenças foram sendo arraigadas pela cultura, mas muitas delas têm a sua origem na própria criação.
Entender que o cônjuge é diferente na maneira de ver o sexo e a sexualidade, por exemplo, fará toda a diferença e proporcionará uma harmonia nesta área da vida. Essas diferenças são na essência originária da criação, outras são culturais e religiosas. No aspecto financeiro, por exemplo, homens e mulheres encaram o dinheiro de maneira diferente. Para a mulher, dinheiro é sinônimo de estabilidade, segurança. Para homem pode significar poder. A recomendação de ser viver com entendimento em I Pedro 3.7 embora seja dirigida aos maridos, pode ser aplicada às esposas também. Siga a recomendação de Jacob Moreno e, acima de tudo, do conselho bíblico para ter um casamento aprovado por Deus.
Oremos:
1) Para que haja mais compreensão entre os cônjuges;
2) Para que marido e mulher saibam compreender e respeitar suas diferenças;
3) Para que haja mais harmonia sexual no casamento;
4) Para que os casais sejam parceiros na administração das finanças;
5) Para que os nossos casamentos sejam aprovados por Deus.
Leia também outros devocionais da campanha (click nos links abaixo):
Nenhum comentário:
Postar um comentário