“Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.”
(Mateus 5.4)
O texto que lemos hoje traz em si um gigantesco contraste, é como se estivesse dizendo: “Felizes os infelizes”. Que espécie de tristeza é esta que pode produzir a maior felicidade? Jesus está tratando de duas coisas:
1) Uma declaração: Felizes são os que choram.
2) Uma promessa: esses serão consolados.
Choramos por várias razões: choramos Pelo luto, choramos de dor física, pela decepção, pelo desespero, pela desesperança, pela saudade, pela compaixão, pela solidão, pela depressão, por amor. Mas de que tipo de choro Jesus está tratando nessa bem-aventurança?
Primeiro vamos pensar O QUE ESSE CHORO NÃO SIGNIFICA?
Não é um choro pela perda de coisas exteriores.
Não é o choro do remorso e do desespero,
Não é o choro do medo das consequências do pecado, é também
Não é o choro apenas externo e teatral, Jesus diz que os fariseus “mostram-se contristados e desfiguram a face com o fim de parecer aos homens que jejuam” (Mt 6:16).
Então, O QUE ESSE CHORO SIGNIFICA?
Deve ser um choro espontâneo, Deve ser um choro espiritual, Deve ser um choro pelo pecado, devemos chorar pelo pecado porque ele é um ato de hostilidade e inimizade contra Deus
“E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.” (Joel 2:13)
Portanto, serão felizes aqueles que chorarem pelos seus próprios pecados. Encontrarão plena felicidade aqueles que reconhecerem o quanto Deus é Santo, e o quanto são miseráveis pecadores.
Além disso, devemos também chorar pelos pecados dos outros. Diante das tragédias que assistimos todos os dias, o nosso coração não pode ficar insensível, precisamos clamar e derramar o nosso coração diante do Senhor em favor da nossa família, da nossa cidade, do nosso país e do mundo.
“Os meus olhos derramam rios de água, Porque os homens não observam a tua lei.” (Salmos 119:136)
É maravilhoso ver que o Senhor já nos garante o consolo, o choro da confissão será acompanhado da consolação. A Bíblia descreve esse conforto dos salvos no céu como uma festa, a festa das bodas do Cordeiro, onde vamos descansar das nossas fadigas.
O dono desta festa é Deus, esta festa será incomparável em termos de alegria e provisão, esta festa será incomparável em termos da companhia dos convidados, esta festa será incomparável em termos de música, esta festa será incomparável em termos do lugar onde será celebrada e esta festa será incomparável pela sua duração, para todo o sempre e sempre.
Você se entristece por entristecer o Espírito Santo? Suas lágrimas são de revolta contra Deus ou de náusea pelo pecado? Espero que você seja um dos que choram, porque a vontade de Deus é que você seja consolado. Amém.
Pr. Dener Maia
Nenhum comentário:
Postar um comentário