Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

OS 3 INIMIGOS DA ALMA: A CARNE, O MUNDO E O DIABO – 10ª Mensagem


O DIABO - 1ª MENSAGEM

INTRODUÇÃO:
Estamos estudando sobre os 3 principais inimigos da alma: A carne, o mundo e o diabo. Precisamos aprender como enfrentá-los e vencê-los. 
Nas primeiras mensagens falamos sobre a carne. A carne tem desejos que nos arrastam para longe de Deus. Quem vai vencer: carne ou Espírito? Se alimentarmos a carne, fazendo provisão para ela, fracassaremos. Porém, se andarmos no Espírito, jamais satisfaremos esses apetites da carne.
Depois falamos sobre o mundo! O cristão vive neste mundo, mas é não é deste mundo, ou pelo menos não deveria ser! Somos como um peregrino, um viajante, um forasteiro nesta terra. Estamos somente de passagem. Por isso não podemos nos encantar com o mundo: sua riqueza, seus valores, seus convites, seus encantos e prazeres.
Hoje vamos começar a falar e estudar sobre o Diabo!

CONHEÇA O INIMIGO
Na história da Igreja até o final do século 19 não havia nenhuma dúvida a respeito da existência de Satanás em nenhum ramo do cristianismo, seja na Igreja Católica, Ortodoxa ou Evangélica.
Todos concordavam ser ele uma pessoa e inimigo dos santos, trabalhando contra a vida deles e contra a igreja.
A partir do final do século 19, alguns teólogos começaram a publicar uma vasta literatura defendendo a idéia de que Satanás não existe, não é uma pessoa e nem uma força, mas um mito das culturas antigas.
Mas em meados do século 20, uma corrente dentro das Igrejas começou a

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

PASTORAL: JOVENS VALIOSOS E PRECIOSOS


“Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos.”
(Salmos 119:9,10)

Que texto maravilhoso é esse! O Salmista faz uma pergunta e ele mesmo a responde. Essa é uma boa pergunta a ser feita para os jovens e pelos jovens de todas as épocas.Manter a conduta de um cristão e viver uma vida que agrade a Deus, sabemos que tem sido um desafio crescente para todos os jovens.

Temos orado e clamado ao Senhor pelo avivamento dos nossos jovens, pelo fortalecimento e firmeza deles e por livramento e vitória sobre as astutas ciladas do Diabo. Apesar de toda intercessão e clamor que temos feito, não podemos nos dar por satisfeitos; precisamos orar mais e investir cada vez mais nas suas vidas.

Ao longo da história, muitos jovens destacaram-se por seus feitos grandiosos apesar da tenra idade. Veja alguns deles: Alexandre, o Grande, dominou o mundo com a idade de 23 anos; Aníbal comandou as forças cartagineses aos 26; Cristóvão Colombo tinha os seus planos feitos para encontrar a Índia aos 28; John Smith traçou e desenvolveu um império colonial na Virgínia aos 27 anos; Martinho Lutero iniciou a Reforma aos 38 anos; após ele, João Calvino, com 21; Joana d'Arc fez todos os seus trabalhos e terminou sua missão numa fogueira com apenas 19; Patrick Henry é lembrado pelo seu discurso “Dê-me a liberdade ou a morte” aos 27 anos; Isaac Newton, com apenas 26 anos, descobriu a lei da gravidade; Rogério Guilherme foi banido como herético aos 29; e Cristo sofreu a crucificação na idade de 33 anos. Todos esses jovens e os seus feitos marcaram a história e são uma pequena mostra do potencial e do muito que cada jovem pode fazer.

O que não dizer de outros jovens como José, Ester, Samuel, Davi, Daniel, Jeremias, Maria, Timóteo e tantos mais que ao longo da história foram usados poderosamente por Deus deixando um exemplo de fé, de poder e de dependência de Deus.

Hoje comemoramos o Dia do Jovem Batista. Louvamos a Deus pela vida dos nossos jovens tão amados e preciosos para nós e para Deus.

