Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2016

PASTORAL: SER FELIZ NÃO CUSTA MUITO




“Melhor é um pedaço de pão seco com paz e tranquilidade do que uma casa onde há banquetes, e muitas brigas.”
(Provérbios17.1)
O mundo inteiro anda à procura dá tão falada “felicidade”. O mais impressionante é que nessa busca, muitos acabam se distanciando ainda mais da  tão desejada felicidade que procuram por causa das escolhas erradas que fazem. 
Um certo médico psiquiatra, Roberto Shinyashiki, foi entrevistado e lhe perguntaram como ele vê essa busca por sonhos que muitas vezes nem são da própria pessoa. A sua resposta foi:

Roberto Shinyashiki é um psiquiatra
e empresário brasileiro, autor de livros
 de auto-ajuda e palestrante.
“A sociedade quer definir o que é certo. São quatro loucuras da sociedade:
1ª Loucura: instituir que todos têm de ter sucesso, como se ele não tivesse significados individuais.

2ª Loucura: Você tem de estar feliz todos os dias.

3ª Loucura: Você tem que comprar tudo o que puder. O resultado é esse consumismo absurdo.

4ª Loucura: Você tem de fazer as coisas do jeito certo. “Jeito certo” não existe. Não há um caminho único para se fazer as coisas. 
As metas são interessantes para o sucesso, mas não para a felicidade. Felicidade não é uma meta, mas um estado de espírito. Tem gente que diz que não será feliz enquanto não casar, enquanto outros se dizem infelizes justamente por causa do casamento.
Quando trabalhei em um hospital de pacientes terminais, eu sempre procurava conversar com eles na hora da morte. 
A maior parte deles agarrava o médico e dizia: _"Doutor, não me deixe  morrer. Eu me sacrifiquei a vida inteira, agora eu quero aproveitá-la e ser  feliz".
Eu sentia uma dor enorme por não poder fazer nada. Ali eu aprendi que a felicidade é feita de coisas pequenas.”

Ninguém na hora da morte lamenta porque não aplicou o dinheiro em imóveis ou ações, ou por que não comprou isto ou aquilo, mas se arrependem de ter esperado muito tempo ou perdido várias oportunidades para aproveitar a vida.

Deus nos criou com o propósito de agradarmos a Ele e sermos felizes, nos criou para vivermos a vida em toda a sua plenitude, para sermos livres. Não se deixe escravizar, não seja escravo da ganância, do egoísmo, da amargura, do ressentimento, da falta de tempo.

Tenha tempo para Deus, para sua família, para você mesmo! Seja livre para amar...para perdoar...para sonhar...para  viver !

Lembre-se que o pouco com Deus é muito. Amém
Pr. Dener Maia



sábado, 25 de junho de 2016

OS 3 INIMIGOS DA ALMA: A CARNE, O MUNDO E O DIABO – 5ª Mensagem


A CARNE - 5ª MENSAGEM

INTRODUÇÃO: Estamos estudando sobre os 3 principais inimigos da alma: A carne, o mundo e o diabo. Precisamos aprender como enfrentá-los e vencê-los.
Nas semanas anteriores aprendemos sobre:
4 - PECADOS SEXUAIS (v.19)
5 - PECADOS RELIGIOSOS (v.20)
IDOLATRIA
FEITIÇARIA
IDOLATRIA GOSPEL
6 - PECADOS SOCIAIS (v.20-21a)
INIMIZADES
PORFIAS
CIÚMES
IRAS
DISCÓRDIAS:
DISSENÇÕES:
FACÇÕES:
INVEJAS

Continuando, vamos estudar agora os pecados sociais.
TEXTO BÍBLICO – GALATAS 5.16-21
16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 
17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. 
18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. 
19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 
20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 
21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.
20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,

7 - PECADOS PESSOAIS v.21
“invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.” (Gálatas 5.21)
Em quarto lugar, os pecados pessoais. Em Gálatas 5, a lista das “obras” termina com os

quarta-feira, 15 de junho de 2016

6 INIMIGOS MORTAIS DO CASAMENTO


O casamento está sob ataque. O casamento sempre esteve sob ataque. O mundo, a carne e o diabo estão sempre se opondo ferozmente ao casamento, em especial a casamentos distintamente cristãos. O casamento, afinal de contas, foi dado por Deus para fortalecer seu povo e para sua própria glória; não é de se assustar, então, que esteja constante sob ataque.

