Páginas

domingo, 30 de junho de 2013

SÉRIE - LIBERANDO O FLUIR DO AVIVAMENTO - MENSAGEM 2

2 – UNIDADE E COMUNHÃO QUE GLORIFICAM A DEUS
(Pr. Dener Maia)


Introdução:

Através da experiência do povo de Israel na época dos Juízes, nós vimos na semana passada as conseqüências de quando nos esquecemos dos feitos e das promessas de Deus e do seu poder.

“Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo.” 
(Juízes 21.25) 

Este verso mostra claramente o isolamento no qual o povo vivia. Em todo livro de Juízes este isolamento leva o povo a um esfriamento e a viver derrotas, escravidão e empobrecimento extremo, até que o povo se quebrantasse, e clamasse, recebendo então a misericórdia de Deus.
A partir de hoje veremos mais de perto e profundamente a importância da convivência, do perdão e do amor capaz de vencer todas as diferenças.

Vamos lembrar da definição de avivamento:
DEFININDO AVIVAMENTO 

É uma experiência na vida da igreja quando o Espírito Santo realiza uma obra incomum. Ele a realiza, primeiramente, entre os membros da igreja; é um reviver dos crentes. [É um quebrantamento dos cristãos. É um acordar para uma nova visão de vida.] Não se pode reviver algo que nunca teve vida; assim, por definição, o avivamento é primeiramente uma vivificação de membros de uma igreja que se acham letárgicos, dormentes, quase moribundos... 
Assim, as duas principais características do avivamento são: 
(1) Primeiro, este extraordinária revigoramento dos membros da igreja e, 
(2) Segundo, a conversão de multidões que até então estiveram fora da igreja, vivendo na indiferença do pecado, e tudo o mais que ocorre em decorrência disso (p/ex.: ampliação da estrutura da igreja, aumento do número de  vocacionados, ardor por causas sociais, etc.). 
Martyn Lloyd-Jones (Os Puritanos, p. 15-16)

1 - ENFOQUE PRINCIPAL:

NÃO HÁ IGREJA ONDE NÃO HÁ RELACIONAMENTOS.
NÃO HÁ AVIVAMENTO ONDE NÃO HÁ AMOR.
Embora o enfoque deste livro seja a transformação da Igreja e das relações familiares, sua ênfase maior é sobre o nosso amor a Cristo e dependência Dele.

"Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” (João 17.20-21)

VÍDEO TRANSFORMAÇÕES – CALI, COLÔMBIA




Destaques deste vídeo: O que mais chamou a sua atenção?
_________________________________________________________________

Como estavam a cidade e as Igrejas antes da transformação?

Violência
Crimes
Tráfico de Drogas
Poder público impotente

Quais as semelhanças entre a Cidade de Cali e a Cidade de São Vicente?
________________________________________________________________
Quais as semelhanças das Igrejas de Cali e das Igrejas de São Vicente?
________________________________________________________________


2 - O ESPERANÇOSO MOVER DE DEUS NO SEU REMANESCENTE

(Ler: Atos 1.14: “se reuniam sempre em oração”  / 2.42 “estavam todos reunidos”/ 4.31-32: “Depois de orarem... “Da multidão dos que creram” )

PRECISAMOS ABANDONAR OS PADRÕES DE DIVISÃO
Os fatos que acabamos de testemunhar são apenas uma amostra do mover que Deus está fazendo em diversas cidades pelo mundo todo. É animador saber que mais Igrejas têm se despertado para a oração, procurado construir pontes ao invés de muros, de dar as mãos ao invés de dar as costas.

PENSAMENTOS SOBRE A ORAÇÃO


“NADA DO SEU DIA TERÁ SUCESSO OU IMPORTÂNCIA SE NÃO COMEÇAR NA PRESENÇA DE DEUS” (E.M. Bounds )

Nós temos realizado todos os dias os cultos de oração. Temos tido uma média de 25 a 30 pessoas participando, com a presença de membros de outras e igrejas e até visitantes.
Onde estão os demais? Onde está você que não vem orar conosco? 