A nossa oração é que o Senhor os proteja, lhes dê livramento, lhes avive a fé no coração, lhes mantenham firmes e inabaláveis por todos os dias de suas vidas e que Ele não permita que vocês se desviem dos seus caminhos.

Sejam fortes e corajosos, paguem o preço da obediência e da dependência do Senhor. A cada dia consagrem tudo o que vocês tem e são para a Glória de Deus. E o Deus de infinita graça e poder os use para a sua honra e glória.

Deus abençoe poderosamente aos nossos JOVENS VALIOSOS E PRECIOSOS
Amém. 
Ser jovem é querer ser muito mais mesmo sendo o melhor que se poderia ser.

Pr. Dener Maia

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

PASTORAL: O PODER DESTRUIDOR DA INVEJA



O PODER DESTRUIDOR DA INVEJA
“Pilatos perguntou à multidão que ali se havia reunido: "Qual destes vocês querem que lhes solte: Barrabás ou Jesus, chamado Cristo? " Porque sabia que o haviam entregado por inveja.”
(Mateus 27:17,18)
Que efeito devastador tem a inveja! Que sentimento perverso, vil, que destrói a vida do invejoso e da pessoa invejada. 

O mesmo sentimento de inveja que levou Caim a matar seu irmão Abel, também se apoderou do coração do rei Saul que tentava a todo instante matar Davi depois que este derrotou Golias. Com Jesus não foi diferente, seu poder, sua fama, sua sabedoria, sua unção e autoridade com que ensinava e repreendia homens, autoridades e espíritos malignos, encheram o coração dos líderes religiosos e doutores da lei de profunda inveja. A inveja deles era tanta que até Pilatos percebeu e fez com que eles escolhessem entre Barrabás, um assassino, e Jesus, o justo.

Oscar Wilde (influente escritor, poeta e dramaturgo Irlandês) conta a seguinte história: Atravessava o Diabo, certa vez, o deserto da Líbia, quando se encontrou com um grupo de pessoas que se ocupavam em atormentar um ermitão. Este se mantinha inalterável em meio a suas dores e sofrimentos. Por fim, depois de verificar o fracasso dos atormentadores, disse o Diabo:
– Vocês fracassaram. Permitam-me experimentar um momento, para ver se posso fazê-lo pecar.
E murmurou ao ouvido do homem, estas palavras: – Seu irmão foi nomeado bispo de Alexandria.
Um gesto maligno de inveja nublou imediatamente o semblante até então sereno do ermitão.
– Este é um dos meios mais eficazes de tentar os ministros de Deus – disse o Diabo. – Eu o recomendo. 

Este sentimento de inveja também tem nublado o coração de muitos crentes, de igrejas inteiras e até mesmo de alguns pastores. A postura que estes deveriam ter de “cooperadores de Deus” e a lembrança de que somos o “corpo de Cristo” são sufocadas e até mesmo esquecidas diante do avanço e do progresso verificados em uma determinada igreja. Um sentimento de competição e concorrência instala-se no coração destes que abrem suas igrejas porta a porta ou muito próximas de outras.

A inveja é repreendida em diversas passagens na Bíblia e nos exclui do Reino dos céus: “Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” (Gálatas 5:21)

Um bom antídoto contra a inveja está na recomendação do apóstolo Paulo: “Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.” (Romanos 12.15) 

Vigiemos o nosso “coração enganoso” e todo sentimento de inveja seja anulado na nossa vida. Celebre com as vitórias e conquistas do seu próximo, dê glórias a Deus. Não deprecie nem menospreze o trabalho dos outros, seja amável, cortês, alegre-se com as vitórias dos outros. 
Amém. 
Pr. Dener Maia

terça-feira, 2 de agosto de 2016

OS 3 INIMIGOS DA ALMA: A CARNE, O MUNDO E O DIABO – 9ª Mensagem


O MUNDO – 4ª MENSAGEM

TEXTO BÍBLICO – Romanos 12:1,2
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

INTRODUÇÃO:
Estamos estudando sobre os 3 principais inimigos da alma: A carne, o mundo e o diabo. Precisamos aprender como enfrentá-los e vencê-los. Nas semanas anteriores aprendemos sobre O MUNDO:

