SERMÃO 2 – A IGREJA É O EDIFÍCIO DE DEUS E NOIVA DE CRISTO
Pr. Dener R. Maia – 21/08/2011
I – INTRODUÇÃO
A Bíblia apresenta diversas figuras sobre a igreja. Hoje veremos duas: Edifício de Deus e Noiva de Cristo.
II – IGREJA – EDIFÍCIO DE DEUS
Efésios 2.19-22:
19. “Portanto, vocês, os não-judeus, não são mais estrangeiros nem visitantes. Agora vocês são cidadãos que pertencem ao povo de Deus e são membros da família dele.
20. Vocês são como um edifício e estão construídos sobre o alicerce que os apóstolos e os profetas colocaram. E a pedra fundamental desse edifício é o próprio Cristo Jesus.
21. Ele mantém o edifício todo bem firme e faz com que cresça como um templo dedicado ao Senhor.
22. Assim vocês também, unidos com Cristo, estão sendo construídos, junto com os outros, para se tornarem uma casa onde Deus vive por meio do seu Espírito.”
I Pedro 2.5: “À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele — vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.”
1. O Alicerce
Toda construção é formada sobre um lugar forte e firme, que chamamos de alicerce. É a base para que o edifício que se formar não caia e possa resistir todas as intempéries.
Na comparação da igreja temos dois componentes deste alicerce:
a. Cristo, a Pedra angular
Jesus Cristo é a pedra de base sobre a qual a igreja como edifício de Deus é formada. Não existe outro fundamento, somente Cristo. Ele é o alicerce, porque é a Rocha firme, a pedra de esquina, que é colocada para que abase não se abale. Que benção saber que a Igreja esta colocada sobre uma rocha firme e eterna.
b. O Fundamento dos Apóstolos e Profetas
Sobre a pedra básica vem o fundamento dos Apóstolos e Profetas. Os Apóstolos receberam o ensino básico do Senhor Jesus, e foram responsabilizados de passar adiante estes princípios. Os Profetas foram aqueles que trouxeram todas as revelações e promessas de Deus descritas no Antigo Testamento. Nossa base é a Palavra de Deus.
2. Os membros da igreja são as pedras vivas.
Sobre o alicerce, são colocadas as pedras que formam o edifício. O Apóstolo Pedro chama os membros da igreja de Pedras Vivas, que são ligados por uma argamassa muito especial, composta pela unidade do Espírito Santo e o amor de Deus.
Este edifício esta sendo formado a cada momento que uma pessoa reconhece seu pecado, se arrepende e recebe a Cristo como Salvador e Senhor.
Que linda figura a do Edifício de Deus, que mostra nossa base em Cristo, na Palavra de Deus, e nossa unidade ligados as demais pedras.
Portanto, uma pedra viva não pode ficar brigando com outra pedra viva, nem saindo da igreja por causa de coisas simples e irrelevantes. Como Pedras vivas, devemos nos basear sempre no Senhor e sua Palavra e viver em unidade com outros Cristãos.
III - IGREJA - NOIVA DE CRISTO
Uma figura bem especial da igreja é a da noiva em preparação para o casamento. O Apóstolo Paulo falando a respeito do relacionamento entre marido e mulher, aproveita a ocasião para falar do mistério do relacionamento entre Cristo e a Igreja. Veja o texto de Efésios 5.22-32:
22 As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor;
23 Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.
24 Como, porem, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.
25 Maridos, amai vossa mulher como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela
26 Para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,
27 Para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem macula, nem ruga, nem coisa semelhante, porem santa e sem defeito.
28 Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo., Quem ama a esposa a si mesmo se ama.
29 Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja.
30 Porque somos membros do seu corpo.
31 Eis por que deixara o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher e se tornarão os dois uma só carne.
32 Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e a igreja.
1. O Relacionamento entre Cristo e a Noiva
a. A Igreja deve submeter-se a Cristo.
A verdadeira igreja é aquela que voluntariamente se submete ao Senhor Jesus Cristo. Temos visto muitas pessoas indo à igreja, somente para buscar bênçãos e vantagens pessoais, mas não querem se submeter e obedecer aos mandamentos de Cristo. Somente obedecem aqueles que lhe darão algo em troca. Eles ainda não descobriram que nosso Deus não é um Deus de trocas e barganhas. Ele exige obediência incondicional, ou seja mesmo que não recebamos nada em troca.
b. A Igreja tem o amor de Cristo.
A Igreja tem sempre experimentado o amor de Cristo, através do seu perdão, e cuidado. O marido deve amar a esposa como Cristo ama a igreja, e se entrega por ela.
c. A Igreja é santificada por Cristo.