“Sempre que Deus tenciona exercer misericórdia para com seu povo, a primeira coisa que faz é levá-lo a orar.” (Matthew Henry)


“Os homens podem desdenhar nossos apelos, rejeitar nossa mensagem, opor-se a nossos argumentos, desprezar-nos, mas nada podem fazer contra nossas orações” (Sidlow Baxter)

Deus tem levantado um pequeno remanescente de oração aqui nesta Igreja.
A nossa oração tem sido para que este grupo cresça cada vez mais. Você pode e deve se juntar a nós. Eu creio que o avivamento nesta igreja já começou nos nossos cultos de oração.

Agora, com esta série, o Senhor quer nos levar a rompermos a barreira final do tão esperado avivamento: A Unidade em amor e a comunhão que glorifique a Deus.


3 - A PRIORIDADE DO REINO: AMOR E UNIDADE

Ler: Mateus 22. 34-39
“Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta: "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?" Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento' Este é o primeiro e maior mandamento.E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'”

Amar uns aos outros é uma prioridade tão grande do reino que Jesus a coloca como um dos dois Grandes Mandamentos
Nosso compromisso por manter a unidade não deve ser somente para sermos bem sucedidos ou “sermos felizes”, mas deve ser para glorificar o nome de Deus e expandir o seu Reino.
De uma mesma boca procede bênçãos e maldição. Podemos santificar, honrar a Deus com nossos lábios e também podemos desonrar, profanar, envergonhar o nome Santo de Deus pelas nossas brigas, fofocas, ódio e desunião.
O resultado disso são Igrejas estéreis, de batistérios secos e entulhados, de cadeiras vazias, de relacionamentos superficiais e hipócritas. 

Certo pastor uma disse: Como o Espírito Santo poderá atuar numa geladeira desta? (“Igrejas sorveterianas”)
O evangelismo de uma Igreja assim é o mesmo que soprar num canudo. (o canudo só serve pra sugar)

  • A COMUNHÃO AMOROSA É A PRINCIPAL MANEIRA DE REFLETIR A SUA GLÓRIA PARA A HUMANIDADE
  • ÓDIO E DESUNIÃO ENTRISTECEM E ANULAM A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
  • SEM UNIDADE NÃO HÁ PODER PARA EVANGELIZAR
  • NO EXÉRCITO DE DEUS NÃO HÁ VAGAS PARA SOLDADOS SOLITÁRIOS
  • ESTA VIDA É O TREINAMENTO E O ENSAIO GERAL PARA O CÉU (dês. Do Tom & Jerry)
  • AMAR UM AO OUTRO É UMA QUESTÃO DE OBEDIÊNCIA E DE AMOR A DEUS.


4 – COMUNHÃO = PODER EVANGELÍSTICO
"Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros". 
(João 13.34-35)
Repare que há uma condição: se nos amarmos. Se cumprirmos este mandamento de nos amar uns aos outros fará o mundo saber que somos discípulos de Cristo, o contrário também é verdade. Com Corações endurecidos e falta de amor, nossa pregação será inútil.
Como poucas coisas, a falta de perdão e o ódio dizimam nosso poder na oração.

 Marcos 11.25
“E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados.”

Já ouviu isso: “Eu perdôo, mas não esqueço.” “Eu perdôo, mas não me peça pra falar com ele(a)” 
Como estão as suas relações familiares?
E suas relações aqui na Igreja?
Peçamos a Deus que nos ajude e nos ensine o caminho do perdão, da tolerância e do amor.

Para refletir:
  1. Com base neste estudo, que ações podem ser feitas para promover a comunhão e o liberar o avivamento na nossa Igreja? _____________________________________________________________
  2. Há alguém na sua família, no local de trabalho ou na sua Igreja que você ainda precisa perdoar?_____________________________________________________________
  3. Você tem participado dos cultos diários de Oração?    Sim (  )   Não  (  ). Se Não, porque? ______________________________________



A primeira mensagem da série foi Liberando o Fluir do Avivamento - 01 - Introdução. Para acessá-la clique aqui.


O Livro Liberando O Fluir do Avivamento é subsidiado pela OPBB e pela AAMP. Programe realizar uma série de mensagens e leve toda a Igreja  a comprar o Livro, é muito barato.

    Pr. Dener Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...