Páginas

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

SÉRIE DE MENSAGENS - QUANDO AS CIRCUNSTÂNCIAS DIZEM NÃO - 02

(Liu Bolin – Artista Chinês formado na Academia Central de Pequin de Belas Artes
famoso pelos trabalhos de camuflagem)
QUANDO AS CIRCUNSTÂNCIAS DIZEM NÃO!
2 – EU ENXERGO O INVISÍVEL
                                                           
Texto bíblico: 2 Reis 6. 13-23

Introdução: 
Em momentos de crise, quando tudo vai de mal a pior, quando as circunstâncias não nos dão nenhuma saída, ficamos tão focados no problema, tão desesperados que nossos olhos não conseguem enxergar o agir de Deus. Nestes momentos, ore a Deus para que abra seus olhos espirituais e lhe faça enxergar o socorro e o escape que Ele tem e pode lhe dar, por muito nos amar.
Confira outras criações de camuflagem de Liu Bolin no link: 

Quando as circunstâncias dizem não ...
1 – EU ME VEJO CERCADO PELO INIMIGO
“e ele mandou para lá uma grande tropa de soldados com cavalos e carros de guerra. Eles chegaram de noite à cidade e a cercaram. No dia seguinte cedinho, o empregado de Eliseu levantou-se e saiu de casa. Aí viu as tropas sírias com os seus cavalos e carros de guerra, cercando a cidade.” (2 Reis 6. 14-15)
Todo mundo tem problemas:
  •         Problemas familiares,
  •         Emocionais,
  •         Econômicos,
  •         Problemas de saúde etc.
Além disso somos cercados também pelo pecado que tenta nos destruir e nos afastar de Deus. Nestes momentos dramáticos ou de sobremaneira difícil, nos vemos cercados, encurralados pelo inimigo. A palavra de Deus nos adverte:
“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;” 
(1 Pedro 5:8)
  •         Enxergue as patas do inimigo na sua vida e na sua casa
  •         Não negocie com o pecado – não brinque com o diabo
  •         Santifique o seu namoro - Fuja de uma situação pecaminosa
  •         Seja fiel ao seu cônjuge -
  •         Confesse seus pecados – 1 João 1.9
  •         Santifique sua mente, seus olhos, suas mãos e sua boca.


Quando as circunstâncias dizem não ...
2 – O DESESPERO ME ATINGE
“Então ele exclamou: "Ah, meu senhor! O que faremos? " (2 Reis 15b)

Entrar em desespero não ajudará em nada. Os que fazem assim se arrependem, tomam atitudes impensadas que trazem consequências ainda piores.
O DESESPERO É A TOTAL AUSÊNCIA DE FÉ EM DEUS
Suicídio é terceira causa de morte entre jovens, diz especialista (atrás somente de acidentes e violência)
Problemas familiares, desilusões amorosas, endividamento, transtornos psicológicos, isolamento, ansiedade, desemprego, etc tem contribuído pelo aumento deste índice.
·       PRECISAMOS ORAR PELOS NOSSOS FILHOS
  •        ORAR PELOS NOSSA JUVENTUDE
  •        ORAR PELOS NOSSOS JUNIORES E ADOLESCENTES
  •        ORAR PELAS NOSSAS CRIANÇAS
  •        ORAR, ABENÇOAR E PROTEGER A NOVA GERAÇÃO

VENÇA O DESESPERO PELA FÉ
LEMBRE-SE QUE DEUS EXISTE, “DEUS NÃO ESTÁ MORTO”

Gosto muito de uma frase de combate às drogas: “ADEUS DROGAS HÁ DEUS”
Da mesma forma devemos também dizer: ADEUS CIGARRO, HÁ DEUS / ADEUS BEBIDA. HÁ DEUS / ADEUS PORNOGRAFIA, HÁ DEUS / ADEUS DIVÓRCIO, HÁ DEUS / ADEUS SOLIDÃO, HÁ DEUS / ADEUS DESESPERO, HÁ DEUS /

Quando as circunstâncias dizem não ...
3 – MAIOR É O QUE ESTÁ COMIGO
“Eliseu disse:— Não tenha medo, pois aqueles que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles.” (2 Reis 6. 16)
Não há nada que se compare ao poder de Deus. Nada pode lhe opor, nada pode impedir o seu agir e a sua vontade. Nos momentos de crise, precisamos lembrar e enxergar que maior é o que está em nós:
 “Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.” (1 João 4.4)
“...E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28:20).

Quando as circunstâncias dizem não ...
4 – EU ENXERGO O INVISÍVEL
“Então orou assim:— Ó Senhor Deus, abre os olhos do meu empregado e deixa que ele veja!Deus respondeu à oração dele. Aí o empregado de Eliseu olhou para cima e viu que ao redor de Eliseu o morro estava coberto de cavalos e carros de fogo.” (2 Reis 6.17)

Foi pela oração de Eliseu que o seu servo teve os olhos abertos. Nos momentos de crise a oração fará a diferença, o nosso clamor move os céus, a oração abre nossos olhos para ver o livramento de Deus.