1 – ADÚLTEROS E ADÚLTERAS
2 – CRISTIANISMO X MUNDO
2ª MENSAGEM – “NÃO AMEIS O MUNDO"
1 – PRINCÍPIOS QUE SÃO ETERNOS
2 – MAS O POVO DESOBEDECEU
3 – SEMPRE QUE A GENTE DESOBEDECE....
3ª MENSAGEM – “NÃO AMEIS O MUNDO"
1 – NÃO NEGOCIE OS VALORES DO CRISTIANISMO
2 - NÃO SOMOS DO MUNDO!

4ª MENSAGEM: “METANOIA”

Introdução:
A cada dia precisamos vencer o mundo e seus atrativos. Amar as pessoas mas não o que elas fazem é o grande desafio do cristão. Somente uma profunda Metanoia é que nos dará essas condições. 
O crente não vive numa bolha espiritual, mas no mundo. Ele foi salvo do mundo, está no mundo, mas não pertence ao mundo. Os valores do mundo não são mais os seus valores. A ética do mundo não é mais a sua ética. O crente tem, agora, a mente de Cristo. Conformar-se com o mundo é adaptar-se ao seu sistema. É se com o mundo é adaptar-se ao seu sistema. É abraçar seu relativismo. É entrar no seu esquema.

1 - NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE MUNDO!
“E não sede conformados com este mundo” (Romanos 12.2a - ACR)
“Não se amoldem ao padrão deste mundo” (Romanos 12.2a - NVI)
“Não vivam como vivem as pessoas deste mundo,” (Romanos 12.2a - NTLH)
Cada vez mais, percebemos que os meios de comunicação em massa, os jornais, o rádio, a televisão e as revistas pressupõem um mundo que ignora a Deus.

RELATIVISMO: O mundo tem uma fôrma que está sempre mudando de acordo com suas conveniências. O mundo não tem um padrão absoluto de conduta. Ele está entregue ao relativismo moral e à decadência dos costumes. A lei da vantagem prevalece nos acordos comerciais e nos

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

OS 3 INIMIGOS DA ALMA: A CARNE, O MUNDO E O DIABO – 8ª Mensagem


O MUNDO – 3ª MENSAGEM

TEXTO BÍBLICO – TIAGO 4.4
1- De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?
2 - Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem.
3 - Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.
4 - Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.

INTRODUÇÃO:
Estamos estudando sobre os 3 principais inimigos da alma: A carne, o mundo e o diabo. Precisamos aprender como enfrentá-los e vencê-los. Nas semanas anteriores aprendemos sobre a CARNE:

1 – ADÚLTEROS E ADÚLTERAS
2 – CRISTIANISMO X MUNDO
2ª MENSAGEM – “NÃO AMEIS O MUNDO"
1 – PRINCÍPIOS QUE SÃO ETERNOS
2 – MAS O POVO DESOBEDECEU
3 – SEMPRE QUE A GENTE DESOBEDECE....

3ª MENSAGEM – “OS AMIGOS DO MUNDO SÃO INIMIGOS DE DEUS"

Os cristãos não devem fazer parte do mundo na sua atitude, fala ou modos. O filho de Deus disse a respeito de seus fiéis apóstolos: “O mundo os tem odiado, porque não fazem parte do mundo, assim como eu não faço parte do mundo.” (João 17:14). 

1 – NÃO NEGOCIE OS VALORES DO CRISTIANISMO 
“Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.” (Tiago 4.4b)

Portanto, o cristão que quer e procura a amizade do mundo precisa mudar tanto, que deixa de ser alvo do ódio dele. Precisa tornar-se aceitável aos mundanos, que não têm nenhuma consideração para com coisas espirituais. Isto requer transigência de sua parte, não ter lealdade firme e inabalável a Cristo. Precisa adotar muitos dos mesmíssimos conceitos, palavras, e até ações e métodos que são contrários ao que Deus espera de seus servos. Se o cristão escolher voluntariamente companheiros mundanos como seus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...