Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

DEVOCIONAL: COMBATENDO TODA INVEJA



“Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.” (Tiago 3:16)

O grande filósofo Sócrates certa vez disse:
“A inveja é filha do orgulho, autora do homicídio e da vingança, o início das sedições secretas, a perpétua atormentadora da virtude. A inveja é a imunda lama da alma; um veneno, um azougue que consome a carne e seca a medula dos ossos.”

O vaidoso Calígula assassinou seu irmão porque era um jovem formoso.
Múcio, cidadão romano, era notável pela inveja e má disposição que tinha, de tal sorte que um dia Públio, percebendo que ele estava muito triste, disse: "Ou sobreveio a Múcio um grande mal, ou veio a outro um grande bem."
Conta-se que Dionísio, o Tirano, movido de grande inveja castigou Filoxênio, o músico, porque este sabia cantar; e Platão, o filósofo, porque este sabia disputar melhor que ele mesmo.
Em Gênesis 4.3-8, lemos a triste história do primeiro homicídio na terra. Caim, coberto pela inveja, mata seu irmão Abel.
De lá para cá, quantas mortes, quanto pecado, quanto sofrimento a humanidade tem passado por não conseguir vencer este sentimento tão destruidor.
Sabendo o quanto a nossa carne é fraca e limitada, o Senhor Deus nos deixou na sua palavra um antídoto contra a inveja:

“Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.” (Romanos 12:15)
Quando nos exercitamos a viver esta palavra, somos abençoados, nos livramos dos sofrimentos e consequências oriundas de um coração invejoso.
O texto que lemos acima é bem claro: com a inveja vem “a confusão e todo tipo de males”.
Quanta confusão e problemas têm surgido dentro de nossas igrejas, no ambiente de trabalho, nas relações familiares, entre vizinhos, entre amigos só por causa da inveja.
Quantas brigas, quantas disputas, quanta carnalidade, quanto sofrimento por causa da inveja.
Diante das conquistas e vitórias obtidas pelos seus irmãos e amigos, faça esta oração: “Senhor, louvado seja o teu nome. Abençoa ainda mais esta pessoa e conforme a tua graça e segundo a tua vontade, abençoa-me também”.

Se, por outro lado, você percebe que alguém sente inveja de você, a solução também virá pela oração. Ore por esta pessoa, peça a Deus que a abençoe muito, tanto que ela não tenha mais motivos para sentir inveja de você.
Oração: Senhor ajuda-me a celebrar e a me alegrar com as vitórias e conquistas dos meus irmãos e derrama sobre mim as tuas bênçãos.
Pensamento para o dia: Se eu permitir que a inveja nasça em meu coração, ela me destruirá.

(Pr. Dener Maia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...