O monte estava cheio de cavalos e carros, um grande exercito de inimigos “...eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade;...” (II Rs 6:15). No meio das adversidades ali estava Deus com carros e cavalos de fogo para garantir a vitória de seu filho “...e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu” (II Rs 6:17c).

Não pense que você está sozinho nesta luta, Jesus esta com contigo pra ti ajudar e socorrer. Deus quer nos acudir, quer nos socorrer, quer suprir as nossas  necessidades. Ele é poderoso para fazê-lo. Hoje Deus pode enviar suas carruagens de fogo para nos atender, não podemos nos esquecer de que há um grande exercito a nossa volta.

“O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra” 
(Salmos 34:7)


“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”
 (Isaías 41:10)

CONCLUSÃO:
  • ABRA OS SEUS OLHOS E VEJA O LIVRAMENTO DO SENHOR
  • ABRA OS SEUS OLHOS E VEJA A MÃO DO SENHOR AO SEU LADO
  • ABRA OS SEUS OLHOS E VEJA QUE DEUS TE LEVA NO COLO
  • “SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS....


Pr. Dener Maia



sexta-feira, 24 de outubro de 2014

PASTORAL: DEUS É MAIOR QUE A URNA


Pastoral:
DEUS É MAIOR QUE A URNA
“O coração do rei é como um rio controlado pelo Senhor; ele o dirige para onde quer.” 
(Provérbios 21:1)
Hoje é um dia muito importante para nós brasileiros, muito mais para nós crentes no Senhor Jesus Cristo que esperamos um governo sério, honesto e equilibrado. “Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito”. 1 Tm 2.1-2.

Não sabemos que tipo de governo Deus permitirá que tenhamos, mas de uma coisa estamos bem cientes, seja lá quem vier, seja lá qual for a sua conduta e ideologia, jamais nos curvaremos à sua obediência caso suas imposições e leis contrariem o mandamento maior de Deus. “Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.” Atos 5.29.

É nosso papel respeitar as autoridades, já que elas são colocadas por Deus. “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.” Rm 13.1.  Sujeitar-nos-emos às autoridades no limite da própria Palavra de Deus, e sofreremos as punições das leis, quando estas nos impuserem condutas que venham  ferir os princípios da Bíblia.

Lutaremos como lutou o apóstolo Paulo defendendo sua cidadania e exigindo respeito a ele como cidadão romano e não se deixando acusar sem provas e sem direito de defesa.

Precisamos ficar atentos às mudanças de leis e também aos abusos sem a observância delas. A nossa preocupação tem sido focada nas autoridades, mas é preciso ser focada também na reação dos verdadeiros fiéis que não devem se intimidar. Entendo que a cada dia crescem as dificuldades para mantermos a Sã Doutrina. Cada vez mais o preço a ser pago se inflaciona.

Queridos irmãos! Oremos para que Deus tenha misericórdia do nosso querido país, apesar de sua idolatria.

Vamos continuar a clamar para sermos instrumentos do Pai, e que Ele amoleça os corações brasileiros. E não cansemos de lutar pela fé evangélica, de contribuir para missões, de orar pelas autoridades, de pregar o evangelho, de combatermos o pecado com coragem, para que sejamos luzes, sal e bom perfume de Cristo.

Temos que  fazer diferença e incomodar a mentira com a Verdade.



Autor: Pr. Mendes 
Pastor da PIB de Atibaia – SP

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

SÉRIE DE MENSAGENS - QUANDO AS CIRCUNSTÂNCIAS DIZEM NÃO - 01



1 - EU CONTINUO CRENDO

Texto bíblico: Marcos 5.21-42

Introdução:
O número 12 na Bíblia tem o significado de GOVERNO DE DEUS. Doze filhos de Jacó, doze tribos de Israel, doze meses do ano, doze portas da Nova Jerusalém, doze fundamentos.
Uma mulher estava sofrendo a doze anos, uma menina estava vivendo a doze anos. Veja o contraste: doze anos de sofrimento versus doze anos de vida e alegria de uma família. Jesus aparece em cena para dar fim ao sofrimento daquela mulher, e para dar fim a uma tragédia.
Uma mulher tornou a viver depois de doze anos, uma menina tornou a viver aos doze anos.

Quando as circunstâncias dizem não ... 
1 – EU ME HUMILHO PERANTE DEUS
“Então chegou ali um dos dirigentes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés.” (Mc 5.22)  


A adoração de Jairo:
• Venceu sua posição social - “Deus se opõe aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4.6)
• Venceu as críticas de seus colegas de trabalho - “Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará” (Tiago 4.10)
• Não se importou com a opinião dos outros, não se importou com as companhias que estavam ao lado de Jesus.
• Abriu mão de seus títulos, suas patentes e suas conquistas diante do Senhor.

