Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

OS 3 INIMIGOS DA ALMA: A CARNE, O MUNDO E O DIABO – 12ª Mensagem


O DIABO - 3ª MENSAGEM
POSSESSÃO MALIGNA

INTRODUÇÃO: 
Estamos estudando sobre o DIABO. Nessa terceira mensagem vamos estudar sobre a possessão maligna. 

TEXTO BÍBLICO: MARCOS 5.1-13
5.1 Entrementes, chegaram à outra margem do mar, à terra dos gerasenos. 
5.2 Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um homem possesso de espírito imundo, 
5.3 o qual vivia nos sepulcros, e nem mesmo com cadeias alguém podia prendê-lo; 
5.4 porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram quebradas por ele, e os grilhões, despedaçados. E ninguém podia subjugá-lo. 
5.5 Andava sempre, de noite e de dia, clamando por entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras. 
5.6 Quando, de longe, viu Jesus, correu e o adorou, 
5.7 exclamando com alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes! 
5.8 Porque Jesus lhe dissera: Espírito imundo, sai desse homem! 
5.9 E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos. 
5.10 E rogou-lhe encarecidamente que os não mandasse para fora do país.
5.11 Ora, pastava ali pelo monte uma grande manada de porcos.
5.12 E os espíritos imundos rogaram a Jesus, dizendo: Manda-nos para os porcos, para que entremos neles.
5.13 Jesus o permitiu. Então, saindo os espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada, que era cerca de dois mil, precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, onde se afogaram.

A Bíblia faz referência a um homem possesso por uma legião de demônios (Mc 5.1-20). Uma legião romana era formada por seis mil soldados, com arqueiros, estrategistas, incendiários e lutadores.
Aquele homem dominado por seis mil demônios vivia nu, sem pudor, sem dignidade. A família e a sociedade o expulsaram, e ele foi morar no cemitério. Ele tinha uma força descomunal e usava-a para desvencilhar-se das amarras que o prendiam e para ferir-se com pedras. Ele não tinha descanso nem paz, pois vivia entre os sepulcros, gritando de dia e de noite, possuído por uma raiva incessante que o alienava de si mesmo e que afugentava os outros. Não fora a libertação de Jesus, aquele pobre homem teria destruído sua própria vida.

1 – POSSESSÃO OU OPRESSÃO?

Primeiramente precisamos diferenciar os termos: POSSESSÃO E OPRESSÃO MALIGNA.
A OPRESSÃO é um ataque de fora para dentro, de tal forma que a pessoa se sente encurralada pelos espíritos malignos e se
torna um escravo deles. As vítimas da opressão vivem com medo dos demônios e à mercê deles.
A POSSESSÃO é um estágio mais avançado nessa ação maligna. E quando um espírito mau, ou mesmo uma legião de demônios, entra na vida de uma pessoa e assume o controle da sua personalidade. Então, essa pessoa perde o controle de sua fala, de seus gestos e de seus atos. Como esses espíritos malignos são destruidores, eles induzem essas pessoas a tirar a própria vida.

2 – SINTOMAS DA POSSESSÃO MALIGNA

Podemos enumerar alguns sintomas da possessão:
1º FORÇA SOBRE HUMANA: Um endemoninhado fica possuído de força sobre-humana (Mc 5.3,4). Porém, tomado por espíritos malignos, fica com uma força descomunal a ponto de vários homens não conseguirem segurá-lo.
As prisões não libertam as pessoas por dentro nem as transformam; ao contrário, tornam-nas ainda mais violentas. A prisão foi o melhor remédio que encontraram para deter esse homem. Colocaram cadeias em suas mãos e em seus pés. Mas a prisão não pôde detê-lo. Ele arrebentou as cadeias e continuou espalhando terror por onde andava. Embora, o sistema carcerário seja um fato necessário, mas não é a solução do problema. O índice de reincidência no crime daqueles que são apanhados pela lei e lançados num cárcere é de mais de 70%.