Tenho pensado recentemente sobre alguns dos inimigos mais escancarados do casamento cristão e, para falar a verdade, os inimigos mais evidentes que eu vejo assolar o meu próprio casamento. Aqui estão 6 inimigos mortais do casamento (do cristão em particular).


1 - Negligência da Fundação

O inimigo do casamento que merece estar no topo da lista é este: negligenciar a fundação – negligenciar a fundação bíblica. A Bíblia deixa claro que o casamento é uma instituição decretada por Deus e uma instituição projetada para glorificar a Deus ao demonstrar algo a respeito dEle. O grande mistério do casamento é que o relacionamento pactual do marido e da esposa é um retrato do relacionamento pactual de Cristo e sua igreja.

O casamento é de Deus, sobre Deus, para Deus e por Deus, então assumimos um risco quando negligenciamos Deus. Apenas quando a fundação bíblica está em seu devido lugar que somos capazes de entender corretamente como um marido e uma esposa devem se relacionar, como devem assumir seus papéis individuais e como devem buscar glorificar a Deus tanto individualmente como enquanto casal. Edificar um casamento sobre qualquer outra fundação é negligenciar a rocha em favor de construir sobre a areia.


2 - Negligência da Oração

A oração é o nosso sustento, o meio pelo qual adoramos a Deus, expressamos nossa gratidão, confessamos nosso pecado e suplicamos por ajuda. O casal que ora junto está confessando perante Deus que dependem dEle, que são incapazes de continuar sem Ele.

A oração privada é essencial para a vida cristã, e a oração do casal é essencial para o casamento cristão. Aqui, ajoelhados ao lado da cama ou sentados no sofá, o marido e a esposa se encontram juntos com o Senhor, o adorando por sua bondade e graça, confessando seus pecados contra ele e de um contra o outro, e suplicando por sua sabedoria e consolo. Quando a oração cessa, o casal está proclamando tacitamente que podem sobreviver e prosperar por si só, que eles não precisam da constante e diária assistência divina. A falta de oração é um grande inimigo do casamento.


3 - Negligência da Comunhão

Outro grande inimigo do casamento é a falta de comunhão – comunhão com a igreja local. Satanás ama quando consegue compelir um indivíduo a se afastar da igreja; quão melhor não é quando ele consegue afastar um casal ou uma família inteira. Quando um casal casado deixa a igreja, ou mesmo se restringe a comparecer o menos possível, eles estão deixando o lugar onde deveriam estar para ver exemplos de casamentos saudáveis, onde podem adorar uns com os outros, onde podem encontrar amigos com quem podem se abrir sobre o casamento para que outros possam enxergar e diagnosticar suas lutas. O casamento prospera no contexto da igreja local e murcha fora dele.


4 - Negligência da Comunicação

Assim como Satanás quer que um casal deixe de se comunicar com Deus por meio da oração, ele também deseja que o casal pare de se comunicar entre si. Comunicação livre, aberta e regular é a chave para qualquer relacionamento, acima de tudo no casamento. Quando um casal é capaz de se comunicar e o faz, são capazes de reconhecer e enfrentar as dificuldades, são capazes de compartilhar tanto as alegrias quanto os sofrimentos que são inevitáveis em uma vida vivida em conjunto. Casais demais deixam de se comunicar, ou talvez nunca tenham aprendido a fazê-lo. Ao invés de enfrentarem os problemas, permitem que eles permaneçam, cresçam e se tornem tóxicos. A comunicação é chave para um casamento saudável, e a falta dela é um inimigo perigoso.


