Páginas

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

SÉRIE - A Estatura de Um Cristão - 02

2- SANTOS E SERVOS
Pr. Dener Maia - 13/06/2012




Introdução
Na introdução desta Série de mensagens na semana passada, vimos algumas informações histórico-geográficas da cidade de Filipos. Vimos também o quanto a bíblia nos apresenta a necessidade de uma renovação – DESENVOLVENDO A MENTE DE CRSITO.

A Renovação pela qual passamos e precisamos passar após nosso encontro com Jesus, é mais do que uma renovação espiritual, afeta e transforma todo nosso ser, nossos valores, nosso caráter, nossas prioridades, nossos relacionamentos e nossa maneira de encarar a vida.



01 – VOCÊ É SANTO?



Responda a seguinte questão: Você é um Santo?
Você é um Servo ? 

O objetivo do estudo de hoje é ajudá-lo a responder corretamente a estas perguntas.



Filipenses 1:1-2 “Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, juntamente com os bispos e diáconos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.”



02 – UM EXAME DA CARTA DE PAULO



O Autor
1:1 Paulo e Timóteo servos de Cristo Jesus,



Os destinatários
a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, juntamente com os bispos e diáconos:



A saudação
1:2 A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.”



03 – O QUE PAULO DISSE?



O QUE PAULO DISSE?
A. O Autor
1. O apóstolo Paulo
2. O estenógrafo de Paulo
3. Atitude deles para com Cristo



B. Os Destinatários
1. "Todos os santos"
a. Sua posição espiritual— "em Cristo Jesus"
b. Sua posição terrenal— "em Filipos"

2. Bispos e diáconos

C. A Saudação
1. Sensibilidade cultural
2. Dimensão divina



04 – O QUE PAULO QUIS DIZER?



A. O AUTOR (Fp 1.1)



1. O apóstolo Paulo
Paulo foi o grande apóstolo aos gentios (não judeus). Esta carta é uma das 13 que levam seu nome como autor. Antes da conversão se chamava Saulo e como Fariseu que era, se realizava perseguindo os Cristãos. Escreveu esta carta quando estava na prisão em Roma e depois de receber a visita de um irmão importante de Filipos – Epafrodito - que lhe levou uma oferta de amor dada pelos filipenses.



2. O estenógrafo de Paulo
Quem escreve a carta para Paulo era Timóteo a quem os filipenses conheciam e estimavam pois ele foi um dos fundadores da Igreja em Filipos. Timóteo era considerado por Paulo como um filho e ele participou da sua segunda viagem missionária indo até Filipos com Paulo como vimos em Atos 16.



3. Atitudes deles para com Cristo
Enquanto tantos pastores hoje em dia se apressam a intitularem-se “apóstolos”, “bispos”, “patriarcas”, etc, Paulo apresenta-se juntamente com Timóteo como “servos de Cristo Jesus.” A palavra SERVO aqui tem a conotação de ESCRAVO. Não no sentido de fazer por obrigação, por opressão, mas o sentimento de pessoas livres que fazem tudo com um senso de privilégio e dedicação.



B. OS DESTINATÁRIOS (Fp 1.1)



1 – “A Todos os santos”
Santo é uma pessoa “chamada” “separada” por Deus. Não é sinônimo de “super-crente”, ou de um crente acima dos outros, mas de um crente verdadeiro. Por isso é bom o complemento que Paulo dá: “santos em Cristo Jesus.” Somente estando em Cristo, gerados nele e ligados a ele é que podemos ser considerados santos.



Esta expressão aparece mais de 120 vezes nas cartas de Paulo. Para ele estar em Cristo era a condição para ser considerado um cristão.



2 – Bispos e diáconos
Dentro do grupo dos “santos”, Paulo saúda um grupo menor: os bispos e diáconos. Eles eram os líderes da Igreja. Paulo usa o termo bispo e não ancião. Ancião era um termo comum na cultura judaica que representava um líder religioso e social. O termo bispo era mais familiar à cultura grega. O bispo era aquele que supervisionava a colônia romana. Paulo pega este termo emprestado para designar aqueles que seriam os líderes da igreja.



Os bispos de Filipos eram homens nomeados para:
• ensinar doutrina,
• pastorear os crentes Filipenses,
• e gerenciar a igreja, de Deus



Esses líderes eram homens suficientemente maduros para atender às necessidades espirituais do rebanho.



05 – APLICAÇÃO PARA MINHA VIDA
Com base em tudo o que falamos, agora poderá responder melhor:



Você é um santo? Se você teve um encontro verdadeiro com Jesus, entregou sua vida a ele e o reconhece como seu único e suficiente salvador, sim, então você é um santo em Cristo Jesus, alguém separado para adorar a Deus e viver eternamente com Ele.



Você é um servo? Para ser considerado um servo, é preciso algo mais. Além de ser santo, é preciso viver uma vida de renúncia, uma vida de entrega total e incondicional. O servo vive para agradar seu Senhor, para cumprir suas ordens e para agradá-lo. Você vive dessa maneira? Uma vida para agradar a Jesus, e fazer em primeiro lugar a vontade Dele?



Caso sim, amém.
Se não, o que está faltando? Quais são os empecilhos? O que precisa ser sacrificado? O que precisa ser vencido e abandonado para que a vontade de Deus prevaleça?



  • Será a família? Esposa, o esposo, filhos, pais, etc.
  • Serão minhas atitudes ? O que leio, o que assisto, os locais onde freqüento, as amizades com quem ando?
Faça uma oração de entrega e consagração, de retorno ao primeiro amor para experimentar uma constante renovação na sua vida espiritual.
Amém.


Mensagem adaptada do Livro
"A Estatura de Um Cristão - Estudo em Filipenses"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...