Quando as circunstâncias dizem não ... 
2 – EU INSISTO EM CLAMAR
“E lhe implorou insistentemente: “Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e que viva.” 
(Marcos 5.23)
 “Os sacrifícios que agradam a Deus são um Espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.” 
(Salmo 51.17)
  • O coração contrito de Jairo tocou Jesus.
  • Música Esperança (DT):  “Quando os sonhos se frustram, ou parecem não se realizar, quando as forças se acabam... tudo o que eu sei é te adorar.”
  • Jó adorou ao Senhor quando perdeu tudo.
  • Davi adorou ao Senhor quando seu filho morreu
  • A nossa adoração move o coração de Deus.
  • É como a música “Com Muito Louvor”: “Então louve, simplesmente louve, ta chorando louve, precisando louve, tá sofrendo louve, não importa louve, seu louvor invade o céu.”
  • A adoração é um antídoto contra a murmuração.


Quando as circunstâncias dizem não ... 
3 – EU AGUARDO O SEU AGIR
“Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Porque dizia: Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei.”  (Marcos 5.27-28)
  • Jairo não ficou apressando Jesus
  • Ele compartilhou o poder de Jesus com aquela mulher
  • Ele soube esperar o tempo de Deus
  • O nosso clamor é uma declaração de fé: Porque nós oramos? Para declarar a nossa fé no Senhor. Faça da sua oração uma declaração de fé.
  • Ore em voz alta – o diabo não lê nossa mente.
“Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece” (Jeremias 33.3)
Leia livros que nos ensinem a orar:
  • O Poder da Esposa que Ora
  • O Poder Transformador da Oração
  • O Fator Oração
  • A Oração de Jabez

Orai sem cessar (I Tessalonicenses 5.17)

Quando as circunstâncias dizem não ... 
4 – EU CONTINUO CRENDO
“Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre? E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente.” (Marcos 5:35-36)

• Fé é dar um passo no desconhecido. É como uma criança que pula de uma altura, certa que o pai vai apanhá-la nos braços e a não deixará cair

“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” (Hebreus 11.1)

A atitude da mulher
  • Ela teve fé
  • Ela rompeu as barreiras pra conseguir a sua bênção
  • Ela não se calou, venceu o medo
  • Ela declarou sua fé – declare sua fé – o valor da profissão de fé

Em Cristo você tem muito mais que um fio de esperança. 
Jesus Cristo é a única esperança! 

Pr. Dener Maia

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

PASTORAL: "A FESTA DA DEMOCRACIA"


 


A FESTA DA DEMOCRACIA

“Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.” 
(Romanos 13:1-2)

Hoje é o dia das eleições 2014. Foram 3 meses de campanha nas ruas, no rádio, na TV, nas redes sociais e das mais diversas formas. Cada candidato tentando convencer o eleitorado apresentando suas idéias e projetos com o sendo os melhores. 

Na quarta-feira chuvosa do dia 13 de Agosto, o país inteiro ficou consternado e chocado com a morte trágica do candidato à presidência Eduardo Campos como também de seus assessores e tripulação. 

Tal acontecimento provocou mudanças profundas no cenário político com a definição de Marina Silva para concorrer à presidência. Vimos também um sem número de candidatos dos mais diversos partidos, das mais diversas ideologias, com as ideias mais mirabolantes, além de algumas performances que beiravam o ridículo e outras carregadas de cinismo e que não demonstravam nenhuma credibilidade. O que fazer então? Como escolher o candidato certo? Como exercer o direito de voto com a certeza de ter escolhido bem? Quem está dizendo a verdade? Quem merece a minha confiança e o meu voto?

Sobre confiança, na palavra de Deus lemos: Assim diz o Senhor: "Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor.” (Jeremias 17:5). O texto é claro: confiar nos homens e se afastar de Deus constitui-se maldição. 

Nas eleições, todos nós temos o dever e o direito de votar. No momento do voto o que deve prevalecer não são conchavos políticos, voto por constrangimento ou por pena, voto nulo ou voto em branco, voto de protesto ou voto de “cabresto”, mas sim, deve haver em nós a convicção de que a nossa forma responsável ou irresponsável de votar, pode mudar os rumos da nossa nação para o bem ou para o mal. 

Sobretudo é preciso um forte senso de temor a Deus e à luz do texto que lemos acima, saber que no final prevalecerá a vontade do Senhor. No meio de tantos sentimentos que foram aflorados durante este período de campanha como frustração, desconfiança, e um sentimento que estamos sendo ludibriados, resta-nos o consolo de que “não há autoridade que não venha de Deus”. 

Ainda que não pareça, Deus está no controle. Ainda que não pareça, Deus é o Senhor da história. Ainda que não pareça, é Deus quem constitui reis e autoridades. 

Todo povo batista brasileiro, inclusive nós, durante toda esta semana que passou, oramos pelo Brasil e pelas eleições. Nós e outras igrejas fizemos vigílias de oração. Há outras igrejas que jejuaram e oraram por 40 dias. Cremos que Deus já ouviu as nossas orações e que, pela sua graça e misericórdia, abençoará e sarará a nossa terra. 

Portanto, que Deus manifeste o seu querer usando a minha e a sua vida neste dia histórico. Quando estivermos diante das urnas, sintamo-nos diante de Deus e ouçamos a sua voz para votarmos de forma séria e consciente. 

Bom voto!

Pr. Dener Maia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...