5 - Negligência de Interesses em Comum

Quando um casal está namorando, é raro descobrirem que não tem nada (ou muito pouco) em comum. Mas conforme o tempo passa, após se tornarem marido e mulher e se acostumarem à vida normal, eles podem facilmente caírem em suas rotinas à parte. E assim vivem sozinhos em conjunto, duas pessoas levando duas vidas separadas sob o mesmo teto.

Interesses em comum levam a tempo compartilhado, conversas compartilhadas, paixões compartilhadas. Pode ser um hobby, uma atividade, uma série de TV, mas tem que ser alguma coisa. A negligência dos interesses em comum é um grande inimigo de um casamento saudável.


6 - Negligência do Sexo

Deus agiu com bondade ao prover o estranho e misterioso dom do sexo como forma de unir um marido e uma esposa de forma única. Sexo é a cola de um casamento saudável, mas, mesmo assim, muitos casais nunca estão muito longe de negligenciá-lo ou substituí-lo pela pornografia ou alguma outra coisa. A Bíblia exige que um marido e uma esposa mantenham o relacionamento sexual em todas as circunstâncias, à parte das mais extremas – desde que com consentimento, e por pouco tempo, para se concentrarem na oração. Há épocas inevitáveis em que nada parece mais difícil do que buscar a relação sexual e nada parece mais fácil do que negligenciá-la, mas negligenciar o sexo é desobedecer a Deus diretamente. Negligenciar o sexo é destratar um dos maiores e mais indispensáveis dons de Deus.

Se Satanás não puder destruir um casamento, ele irá tentar, pelo menos. Negligenciar qualquer dessas seis coisas é convidar sua presença e sua influência para dentro do casamento.


Tradução: Filipe Schulz em Reforma 21
Fonte: Tim Charllies em seu blog


Leia também:

SETE ERROS DE COMUNICAÇÃO QUE OS CASAIS COMETEM

terça-feira, 14 de junho de 2016

OS 3 INIMIGOS DA ALMA: A CARNE, O MUNDO E O DIABO – 4ª Mensagem



A CARNE - 4ª MENSAGEM

INTRODUÇÃO: Estamos estudando sobre os 3 principais inimigos da alma: A carne, o mundo e o diabo. Precisamos aprender como enfrentá-los e vencê-los.
Nas semanas anteriores aprendemos sobre que :
4 - PECADOS SEXUAIS (v.19)
5 - PECADOS RELIGIOSOS (v.20)
IDOLATRIA
FEITIÇARIA
IDOLATRIA GOSPEL

Continuando, vamos estudar agora os pecados sociais.
TEXTO BÍBLICO – GALATAS 5.16-21
16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 
17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. 
18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. 
19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 
20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 
21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.
20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,

6 - PECADOS SOCIAIS
“idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas” (Gálatas 5.20-21a) 
Em terceiro lugar, os pecados sociais. Esses oito pecados envolvem transgressões ligadas aos relacionamentos. 

INIMIZADES: A palavra grega ἔχθραι (exthrai), traduzida por “inimizades”, significa hostilidade, animosidade. Inimizade é uma atitude mental que provoca e afronta

quarta-feira, 8 de junho de 2016

PASTORAL: ARDOR EVANGELÍSTICO


ARDOR EVANGELÍSTICO

“Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.”
(Atos 4:20)

Viveu na Inglaterra entre os anos de 1834 a 1892 o pastor Batista Charles Haddon Spurgeon. Desde o início do ministério, seu talento para a exposição dos textos bíblicos foi considerado extraordinário e sua excelência na pregação nas Escrituras Bíblicas lhe deram o título de O Príncipe dos Pregadores e O Último dos Puritanos. Evangelista entusiasta, certa vez ele proferiu a seguinte frase: 
“O primeiro instinto de um homem convertido é tentar converter a outros, se vocês não tem nenhum desejo de levar outros para o céu, vocês mesmos não estão indo para lá”.

