Páginas

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

39º DIA - "EXEMPLO NO CUIDADO DA FAMÍLIA" - CAMPANHA 100 DIAS DE ORAÇÃO IMPACTANDO A FAMÍLIA


39º Dia
"Exemplo no Cuidado Espiritual da Família"

Leitura Diária: Marcos 11

“Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas” 
(Deuteronômio 6.4-9).

As orientações em Deuteronômio 6.4-9 são importantíssimas para que a espiritualidade da família seja mantida e cultivada.

O povo de Deus se preparava para tomar posse definitiva da terra prometida. Moisés repassava ao povo os mandamentos e orientava-os a serem obedientes e fiéis à vontade divina para que pudessem prosperar na nova terra.

Entre aquilo que era requerido estava o ensinamento da Palavra de Deus aos filhos. Os lares, de fato, devem ser o ambiente natural para que a Palavra de Deus seja ensinada e aprendida.

O cuidado espiritual da família depende, obviamente, do posicionamento dos pais em termos de iniciativa e motivação. Os ensinos do evangelho só serão apreendidos se forem expostos contínua e sistematicamente.

Não há como negligenciar essa grande responsabilidade. E os pais não podem se omitir. É no lar, é no contexto da família e da vida familiar que a Palavra de Deus adquire feições concretas para ser aplicada à experiência pessoal.

É interessante notar, tanto nos livros de Reis quanto nos de Crônicas, onde são narrados os feitos dos monarcas de Judá e Israel, que junto aos sucessos e insucessos desses reis são mencionados os nomes dos seus pais. Como se as Escrituras fizessem questão de mostrar que o que faziam ou deixavam de fazer, no que tange a erros e acertos, era entendido como uma consequência natural do tipo de orientação recebida dos pais.

A espiritualidade de uma família depende do conhecimento da Palavra de Deus. E o conhecimento da Palavra de Deus só existe onde ela é ensinada e colocada em prática.

Oremos:
1) Pelos pais, para que ensinem a Palavra de Deus aos seus filhos;
2) Pelos lares, para que sejam um ambiente natural para que a Palavra de Deus seja ensinada e aprendida;
3) Para que os ensinos do evangelho sejam expostos na família de forma contínua e sistemática;
4) Para que os pais não se omitam diante dessa grande responsabilidade;
5) Para que o conhecimento da Palavra de Deus seja colocado em prática na família.




Fonte: Extraído do Livro 100 Dias de Oração
Escritor: Pr. Carlos Novaes
Pastor da Igreja Batista Barão da Taquara
Tema da Semana: Pais Saudáveis São Exemplos Para os Filhos




Leia também outros devocionais da campanha (click nos links abaixo):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...