Páginas

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

2º DIA - "FIDELIDADE AOS PRINCÍPIOS DA PALAVRA DE DEUS" - CAMPANHA 100 DIAS DE ORAÇÃO - 2012



2º DIA
FIDELIDADE AOS PRINCÍPIOS DA PALAVRA DE DEUS

Leitura Bíblica: Romanos 2
A fé cristã é a fé na Palavra. Assim Deus escolheu revelar-se, fazer-se conhecido. Essa prioridade do discurso encontra espaço nas Escrituras. A Bíblia inicia-se dizendo que Deus criou o universo falando. Por diversas vezes, Gênesis 1 traz a frase “ e disse Deus.” Mais adiante, em Êxodo, quando Deus quer se revelar ao seu povo, Ele o faz por meio do seu nome. Não teremos acesso à imagem divina. Ela não nos é sequer permitida. Nós conhecemos a Deus pelo seu nome!

Prosseguindo pela revelação de Deus ao homem, vemos que a vontade divina revelada chega a nós por meio de um livro. Deus não enviou um quadro nem uma escultura ao homem, nem nos deu uma sinfonia para que pudéssemos conhecê-lo bem. Sua revelação específica para a humanidade é a Sua Palavra! A Bíblia! Para completar com chave de ouro essa “teologia do discurso”, vemos no Novo Testamento que não é só a revelação escrita de Deus que é a Palavra! O próprio Jesus Cristo, o deus-homem, encarnado para trazer-nos a salvação eternal, é o Verbo de Deus. Conforme nos ensina o fascinante texto de João 1.14: “O verbo se fez carne e habitou entre nós!”

Essa Palavra divina é por definição limitadora e orientadora. É um caminho! Por isso, mais do que nunca a comunidade da fé precisa adequar-se à Palavra. Por que isso é tão importante? A palavra molda o pensamento e dá acesso à realidade. Não temos acesso à realidade sem a medição das palavras. É falando que apreendemos o mundo, criação do Verbo. Como dizia o estudioso dinamarquês Hjelmeslev, a realidade é um “continuum amorfo” recortado pela linguagem, que interpreta o mundo. Nada podemos conhecer sem a linguagem! Essa comunicação delimitadora dada nas Escrituras define quem somos. Recorta a nossa identidade. O caos existencial de nossos dias é o marasmo da ausência de significado. O não do mandamento e a ordem divina nos dizem quem somos, quem Deus é e em que universo vivemos. Delineiam nossa cosmovisão.

Finalmente, submeter-se com fidelidade à Palavra orientadora e entrar numa caminhada de sabedoria, de domínio saudável do mundo (Adão deu nome aos animais – Gênesis 2.20) de valorização da vida, de esperança para o futuro, de relações ricas com o próximo (o falar ponderado cura, liberta, reanima, adverte e traz vida). Quando a Palavra divina é acolhida e a ela nos submetemos incondicionalmente, três coisas impressionantes acontecem: surge uma nova identidade, uma nova realidade indescritível, uma descoberta de Deus, de si mesmo e do mundo. Isso é vida!. Surgem, ou melhor, brotam palavras cheias de vida, que curam o coração dos outros. Isso é vida!. Surge um silêncio profundo em um coração humano frágil e rebelde, amansado pela Palavra, um silêncio de humilhação, admiração e adoração. Isso é lindo! Não tem explicação. É isso que traz à Palavra verdadeira submissão.


Fonte: Extraído do Livro 100 Dias Que Impactarão o Brasil (Publicado pala JMN em 2012)
Autor: Pr. Luiz Alberto Teixeira Sayão – 
Escritor, tradutor da Bíblia e pastor da PIB Nações em São Paulo – SP



OREMOS: 
1 – Que cada um de nós seja fiel aos princípios da Palavra de Deus;
2 – Pelos pregadores e professores da Palavra de Deus;
3 – Para que todo brasileiro seja alcançado pela Palavra de Deus;
4 – Para que haja mais crentes dedicados ao ensino da Palavra de Deus;
5 – Pelas bases e equipes da Trans em Alagoas.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

1º DIA - "AVIVAMENTO ESPIRITUAL" - CAMPANHA 100 DIAS DE ORAÇÃO - 2012


1º DIA
"AVIVAMENTO ESPIRITUAL"
Leitura Bíblica: Romanos 1

O fim da minha infância foi marcado pela graça de Deus. Nesse tempo fiz a maior descoberta da minha vida espiritual: Deus pode falar conosco. Foi nesse tempo também que ao ouvir a voz de Deus recebi o meu chamado ao ministério e, a partir daí iniciou-se uma busca por compreender o que significaria dedicar minha a vida ao Senhor e à sua obra.

