Páginas

sexta-feira, 12 de maio de 2017

PASTORAL - A DECADÊNCIA DE UM HOMEM



A DECADÊNCIA DE UM HOMEM
“Quanto ao ímpio, as suas iniquidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido. Ele morrerá, porque desavisadamente andou, e pelo excesso da sua loucura se perderá.”
(Provérbios 5:22,23)

Na última quarta-feira, 10 de Maio, todos os olhares da nação e do mundo se dirigiram para a cidade de Curitiba. Mais precisamente para a Sede da Polícia Federal onde aconteceu o depoimento do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva intimado a depor diante do Juiz Sergio Moro para prestar esclarecimentos em um de outros cinco inquéritos em que ele é réu. O processo faz parte da Operação Lava Jato relacionado a um apartamento triplex em Guarujá (SP). O depoimento que durou quase cinco horas, alterou a rotina da cidade de Curitiba e atraiu a atenção de todos. 

Ao assistirmos os vídeos que foram divulgados depois do término do depoimento, pudemos perceber um clima de nervosismo, de tensão, de palavras estudadas e milimetricamente calculadas por parte do ex-presidente para não complicar ainda mais a sua situação perante a lei. Ele, que teve tudo para ser considerado um herói nacional, figura hoje como inimigo número um da nação brasileira. 

Diante desse drama e à luz do texto que lemos acima, queremos tirar algumas lições preciosas para as nossas vidas:

“QUANTO AO ÍMPIO”: O texto começa fazendo advertências àqueles que se portam e são classificados como ímpios. A estes o Senhor resiste, despreza, desconhece seus caminhos que, um dia, perecerão. O ímpio tem como característica a maldade, a desobediência a Deus e aos seus mandamentos, é a condição e a atitude de rebelião contra Deus.  

“AS SUAS INIQUIDADES O PRENDERÃO”: A iniquidade, a maldade, a desonestidade que hoje parece reluzente, vantajosa e desejável, amanhã se revelará em algemas na vida daqueles que as praticarem. É a confirmação (e talvez daqui saiu a inspiração) para o conhecido bordão que diz que “O CRIME NÃO COMPENSA”.

“ELE MORRERÁ”: A morte eterna, para a qual não há recursos, nem apelação e muito menos segunda instância, é a trágica sentença dada àqueles que levam uma vida dissoluta, irresponsável e inconsequente de delitos e pecados.

“PELO EXCESSO DA SUA LOUCURA SE PERDERÁ”: A Bíblia nos afirma que “tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7). Aqueles que semeiam iniquidade e desonestidade, que vivem uma vida de desrespeito e desamor ao próximo e que têm o seu próprio ventre como o seu deus, se perderão. Na parábola do Rico Insensato, o Senhor Jesus a finaliza com uma pergunta: “Louco! Esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado, para quem será?” 

Que o Senhor nos abençoe de tal maneira que nossos pés andem distantes da iniquidade e das desonestidades que nos cercam e que em nosso coração haja sempre o temor do Senhor, que é o princípio da sabedoria. Amem!

Pr. Dener Maia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...