Páginas

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

SÉRIE DE MENSAGENS - QUANDO AS CIRCUNSTÂNCIAS DIZEM NÃO - 03


QUANDO AS CIRCUNSTÂNCIAS DIZEM NÃO!
3 – VEJO QUE DEUS ESTÁ NO CONTROLE
                                                           
Texto bíblico: Atos 27 41-44 e 28. 1-10

Coisas boas ou acontecimentos ruins podem acontecer a justos ou injustos. O fato de estarmos em Cristo não é garantia de vivermos uma vida isenta de problemas. Quando as tempestades e lutas surgem precisamos crer e ver que acima de tudo está Deus e que Ele controla todas as coisas para o nosso bem e para abençoar a muitos.

Quando as circunstâncias dizem não ... 
1 – EU ABENÇOO A MUITOS
“Os soldados resolveram matar os presos para impedir que algum deles fugisse, jogando-se ao mar. Mas o centurião queria poupar a vida de Paulo e os impediu de executar o plano.” (Atos 27. 42-43a)

A presença do apóstolo Paulo em meio àqueles prisioneiros fez toda a diferença em toda esta viagem e também no momento do naufrágio. A amizade dele com o centurião pouparam a sua vida e dos demais prisioneiros.

Onde estiver, o crente precisa:
Ser AMIGO – conquistar a amizade de todos, das pessoas simples até as autoridades.
ACESSÍVEL -  
ALTERAR o curso da história – a vida de Paulo mudou os rumos da história de todos os que estavam naquela embarcação. SEJA UM AGENTE DE MUDANÇAS
ABENÇOAR a muitos – Enquanto Jacó trabalhou para o seu tio, Deus abençoou grandemente a vida de Labão por causa de Jacó. Deus quer te usar como um agente de mudanças – SÊ TU UMA BÊNÇÃO – SEJA UM AGENTE DE MILAGRES.

SÊ TU UMA BÊNÇÃO
Um telefonema pode abençoar a muitos
Um abraço pode curar muitas feridas
Um sorriso pode quebrar muitas barreiras
HÁ MUITAS PESSOAS PRECISANDO SER OUVIDAS – pequeno grupo é uma bênção pra isso.
Reportagem sobre a depressão e sobre o CVV

Quando as circunstâncias dizem não ... 
2 – EU SOU ABENÇOADO POR MUITOS
“Uma vez em terra, descobrimos que a ilha se chamava Malta. Os habitantes da ilha mostraram extraordinária bondade para conosco. Fizeram uma fogueira e receberam bem a todos nós, pois estava chovendo e fazia frio.” (Atos 28. 1-2)

Os habitantes da Ilha de Malta (também chamados de bárbaros numa outra versão) agiram com profunda solidariedade e compaixão por todos os náufragos. Mesmo sendo eles estrangeiros, foram bem recebidos e bem tratados.
DEUS MOVE ATÉ OS CORAÇÕES DOS ÍMPIOS PARA TE ABENÇOAREM
DEUS PROVIDENCIA UM REFÚGIO PRA VOCÊ NO MEIO DA TEMPESTADE E DO FRIO– “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” (Salmos 46:1)
DEUS NUNCA TE ABANDONA – VOCÊ NUNCA ESTÁ SOZINHO: Cântico “Deus Cuida de Mim”
Ilustração: “Quando Deus manda até o diabo obedece”.

ELE É O TEU JEOVÁ JIREH – Deus provedor
“O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:19)
Ilustração: O nosso carro quebrado em Guaraparí e o socorro prestado pelo Pr. Nemir e sua esposa.

Quando as circunstâncias dizem não ... 
3 – MINHAS LUTAS GLORIFICAM O NOME DE DEUS
“Quando os habitantes da ilha viram a cobra agarrada na mão de Paulo, disseram uns aos outros: "Certamente este homem é assassino, pois, tendo escapado do mar, a Justiça não lhe permite viver". Mas Paulo, sacudindo a cobra no fogo, não sofreu mal nenhum.” (Atos 28. 4-5)

ESTAR COM CRISTO É GARANTIA DE UMA VIDA SEM PROBLEMAS?
"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". (João 16.33)

NÓS NÃO CREMOS EM DETERMINISMO
NÓS NÃO CREMOS EM TRIUNFALISMO
NÓS NÃO CREMOS QUE A VIDA DO CRENTE É SÓ DE VITÓRIAS. 
NÓS CREMOS NA PALAVRA DE ROMANOS 8.28 – “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28 )

“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;” (2 Coríntios 4:8-9)

Quando as circunstâncias dizem não ... 
4 – VEJO QUE DEUS ESTÁ NO CONTROLE
“Tendo acontecido isso, os outros doentes da ilha vieram e foram curados. Eles nos prestaram muitas honras e, quando estávamos para embarcar, forneceram-nos os suprimentos que necessitávamos. (Atos 28:9-10)

É maravilhoso ver que tudo o que Paulo, Lucas e os demais que estavam naquela embarcação passaram faz sentido agora. Por trás dos problemas da viagem, o barco à deriva, o naufrágio, chuva, frio e ser picado por uma cobra tinha por objetivo a salvação de muitos e o crescimento do reino de Deus. Aqueles que ainda não estavam entendendo, julgando que tudo era uma sucessão de má sorte e tragédia, viam agora a mão de Deus guiando todas as coisas. 

DEUS ESTÁ NO CONTROLE – NEM UM FIO DE CABELO, NENHUM PARDAL CAI SEM A PERMISSÃO DE DEUS - “Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!” (Mateus 10:29-31)

AINDA QUE NÃO PAREÇA – DEUS ESTÁ NO CONTROLE
AINDA QUE VOCÊ NÃO ENTENDA – DEUS ESTÁ NO CONTROLE
AINDA QUE A DOR SEJA GRADE – DEUS ESTÁ NO CONTROLE
AINDA QUE AS CIRCUNSTÂNCIAS DIGAM NÃO – DEUS ESTÁ NO CONTROLE

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8.28)

 Pr. Dener Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...