Recebi de uma senhora alguns livros que contavam a história dos avivamentos e seus principais personagens. Fiquei encantado por John Wesley e sua experiência de sentir o amor de Deus, como em ondas que envolviam sua vida, durante um culto de oração.

O sermão de Jonathan Edwards: "Pecadores nas mãos de um Deus irado". Tal sermão provocou uma reação de arrependimento e as pessoas se abraçavam às colunas do templo em lágrimas e pediam perdão a Deus.

A vida de Charles Finney, que revelava a presença de Deus. O simples adentrar deste servo do Senhor em um ambiente gerava uma comoção de arrependimento e fé.

Estes homens do passado me inspiraram a buscar algo que fosse maior que uma religiosidade, mais que um repetir de uma tradição cristã. Eu desejava conhecer a Deus, ouvir Sua voz, buscar Sua face e experimentar as manifestações tremendas e amorosas da Sua presença em meio ao seu povo.

Inicialmente orava por um avivamento em minha vida, mas depois queria que o mesmo avivamento se espalhasse pela nação brasileira. Deus continua fazendo as suas maravilhas! Nossa oração é para que Ele faça em sua vida.

Tenho aprendido que ninguém, nem qualquer organização humana é capaz de produzir avivamento. Este santo derramar do Espírito Santo é algo que só Ele pode realizar. Mas. Ao estudar a história dos avivamentos, descubro que há algo em comum na diversidade de todos eles apesar de terem acontecido em meio a tantas culturas diferentes e teológicas até divergentes, a única coisa comum em todos eles é a fome, uma santa busca de Deus que alcançou os seus ouvidos e permitiu que o derramar da graça do Altíssimo se revelasse.

Quero convidá-lo a fazer o que podemos fazer; buscar a Deus pela fé, invocar o Seu nome, pedir que Ele nos toque com a Sua graça e que revele a Sua glória!

Ao longo destes próximos 100 dias quero desafiá-lo a buscar a face do Senhor, a clamar primeiro para que você possa ouvir a Sua voz, ser tocado pelo Seu poder, ter a sua vida transformada pelo derramar da graça do céu.


Fonte: Extraído do Livro 100 Dias Que Impactarão o Brasil (Publicado pala JMN em 2012)

Autor: Pr. Paschoal Piragine Jr. 
Pastor da PIB de Curitiba – PR



OREMOS: 
1 – Por um derramamento do Espírito Santo sobre os batistas brasileiros;
2 – Deus nos dê fome e sede da sua palavra;
3 – Paixão pelas almas perdidas;
4 – compaixão pelos carentes, necessitados e marginalizados;
5 – Que sejamos instrumentos de Deus para a transformação do Brasil

CAMPANHA 100 DIAS QUE IMPACTARÃO O BRASIL - 2012



A Junta de Missões Nacionais da CBB lançou no ano de 2012 uma grande campanha de oração e evangelização que impactou o Brasil. Foram 100 dias orando e proclamando o evangelho em todo o país.

Como o livro se encontra esgotado, decidimos digitar as devocionais e compartilha-las aqui no nosso Blog por terem sido tão inspiradoras e impactantes. A campanha foi uma bênção para as Igrejas e para toda a nação. Os motivos de oração apresentados a cada dia se tornaram em orações poderosas que abençoaram e muito nossas Igrejas e toda a nossa nação. 

A campanha teve início no dia 22 de abril de 2012, dia do descobrimento do Brasil, encerrou-se no dia 31 de julho, culminando com a realização da operação JESUS TRANSFORMA – TRANS.
As estratégias definidas para a campanha foram as seguintes:
  • Cada dia dividido em 4 vigílias de 6 horas, dando um total de 400 vigílias. As igrejas em todo o Brasil sendo convidadas a assumir uma ou mais vigílias, de maneira que não ficasse nem um minuto sequer sem que saíssem orações do solo brasileiro em direção ao trono de Deus.
  • Também líderes de oração, assumindo cada uma das 2.400 horas dos 100 dias.
  • As igrejas realizando quatro manhãs de oração nos domingos (das 7:00 às 9:00).
  • Os pastores formando grupos com outros colegas para orar uma vez por semana (café com oração). Uma parceria com a Ordem dos Pastores Batistas Brasileiros.
  • Todos os dias, ao meio-dia, cada cristão brasileiro estaria orando por um minuto – Minuto que Impacta e Transforma.
  • Todos os crentes orando diariamente pelos motivos relacionados no livro de campanha.
  • Durante os 100 dias que fosse restaurada a oração na família. Cada família foi desafiada a se reunir pelo menos uma vez por semana para orar.
  • Nesta campanha cada crente deveria orar por 10 pessoas que gostaria que se convertessem ao Senhor Jesus.
  • Nos 100 dias de oração pelo Brasil foi feita a leitura de 100 capítulos da Palavra de Deus. Foram todas as 13 cartas do apóstolo Paulo e mais a carta aos Hebreus, totalizando 100 capítulos.