Assim que somos salvos, recebemos uma missão e repousa sobre os nossos ombros a grande comissão de ir e fazer discípulos de todas as nações. Compartilhar as boas novas de salvação precisa fazer parte do nosso DNA, nosso coração precisa ser cheio de amor pelas almas perdidas, saber que vidas estão perecendo sem a salvação precisa nos incomodar, nossos olhos precisam chorar por aqueles que perecem.

Há uma promessa maravilhosa na palavra de Deus que diz: “Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade.” (Salmos 2.8). Com isso, Ele está nos ensinando uma oração que já tem o “sim” como resposta. Ao orarmos pela salvação de outras nações, de outros povos e também daqueles que estão próximos a nós que ainda não são salvos, Deus agirá e nos dará almas, filhos na fé, novos irmãos, novos discípulos, novos cidadãos dos céus.

Quero desafiá-lo neste dia a compartilhar Jesus com o máximo de pessoas possível, das mais diversas maneiras possíveis, o maior tempo possível, com toda a atenção e amor possíveis.

Jesus está voltando, mas Ele ainda tem “muitas outras ovelhas fora deste aprisco.” Cabe a cada um de nós falar do amor de Deus a elas, levar a boa semente da palavra de Deus a todos os corações para que, no devido tempo, nasçam aqueles que hão de se salvar. Convide pessoas para virem aos nossos cultos no templo e nos PG’s. Que Deus te use e te abençoe. 

Amém.
Pr. Dener Maia

sexta-feira, 3 de junho de 2016

OS 3 INIMIGOS DA ALMA: A CARNE, O MUNDO E O DIABO - 3ª Mensagem



A CARNE - 3ª Mensagem

INTRODUÇÃO: Estamos estudando sobre os 3 principais inimigos da alma: A carne, o mundo e o diabo. Precisamos aprender como enfrentá-los e vencê-los.
Nas semanas anteriores aprendemos sobre que :

1ª MENSAGEM - CARNE X ESPÍRITO, UMA BATALHA DIÁRIA
1 - UMA BATALHA INTERIOR v.16-17
2 - ANDAR NO ESPÍRITO v.16
2ª MENSAGEM
3 – OBRAS DA CARNE
4 - PECADOS SEXUAIS 
CONSELHOS EM ASSUNTOS SEXUAIS (Billy Graham)

Continuando, vamos estudar agora os pecados religiosos

TEXTO BÍBLICO – GALATAS 5.16-21
16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 
17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. 
18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. 
19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 
20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 
21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.

5 - PECADOS RELIGIOSOS 
“19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 
20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções,” (Gálatas 5.19-20)

quarta-feira, 1 de junho de 2016

OS 3 INIMIGOS DA ALMA: A CARNE, O MUNDO E O DIABO 2ª Mensagem




A CARNE - 2ª Mensagem


TEXTO BÍBLICO – GALATAS 5.16-21
16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 
17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. 
18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. 
19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 
20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 
21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.

INTRODUÇÃO: Estamos estudando sobre os 3 principais inimigos da alma: A carne, o mundo e o diabo. Precisamos aprender como enfrentá-los e vencê-los.
Na semana passada falamos sobre a luta entre CARNE X ESPÍRITO e vimos:

     1 - UMA BATALHA INTERIOR v.16-17
     2 - ANDAR NO ESPÍRITO v.16
“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.” (Gálatas 5.16)
  • NÃO PODEMOS NEGLIGENCIAR A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO NA NOSSA VIDA
  • NÃO PODEMOS VENCER SEM A AJUDA DELE
  • NÃO PODEMOS FAZER NADA SEM ELE

Hoje vamos continuar analisando no texto de Gálatas 5 aprendendo como vencer as inclinações da carne:


3 – OBRAS DA CARNE
5.19   Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 
5.20   idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 
5.21   invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...