sábado, 7 de janeiro de 2012

Mensagem - UM NOVO PROJETO DE VIDA

UM NOVO PROJETO DE VIDA
(Pr. Dener Maia – 01/01/2012)


Esta é uma mensagem avulsa pregada na PIB de São Vicente no Culto da Noite no primeiro dia e primeiro Domingo de 2012.

A foto acima é da Praia do Itararé no momento da virada.

 

Texto: I Pedro 1.3
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,”

Introdução:
Há um belíssimo poema de Carlos Drummond de Andrade que expressa uma grande verdade:

Cortar o Tempo

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente

(Carlos Drummond de Andrade)

Há uma busca por sentido na vida. Todos queremos viver bem, viver mais e melhor. Há quem esteja desanimado com os fatos da vida, vendo tudo ruir, vir a baixo. A família se desintegrando, a empresa falindo, a vida está passando e não perspectiva de vida melhor. Através da Bíblia quero compartilhar as boas novas, boas notícias de Deus para você. Hoje eu quero lhe animar, lhe ajudar a traçar planos que resultem em um novo projeto de vida para você e sua família neste novo ano de 2012.

Muitas são as propostas de uma vida melhor, de uma família melhor, de mais conforto, de mais estabilidade, de mais tudo, MAS NÃO SE DEIXE ENGANAR COM OS MANIPULADORES DA SUA FÉ. Somente da Palavra do Senhor vem o que todos precisamos.

O que é que Deus deseja para a sua vida?

Em primeiro lugar, Deus deseja que você...
I – CONHEÇA AS SUAS MISERICÓRDIA (v. 3)
(Lamentações 3:22-23)
“As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.”

Quem não conhece as misericórdias de Deus, vive uma vida de frustração. Há muita gente carregando uma culpa já perdoada por Jesus, se delimitando a um estilo de vida, por causa disto e daquilo. Acham-se culpadas e predestinadas a tudo o que não presta. O que mais ouve por ai, são frases como: “ tinha que ser assim”, “Era o destino”.

O texto fala de misericórdias de Deus. É de acordo com suas misericórdias que nos trata. Quem percebe que vive pela misericórdia de Deus, que pode ser salvo pela misericórdia de Deus, encontra o verdadeiro sentido da vida.

Foram as misericórdias de Deus que O levou a mandar seu filho Jesus para morrer na cruz por nós; foram as misericórdias de Deus o motivo de Jesus nos dar perdão, salvação, restauração.

DEIXE TODO PESO DE CULPA E DE FRUSTRAÇÕES PARA TRÁS E FAÇA UM NOVO PROJETO DE VIDA

Foi a misericórdia do Pai que proporcionou ao filho a oportunidade de voltar para casa.
Você não tem que ser um fracasso, um desajustado, um derrotado, um perdido. Conheça as misericórdias de Deus em sua vida hoje!
Foi pelas suas muitas misericórdias que Deus nos deus e quer nos dar uma maravilhosa expectativa de vida. Você não precisa viver de passado, de fracasso, porque pela misericórdia de Deus você não tem tudo o que merece. Você tem tudo o que você precisa. Pois o que merecemos é a condenação, a culpa, a separação eterna de Deus, mas por sua graça, nos oferece um recomeço, uma nova vida, e nos dá uma nova chance. Deus deseja que você conheça a sua misericórdia. Que você a experimente em sua vida. Nada alegra mais o coração de Deus do que um filho que se arrepende e busca dele uma nova oportunidade de vida.

Diz-nos a Bíblia:

“Sacia-nos de manhã com a Tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias”. Salmo 90.14 (SALMO DE MOISÉS)

Em segundo lugar, Deus deseja que você...
2 - EXPERIMENTE O SEU PODER
A Bíblia fala que eu
Filipenses 4.13: “posso todas as coisas naquele que me fortalece..”

TENTE RESPONDER ESTA CHARADA:



Já encontrou a resposta?
A resposta é “NADA”.
Não há NADA maior que Deus,
NADA pior que o diabo,
os mortos não comem NADA,
e se os vivos não comerem NADA, morrem.

