Páginas

domingo, 10 de novembro de 2013

69º DIA - "A FAMÍLIA E O DESAFIO DA INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO" - CAMPANHA 100 DIAS DE ORAÇÃO IMPACTANDO A FAMÍLIA



69º Dia
"A Família e o Desafio da Influência dos Meios de Comunicação"

Leitura Diária: João 1

“O Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo” 
(Habacuque 2:2).

Os meios de comunicação de massa e interpessoais são instrumentos utilizados na realização do processo de comunicação de uma mensagem (ideia que se deseja comunicar) entre um emissor (pessoa que comunica uma mensagem) e um receptor (a quem é destinada a mensagem). Meios sonoros como o telefone e o rádio, escritos- jornais e revistas, audiovisuais – televisão e cinema e hipermídia – tv digital e internet.

Em nossos dias, de modo especial com a internet, mas ainda também com a TV, os meios de comunicação se tornaram canais poderosos, quase onipresentes, através dos quais são transmitidas não apenas mensagens, mas também valores, padrões de comportamento e convicções. A grandiosa influência dos meios de comunicação é inquestionável, e por isso não é tanto sua influência que deve nos preocupar, mas sobretudo a mensagem que é transmitida. Boa ou má, verdadeira ou falsa, edificante ou demolidora dos valores cristãos, a mensagem poderá conquistar e até dominar membros da família, estabelecendo ora o conflito no seio familiar e em consequência a desagregação familiar, ora a “reunião” e a ligação familiar. É preciso investir nas mensagens agregadoras.

As redes sociais parecem ser neste tempo, por um lado, as grandes vilãs; e por outro, as grandes vitoriosas nesse processo de comunicar valores e princípios. O ser humano vai se tornando cada vez mais “transparente” nas redes sociais, também para as obras infrutuosas das trevas.

O Senhor Deus antecipa por intermédio do profeta Habacuque um tempo como o nosso de grande azáfama, grande pressa, atividade e confusão e manda que se escreva a revelação divina concedida, gravando-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo. Com tal revelação não há uma demonização dos meios de comunicação, mas a percepção deles como meio de comunicação, de massa ou interpessoal, da mensagem salvadora do evangelho de Jesus Cristo e do ensino eficaz e transformador dos princípios e dos valores bíblicos. Se já não há tanta facilidade assim para a família pós-moderna se reunir presencialmente para um culto doméstico, pelo desencontro constante dos horários e compromissos, por que não se reunir, pelo menos, virtualmente para um “fastfood” espiritual de modo a reduzir as más influências dos meios de comunicação, e acentuar-Ihes as virtudes e influências positivas?

Ore para que a família cristã encontre tempo na azáfama da vida para compartilhar e transmitir valores cristãos e princípios bíblicos uns aos outros.


 Oremos:
1) Pelas famílias, para que não se deixem influenciar para o mal pelos meios de comunicação;
2) Para que o tempo gasto à frente da TV ou da internet não acarrete o esfriamento do relacionamento entre os membros das famílias;
3) Para que os veículos de comunicação sejam cada vez mais ocupados pela pregação da Palavra de Deus;
4) Por santidade na hora de acessar os meios de comunicação;
5) Para que a família cristã encontre tempo para compartilhamento cristão.







Fonte: Extraído do Livro 100 Dias de Oração
Escritor: Pr. Josué Mello Salgado - 
Doutor em Teologia e Pastor da Igreja Memorial Batista  de Brasília
Tema da Semana: Famílias Saudáveis e os Desafios deste Tempo 






Leia Dia também outros devocionais da campanha (click nos links abaixo):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...