SANTIDADE É O QUE NÓS QUEREMOS. Quando eu vejo pessoas que deliberadamente querem viver na pratica do pecado e ao mesmo tempo pertencer a igreja, eu só posso concluir que são os joios no meio do trigo. Aquele que verdadeiramente é parte da igreja, tem a presença do Espírito Santo, e não quer ofender nem entristecer a Cristo. Tal pessoa, se porventura peca, logo recebe a convicção de pecado, confessa e recebe a purificação. Mas aqueles que escondem o pecado, nunca foram salvos, e precisam se arrepender e entender que darão contas a Deus e não aos homens.
d. A Igreja tem o cuidado de Cristo
O texto diz que Cristo alimenta e cuida da igreja. Ao ver a historia da igreja, nestes dois mil anos de existência constatamos claramente que Cristo de uma forma sobrenatural tem mantido sua igreja. Reis, governadores, autoridades políticas e militares se tem voltado contra a igreja durante toda a sua historia, mas ela permanece firme, porque nada e ninguém poderá impedir os planos de Deus de preparar sua Noiva para aquele dia especial.
2. O Casamento
O primeiro sinal que Jesus fez na terra, foi num casamento. O ultimo sinal antes do novo céu e nova terra também será um casamento.
A Bíblia ensina que haverá o casamento do cordeiro:
Regozijemo-nos! Vamos alegrar-nos e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro,e a sua noiva já se aprontou.
Para vestir-se, foi-lhe dado linho fino, brilhante e puro”. O linho fino são os atos justos dos santos. E o anjo me disse: “Escreva: Felizes os convidados para o banquete do casamento do Cordeiro!”E acrescentou: “Estas são as palavras verdadeiras de Deus”.Apocalipse19.7-9
O próprio Senhor Jesus está preparando a Igreja como sua Noiva para o dia especial das Bodas do Cordeiro.
Maridos, amai vossa mulher como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem macula, nem ruga nem coisa semelhante, porem santa e sem defeito. Efésios 5.25-27
a. Ele vai apresentá-la a si mesmo
Naquele dia, Jesus Cristo apresentará a igreja a si mesmo, como uma noiva muito especial com as seguintes qualidades:
b. Igreja Gloriosa
A noiva estará cheia da Gloria de Deus. Este dia será após o arrebatamento, e somente aqueles que receberam Cristo como Senhor e Salvador farão parte desta festa. Cristo voltará nas nuvens com poder e Grande Gloria, e subirá levando consigo a sua igreja gloriosa.
c. Igreja sem mácula.
A noiva não poderá ter qualquer mancha. A palavra para imaculada é a mesma utilizada para o Sangue de Jesus em Hebreus 9.1:Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo!
A Noiva de Cristo é completamente pura, pois o próprio Senhor Jesus é que a santifica.
d. Igreja sem ruga ou coisa semelhante.
A Bíblia ensina que antes de subir com Cristo, a igreja terá uma transformação substancial. O que é corruptível se revestirá de incorruptibilidade e o que é mortal se revestirá de imortalidade. As rugas são marcas da velhice e a igreja que subirá com Cristo será totalmente renovada.
e. Igreja Santa
Santidade é característica básica e inerente a Deus. A Bíblia afirma que Deus é santo e nele não pode haver qualquer pecado. Por isso a noiva de Cristo tem que ser totalmente santa, e isso só pode acontecer pelo poder do sangue de Jesus Cristo que limpa e purifica de todo pecado.
f. Igreja sem defeito.
A Noiva de Cristo tem que ser perfeita. Não pode haver nenhum defeito.
IV –CONCLUSÃO
1. Em Cristo a igreja é perfeita.
Estas qualidades da Igreja somente serão possíveis, por uma operação especial de Deus. É ele mesmo quem prepara a sua igreja. Do nada Deus criou tudo, portanto ele pode pegar alguém como eu e você, cheio de falhas, pecados imperfeições e fazer de nós alguém totalmente puro e santo para aquele dia especial.
O Sacrifício de Cristo é poderoso e totalmente suficiente para tornar uma pessoa, mesmo com todos os defeitos decorrentes do pecado, santa e sem defeito. Em Cristo nos tornamos perfeitos.
Paulo ensina em I Coríntios 15, que na nossa ressurreição estaremos com um corpo glorificado igual ao de Cristo após sua ressurreição. Os que estiverem vivos serão transformados.
Portanto devemos nos submeter totalmente ao Senhor Jesus Cristo e permitir que Ele trabalhe em nós a santificação e a nossa preparação para as Bodas do Cordeiro.
(Você obtem mais informações e recursos no site: http://www.jejum40dias.com.br/ )
Pr. Edson Queiroz (Conexão Primeira)
Adaptado por Pr. Dener Maia