A última parte da campanha foi a participação na TRANS, no mês de julho. 
O livro "100 dias que impactarão o Brasil” foi escrito por irmãos e irmãs que sonham em ver o Brasil transformado. Este livro fez parte da campanha e tinha por objetivo auxiliar com reflexões e motivos de oração para cada um dos 100 dias de o ração para impactar o Brasil.

Participe, leia, compartilhe, ore, emocione-se outra vez e seja mais uma vez abençoado por estas reflexões.
Deus abençoe
Pr. Dener Maia



quarta-feira, 13 de agosto de 2014

PASTORAL: ASAS DE DEUS



"Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas você encontrará refúgio".
(Salmo 91:4)

Depois de um incêndio florestal no Parque Nacional de Yellowstone, guardas florestais começaram a sua caminhada até uma montanha para avaliar os danos do inferno e um ranger encontrou um pássaro literalmente petrificado em cinzas, empoleirado na base de uma árvore. Um pouco enojado com a visão misteriosa, ele derrubou o pássaro com uma vara. Quando ele bateu nela delicadamente, três filhotes minúsculos correram sob as asas de sua mãe morta. A mãe amorosa, em plena consciência do desastre iminente, tinha levado seus filhos para a base da árvore e reuniu-os debaixo das asas, instintivamente sabendo que a fumaça tóxica subiria. Ela poderia ter voado para a segurança, mas se recusou a abandonar seus bebês. Em seguida, o incêndio chegou e o calor tinha queimado seu corpo pequeno, a mãe havia permanecido firme... ela tinha se disposto a morrer, para que seus filhotes, sob a cobertura de suas asas, pudessem viver.

O mesmo aconteceu conosco. Um dia o filho de Deus se dispôs a morrer por mim e por você. Pela sua morte nós tivemos acesso à vida. Pelo seu imenso amor nós fomos livres da condenação certa e merecida pelo nosso pecado. Não há como explicar o tamanho do amor de Deus por nós. Jesus fez e faz o mesmo por mim e por você hoje. Ele se entregou por nós naquela cruz e os seus braços estão abertos como asas para nos proteger, para nos livrar e nos dar vida em abundância. 

O texto que lemos acima serviu de inspiração para um lindo cântico de louvor e adoração do ministério Diante do Trono: “À Sombra do Altíssimo” cuja letra diz:

Senhor, Tu és minha esperança 
És o meu refúgio, minha segurança
Quando a meu redor há inimigos sem fim
Posso estender as mãos e segurar em Ti

Nas Tuas promessas, na Tua palavra
No Teu amor por mim que nunca me deixa só 

À sombra de Tuas asas eu posso descansar
E sob as Tuas penas mal algum me alcançará
Tu és minha morada, ó Altíssimo
Livra-me Senhor, pois a Ti me apeguei com amor!

Certa vez, Jesus olhando para a Cidade Santa disse: 
“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!” 
(Mateus 23.37)

Hoje também o Senhor Jesus deseja abrigar-nos debaixo de suas asas poderosas. Sua proteção, seu escudo, sua fortaleza e seu poder estão à sua disposição. Você não gostaria abrigar-se debaixo de suas asas poderosas e onipotentes? Volte-se para o Senhor, entregue a sua vida a Ele, deixe que Ele governe a sua vida como seu Deus e Senhor e nada nem ninguém poderá atingi-lo. Se assim fizer você também poderá dizer: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” 

Aleluia!
Pr. Dener Maia

domingo, 10 de agosto de 2014

Pastoral: HOMENAGEM AOS PAIS


“Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem.” 
(Salmos 103.13)

 “MEU GRANDE EXEMPLO”
Quem disse que por de trás daquela barba que nos arranha o rosto não tem um coração moleque querendo brincar?
Quem disse que por detrás daquela voz grossa não tem um menino criativo querendo falar?
Quem foi que falou que aquelas mãos grandes não sabem fazer carinho se o filho chorar?
Quem foi que pensou, que aqueles pés enormes, não deslizam suaves na calada da noite, para o sono do filho velar?
Quem é que achou que no fundo do peito largo e viril não tem um coração de pudim, quando o filho amado, com um sorriso largo se põe a chamar?
Quem foi que determinou que aquele coroa, de cabelos brancos não sabe da vida para querer me ensinar?
Pai, você me escolheu filho, eu te fiz exemplo!
Feliz Dia dos Pais, meu pai.
(Anônimo)

Hoje comemoramos o Dia dos Pais. 
Devem receber a gratidão e o carinho dos filhos neste dia, não os pais perfeitos (pois não existem), mas aqueles que se esforçam em acertar a cada dia.

