Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2011

DEVOCIONAL - SEJA AMÁVEL E CORTÊS



“Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.” (Romanos 12.10)

Vivemos a era do egocentrismo. A satisfação do meu ego está acima de qualquer interesse e até mesmo acima dos valores de toda uma sociedade. Dias de individualismo e de egoísmo. Cada pessoa sente-se o centro do universo. Cada um anseia que a sua causa seja considerada, mesmo que para isso o seu próximo seja prejudicado. Com isso, atitudes simples de cortesia, de fino trato, de pessoas bem educadas, estão ficando cada vez mais escassas no dia-a-dia das grandes cidades. Graças a Deus que nas pequenas cidades do interior, ainda conseguimos ver as pessoas te desejando um bom dia ou boa tarde, mesmo sem te conhecerem. A pessoa não te conhece, mas, por uma questão de educação, de costume, de ter aprendido que o certo é agir assim.

Ilustração: Conta-se que o general Lee dirigia-se de trem para Richmond. Havia muitos homens no vagão. Numa das estações embarcou uma senhora bastante idosa e visivelmente enferma. Tinha já percorrido quase todo o carro, quando chegou junto do general, que se levantou e lhe deu o lugar. Imediatamente muitos homens se ergueram para oferecer ao atencioso militar a sua cadeira. "Obrigado, cavalheiros" – respondeu ele – "onde não há lugar para uma senhora idosa e respeitável, muito menos haverá para um general." – (O.S. M.)

Atitudes como esta do general Lee, podem e devem fazer parte de nossos hábitos cotidianos. Nós cristãos, principalmente, devemos praticar estes gestos simples como: levantar-se para idosos ou mulheres grávidas se sentarem, ajudar alguém a carregar as compras, saudar os passageiros de um elevador com um bom dia, ou boa tarde ou boa noite, (...) agradecer ao carteiro, ao gari, ao frentista pelo seu serviço prestado, respeitar o pedestre, o motociclista ou outros motoristas no trânsito, (...)

O texto que lemos acima nos trás um desafio e tanto: “dar honra mais aos outros do que a si próprios”. Mas, por mais desafiador que seja, é isso que Jesus veio nos ensinar e espera que façamos como verdadeiros discípulos dele.

É triste observar que esta atitude tem faltado até mesmo dentro de nossas Igrejas. Irmãos que travam verdadeiras batalhas entre si nas disputas pelos cargos mais proeminentes da Diretoria (...), membros que maximizam os defeitos de seu líder ou pastor, ignorando ou obscurecendo suas virtudes. Faça um propósito de ser mais amável, de preferir o outro em honra, de respeitar as autoridades constituídas dentro e fora da Igreja, de ser mais atencioso (a) com o seu cônjuge, com os filhos e demais membros da sua família, de ser mais cortês com seus visinhos e demais pessoas que o cercam. Agindo assim, faremos com que o bom perfume de Cristo se espalhe por onde passarmos.

Oração: Senhor, ajuda-me a ser mais amável, cortês e educado com todas as pessoas, indiscriminadamente.

Pensamento para o dia: Eu sou responsável por fazer a diferença na minha geração.


Autor: Pr. Dener R. Maia
08 de Junho de 2011

Um comentário:

  1. Ótima mensagem pastor... Gosto muito do seu blog, leio sempre e tbem indico..PARABÉNS!!! Mas esse fundo vermelho, não ficou bom para ler.. Abraço Pastor

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...