Páginas

sábado, 27 de agosto de 2011

40 DIAS DE JEJUM E ORAÇÃO - 01. A IGREJA DE CRISTO



(Milhares de cristãos estão dobrando os joelhos, jejuando e clamando pelas Igrejas e pela nação brasileira. Neste espaço queremos compartilhar as mensagens que temos pregado a cada domingo nos nossos cultos da manhã para que você possa acompanhar e se envolver neste movimento santo de consagração e de intercessão que certamente abençoará a sua vida e a sua igreja. Participe!!
Esta mensagens e outros recursos podem ser acessados no site: http://www.jejum40dias.com.br/ )


SERMÃO 1 – A IGREJA DE CRISTO


I - INTRODUÇÃO
1. IGREJA NÃO É UM TEMPLO.
A maioria das pessoas chamam um templo de igreja. Claro que na língua portuguesa está determinado que uma construção com uma torre e uma cruz é chamada de igreja, mas a Bíblia nunca ensinou que igreja é uma construção.
2. NÃO É O REINO DE DEUS
A Igreja de Cristo faz parte e é uma manifestação do Reino, mas o Reino de Deus é mais amplo do que a igreja.
3. NÃO É UM SHOW OU UM EVENTO
Igreja também não é uma reunião feita em algum dia da semana, onde todos ficam sentados num auditório e cantam musicas e depois ouvem uma pregação.
II - O QUE É IGREJA
Então o que realmente é a Igreja? A Igreja é o conjunto de pessoas nascidas de novo que se reúnem em qualquer lugar para glorificar a Deus, para edificação mutua e para estudar e proclamar a Palavra de Deus
A Palavra utilizada na língua original do Novo Testamento para igreja é “ekklesia”, que significa assembléia dos chamados para fora. É uma junção de duas palavras: “ek” significa “fora de” e “kaleo” quer dizer “chamado”.

III - A ORIGEM DA IGREJA
1. Seu fundador: Jesus Cristo
“E digo-te ainda que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Mateus 16.18
Jesus Cristo disse: “edificarei a minha igreja”. Fica claro que quem edifica a igreja é Cristo. Ele disse isto enquanto preparava seus discípulos que iriam dar continuidade ao movimento, antes de sua morte na cruz. Ele veio ao mundo para salvar os perdidos e reuni-los num organismo onde há unidade e interdependência.
2. Sua Origem: a Cruz do Calvário
Existem opiniões diferentes sobre quando a igreja começou. Alguns comparam a igreja com o povo de Israel no Velho Testamento, e dão a entenderque ela começou há muito tempo. Outros dizem que começou quando Cristo nasceu. Alguns ainda dizem que começou quando Jesus se manifestou na cruz, e há os que afirmam que começou no dia de Pentecostes.
O Apóstolo Paulo ensinando a igreja em Éfeso, disse o seguinte para seus lideres: “Portanto, tende cuidado de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, que ele comprou com o próprio sangue.”Atos 20.28. Note que o texto afirma que a igreja de Deus foi comprada pelo sangue de Jesus Cristo. Foi na cruz, que Deus iniciou o processo de reunir pessoas para formar uma nova comunidade, perdoada levando a vida do seu Filho Jesus Cristo.
Podemos dizer que a igreja estava sendo concebida no Antigo Testamento, teve sua gestação durante o ministério de Jesus Cristo aqui na terra, e o seu parto foi no dia de Pentecostes, quando ela estava preparada para enfrentar o mundo.

3. Sua composição: os chamados por Deus
É uma assembléia de pessoas que foram chamadas por Deus, lavadas, santificadas e justificadas no nome do Senhor Jesus Cristo. A Bíblia diz:
“Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.” I Coríntios 6.11
A verdadeira igreja de Cristo é um grupo de pessoas chamadas e separadas por Deus, que se reúnem regularmente para adorar, aprender, exercer apoio mutuo, e proclamar a Palavra de Deus.

IV - MANIFESTAÇÕES DA IGREJA
A Igreja de Cristo é tão grande e o conceito tão amplo que precisamos sistematizar uma nomenclatura que nos facilite a entender o conceito:

1. Igreja Universal
É o conjunto de pessoas salvas em todas as épocas, desde a criação ate a volta de Cristo. A Salvação somente pode acontecer pelo sacrifício de Cristo na Cruz. Alguns perguntam: E os que viveram e serviram a Deus antes da Cruz? A Bíblia afirma que eles foram salvos pela fé nas promessas de Deus e creram na salvação, e na vinda do Messias, Cristo. Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados. Hebreus 11.39-40
Esta igreja somente será conhecida no dia em que Cristo voltar e reunir todos os salvos nas nuvens.

2. Igreja Local
É a igreja que se reúne em alguma localidade. No começo a Igreja, era conhecida pelo nome da cidade. Por exemplo, o Apostolo Paulo escrevia suas cartas a igreja da cidade tal. Mas esta igreja se reunia nas casas, e tinha sua liderança. Hoje chamamos de Igreja Local a qualquer grupo de pessoas que se reúne regularmente, sob uma liderança e sob o nome de Jesus Cristo.

IV - A IGREJA É O CORPO DE CRISTO

1. Jesus é a cabeça
“E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.” Efésios1.22-23

O líder da igreja é o Senhor Jesus Cristo. Deus o colocou como o cabeça, aquele que dá as ordens e a igreja obedece ao seu comando. Ele continua dirigindo sua igreja através da presença do Espírito Santo que Ele mesmo prometeu e o deu a igreja.
2. Os Cristãos são os membros
“Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.” I Coríntios 12.27
Todo aquele que creu em Cristo, entregando sua vida a Ele e teve uma experiência pessoal chamada de “novo nascimento”, tornou-se membro do Corpo de Cristo. Foi ligado espiritualmente a este corpo, e agora esta sob o comando do cabeça, Cristo, e unido a outros membros, formando o Corpo. A realidade é tão profunda que a Bíblia diz que somos “membros uns dos outros”
“Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros tem a mesma função, assim também nós, conquanto muitos somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros.” Romanos 12.4,5
Além de obediência ao cabeça, Cristo, há também o fato de serem membros, e estão em união e interdependência com outros cristãos.


3. Formam um só corpo
“Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxilio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.“Efésios 4.15-16

A Bíblia deixa claro que cada cristão é membro do corpo de Cristo: Notem que fala do corpo e diz que deve estar bem ajustado, e consolidado, ligado pelas juntas, e trabalhando em cooperação.

4. Este corpo cresce
O Corpo de Cristo está constantemente em edificação. Este crescimento é tanto numérico como também espiritual.

a. Cresce Espiritualmente
“Com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço para a edificação do Corpo de Cristo” Efésios 4.12

b. Cresce Numericamente
“De quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxilio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.” Efésios 4. 16

À medida que a igreja vai evangelizando, enviando missionários, trazendo outros para fazer parte do Corpo de Cristo, há um crescimento numérico.
CONCLUSÃO:
Hoje aprendemos os seguintes conceitos:
I - O QUE É A IGREJA
II - A ORIGEM DA IGREJA
III - MANIFESTAÇÕES DA IGREJA
IV - A IGREJA É O CORPO DE CRISTO

A Igreja de Cristo existe há aproximadamente dois mil anos e é uma das organizações mais perseguidas na historia da humanidade, e ela continua firme e avançando.
Muitos tentaram, com exércitos,poderio militar, e ate com suborno, diminuir a força da igreja, mas ela está viva, e continuará firme e forte ate a volta do seu cabeça, o Senhor Jesus Cristo.


Pr. Edson Queiroz (Conexão Primeira)
Adaptação: Pr. Dener Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...