Não só os pais ricos e que podem dar tudo aos filhos, mas também os que mesmo não sendo ricos, enriquecem a vida dos filhos.
Não só os que são doutores e mestres, mas também aqueles que mesmo não tendo estudo são cheios de sabedoria.
Não só os formosos e esbeltos, mas principalmente aqueles de mãos calejadas por tanto trabalhar.
Não só os de pele vistosa, mas principalmente aqueles cuja face traz as marcas do tempo e do suor do trabalho honesto.
Não só os jovens, mas também os idosos.
Não só os fortes, mas também os que necessitam de nossa ajuda para andar.
Não só os carinhosos e comunicativos, mas também aqueles que de tanto sofrerem e de não terem recebido carinho, não sabem expressá-lo.

Ser pai é um grande desafio. Ser pai é uma imensa responsabilidade, porém ser pai é um grande privilégio, é uma grande alegria. 

Mesmo que você tenha tido um pai ausente, um pai que não tenha atendido às suas expectativas, um pai que tenha falhado com você, que não tenha cumprido o seu papel: PERDOE-O! Lembre-se que em Deus nós temos um Pai perfeito, que nos ama, que se compadece de nós, que está sempre presente, nunca nos abandona. Ele é o seu, o meu o nosso Pai. 
FELIZ DIA DOS PAIS!  

Pr. Dener Maia

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Pastoral: O VALOR DA PREGAÇÃO DO EVANGELHO



“Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.”
(Romanos 10:13-15)

De 15 a 19 de Julho do corrente ano, eu e minha família participamos da Assembléia da Convenção Batista do Estado de São Paulo, realizada na cidade de Jundiaí. Foram dias de muitas celebrações, homenagens e de profunda gratidão a Deus pelas comemorações dos 110 anos da nossa Convenção.

Em vários momentos pudemos comprovar o quanto Deus tem abençoado a obra de evangelização do nosso estado. Os relatórios apresentados e as notícias dos campos são animadoras e ao mesmo tempo desafiadoras, isto porque temos tido muitas vitórias, mas também há muito ainda a fazer. Um número que ainda nos incomoda é saber que há 172 municípios do Estado de São Paulo que ainda não possuem nenhuma igreja batista. Isto é um desafio e deve ser lembrado em nossas orações para que o Senhor mude esta realidade.

Nas celebrações da noite tivemos a honra e o privilégio de ouvir o ilustre conferencista internacional Pr. Dr. Billy Kim. Apesar dos seus quase 80 anos de idade o Pr. Billy Kim contagiou a todos os presentes com uma mensagem cheia de vitalidade, energia, descontração e de desafios. 
Na sua mensagem da quinta-feira, o Pr. Billy Kim compartilhou conosco sua experiência de conversão. Contou detalhadamente como Deus usou a vida de um militar norte-americano que o levou do seu país, Korea do Sul, para os EUA para ele estudar e cursar uma faculdade. Estando na faculdade, mesmo sem dominar o inglês, ele sofria muito com as adaptações ao idioma, da cultura, alimentação e o pior, a dor da saudade que sentia da sua família e da sua terra.

Sua história mudou a partir do dia em que um aluno da Faculdade o abordou e falou de Jesus pra ele. Ele compartilhou Jesus de uma forma simples e disse que Jesus poderia transformar a sua vida, lhe dar vida eterna e ainda seria o seu companheiro e o consolaria na dor da saudade e em todos os momentos. E ali, naquele quarto da faculdade, o jovem Billy Kim entregou a sua vida a Jesus e depois de terminada a Faculdade, sentiu o chamado para o ministério. Ele então volta ao seu país, fala de Jesus a toda a sua família e batiza a sua mãe, seus irmãos, filhos e até mesmo o militar que o havia levado para a América. 
No seu ministério, o Pr. Billy Kim contabiliza centenas de batismos, milhares de conversões em suas conferencias ao redor do mundo, além de centenas de milhares que tem sido alcançados pelo seus programas evangelização pelo Rádio, atividade que o tornou conhecido no mundo inteiro.

Quantas vidas salvas, alcançadas e abençoadas através de um homem que ouviu falar de Jesus por um colega da faculdade. Aquele jovem que falou de Jesus para o seu colega Billy Kim certamente não poderia imaginar o que Deus iria fazer através daquele fruto. 

Este testemunho é por demais inspirador para mim e pra você. Eu quero encorajá-lo(La) a falar de Jesus e seu amor a todos quantos o Senhor lhe conceder a oportunidade. “Pregue a tempo e a fora de tempo”, aproveite cada oportunidade para compartilhar o amor de Deus. Quem sabe a sua pregação poderá converter um grande evangelista capaz de levar milhares a Jesus?
Creia nisto e fale de Jesus e seu amor a todas as pessoas. Amém!


Pr. Dener Maia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...