Isaías 40.28-31: “28. Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável.
29. Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças.
30. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem;
31. mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.

O poder de Deus precisa ser vivenciado, experimentado. Se o mesmo poder que arrebentou com as cadeias da morte está a sua disposição, você ter uma vida mais cheia de significado, mais vitoriosa, mas alegre.

Experimente hoje o poder de Deus em sua vida. Exercite a fé. Confie sua vida a Ele e ele cuidará também dos seus problemas.

Deus realizou coisas tremendas no passado e quer realizá-las ainda hoje. Experimente o poder de Deus em sua vida.

PEÇA A DEUS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS COM ELE. NÃO CONHEÇA DEUS SÓ DE OUVIR FALAR.

Deus quer que você...
3 – CONFIE NA SUA SOBERANIA

Romanos 8:28:
 “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.”

Os números na Bíblia tem diversos significados e simbologias. O número 7 é o número da perfeição. O número 6 representa o pecado – erro (por isso 666 é o número da besta, do anti-cristo). Já o número 12 representa o governo de Deus, a soberania de Deus. Soberania de Deus é saber que na nossa vida, todas a coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus. Rm. 8.28

EM 2012 DEUS VAI GOVERNAR TODAS AS ÁREAS DA MINHA VIDA.

DECLARAÇÃO DO EX-VICE PRESIDENTE JOSÉ ALENCAR:
Falecido em 29 de Março de 2011 após 13 anos lutando contra um câncer.

Deus tem um plano e propósito para as nossas vidas.
O profeta Jeremias diz: “Eu tenho para você planos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”. Jr. 29.11

NÃO CONFUNDA TRIBULAÇÃO COM PROVAÇÃO
Tiago fala de alegrarmos mesmo em meio as adversidades.
Tiago 1.2:
 “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações”.

É pra louvar como aquele cântico:
“Vou passando pela prova dando glória a Deus, Glória a Deus, Glória a Deus...
“Com muito louvor, com muito louvor...”

Temos duas verdades:
1º - A primeira é que Deus cumprirá os seus eternos propósitos através de nós - o que deve implicar algumas vezes em sofrimentos;

2º - A segunda verdade é que os sofrimentos funcionam como instrumentos de Deus para moldar o nosso caráter, para santificar-nos, para nos moldar à sua vontade, pra nos tornarmos semelhantes a Cristo.

Quem crê na soberania de Deus, sabe que ele nunca vai perder as rédeas. Ele pode governar o universo, tudo o que Ele criou Ele pode sustentar e dirigir, como não pode cuidar de nós, conduzir-nos. Nunca duvide do amor de Deus, do cuidado de Deus. Creia na sua soberania e propósitos.

Em quarto e último lugar, Deus deseja que você...
4 – ALCANCE A SUA SALVAÇÃO

1 Pedro 1:4b-5:
 “Herança guardada nos céus para vocês que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.”

A idéia do texto, é que EU tenha uma maravilhosa expectativa na vida, porque sou salvo por Jesus.
Fomos criados para nos relacionarmos com Deus e só somos felizes quando este propósito de Deus se realiza em nossas vida.
A expectativa de viver feliz, é fato porque existe uma salvação garantida por Jesus. Ela é uma “herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus pelo poder de Deus...”
São todas expressões de algo tremendo, muito grande, que não pode ser comprada por bondade humana, não poder alcançada por qualquer que seja o ato de religiosidade, mas por ser de qualquer pessoa que exercite a fé. Diz o texto: “mediante a fé”.

Mateus 16:25-26:
 “Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?”

Uma pessoa sem a convicção de salvação não pode ser feliz. Ele teme a morte, a vida, a idade, a velhice, a juventude e tudo o mais.
A salvação precisa fazer parte do seu processo de vida. Você precisa entregar-se a Jesus.

Conclusão:
• Deus nos fez para sermos felizes, e Ele continua querendo a nossa felicidade plena.
• Se você entender que Ele é um Deus de misericórdia, pronto a perdoar o seu passado e lhe fazer uma nova pessoa;
• Estabeleça um novo projeto de vida pra você em 2012

Pr. Dener Maia
(01 de Janeiro de 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...