Páginas

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

PASTORAL: DIA DE CELEBRAR A VIDA


DIA DE CELEBRAR A VIDA
(Mensagem para o Dia de Finados)
“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” 
(Apocalipse 21:4)

O Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia de Finados, (conhecido ainda como Dia dos Mortos no México), é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro desde o século II. 

Neste dia, milhares de pessoas vão aos cemitérios para homenagear seus familiares e amigos mortos, enfeitam os sepulcros, acendem “velas para as almas”, rezam pelos falecidos e fazem oferendas. Tudo isso tem ainda como plano de fundo um intenso comércio na porta dos cemitérios em cujos portões se amontoam floristas, vendedores de imagens, de velas, vasos e de uma enormidade de itens que se aproveitam da fé e da comoção dos que ali vão para obterem seu lucro.

Nós, como Igreja de Cristo, que já conhecemos a verdade e já tivemos nossos olhos abertos e fomos libertos desta religiosidade que não tem nenhum apoio bíblico, precisamos celebrar a vida e não permitir que este dia roube a nossa alegria, que ele não diminua a nossa esperança da vida eterna e que não tire nos olhos de céu.
Como Igreja não nos cabe também condenar estas pessoas, nem minimizar seu sofrimento, nem zombar de suas lágrimas vociferando: “deixem que os mortos enterrem seus mortos.”
Ao contrário disso é nosso dever “chorar com os que choram”, sentir a sua dor, compartilhar o consolo que já temos recebido do Espírito Santo de Deus e apresentá-las um motivo para celebrar, pois temos um Salvador que venceu a morte, ressuscitou e garantiu que no último dia também nos ressuscitará para uma vida eterna com Ele. 

O texto que lemos acima é uma poderosa e confortante promessa que haverá um dia que desaparecerão de nossos olhos toda lágrima, e esta certeza deve ser o nosso consolo pois ela já  se cumpriu na vida daqueles que morreram com Cristo e se cumprirá em nós também. 

Temos à sua disposição um folheto especial da Cruzada Mundial de Literatura para evangelização neste dia cujo título é: “Não Chore”. Leve alguns com você e entregue aos seus familiares, pelas ruas ou vá até um cemitério e compartilhe esta mensagem com aqueles que ainda sem esperança e sem o conforto do Espírito Santo estão à nossa espera, precisando do nosso abraço e de palavras de conforto e de paz. 

Jesus mesmo afirmou: “eu vim para que tenham vida, e a tenham com plenitude”. Vamos portanto CELEBRAR A VIDA.

Amém! 

Pr. Dener Maia
Pastoral do Informativo do dia 
02 de Novembro de 2014 - Dia de Finados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...