2º PRESENÇA DE OUTRO SER: Um endemoninhado tem dentro de si a presença de outro ser, ou seja, de uma entidade maligna (Mc 5.9). Uma pessoa possessa não está no controle de si mesma; é governada por outro alguém. Seu corpo torna-se um instrumento para fazer a vontade desse ser maligno.

3º ATITUDES DE AUTODESTRUIÇÃO: Um endemoninhado perde o amor próprio (Mc 5.3,5; Lc 8.27). O gadareno feria-se com pedras. O ser maligno que estava dentro dele o conduzia pelos sepulcros e o matava aos poucos, levando-o à autodestruição. Muitas pessoas que ceifam a própria vida são induzidas por esses espíritos.

4º MUITA RAIVA: Um endemoninhado sempre é tomado por grandes acessos de raiva. Uma pessoa possessa carrega um semblante pesado. A doçura foge de sua face e um espectro horrível assalta-lhe a alma. Normalmente, as vítimas da possessão ficam com os olhos esbugalhados, possuídas de atitudes e de gestos violentos e com o semblante carregado de ódio. Muitas pessoas nesse acesso de raiva atentam contra os outros e também contra si mesmas.
Há um espírito que atua nos filhos da desobediência e torna as pessoas furiosas, violentas e indomáveis nesses dias. São terroristas que enchem o corpo de bomba e explodem espalhando morte. São os vândalos que incendeiam ônibus nas ruas. São pistoleiros de aluguel que derramam sangue por dinheiro. São traficantes que matam e morrem para alimentar o seu vício.

5º RESISTÊNCIA À PALAVRA DE DEUS: Um endemoninhado sempre tenta resistir à Palavra de Deus: 23 Não tardou que aparecesse na sinagoga um homem possesso de espírito imundo, o qual bradou: 24 Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para perder-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus! 25 Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai desse homem. 26 Então, o espírito imundo, agitando-o violentamente e bradando em alta voz, saiu dele.  (Mc 1.23,26).

6º CLARIVIDÊNCIA OU ADIVINHAÇÃO: Um endemoninhado geralmente demonstra conhecimento sobrenatural por clarividência e adivinhação: 16 Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. 17 Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação. 18 Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu. (At 16.16-18).

3 – CAUSAS DA POSSESSÃO DEMONÍACA

PRIMEIRA CAUSA – Envolvimento com macumba ou com espiritismo
“Não recorram aos médiuns, nem busquem a quem consulta espíritos, pois vocês serão contaminados por eles. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.” (Levítico 19.31)
  • Frequência aos rituais
  • Leitura de literaturas desse gênero
  • Relacionamento sentimental com pessoas envolvidas nessas crenças.


SEGUNDA CAUSA – Consagração da pessoa,
através dos pais, aos demônios, antes do nascimento ou na infância mais tenra.

“Não entreguem os seus filhos para serem sacrificados a Moloque. Não profanem o nome do seu Deus. Eu sou o SENHOR.” (Levítico 18.21)

TERCEIRA CAUSA – Pecados relacionados ao sexo
  • Prostituição
  • Adultério
  • As relações extraconjugais
  • As relações com irmãos de sangue
  • O homossexualismo
  • E os coitos com animais

“O que adultera com uma mulher não tem entendimento; quem age assim destrói a si mesmo.” (Provérbios 6.32)

“Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem os que se submetem a práticas homossexuais, nem os que as procuram, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem caluniadores, nem os que cometem fraudes herdarão o reino de Deus.” (1 Coríntios 6. 9-10)

QUARTA CAUSA – O envolvimento místico com drogas alucinógenas

QUINTA CAUSA – Não ter Cristo no coração
Se Cristo não é o Senhor da sua vida, você corre perigo.
"Quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso, e não o encontrando, diz: ‘Voltarei para a casa de onde saí’.
Quando chega, encontra a casa varrida e em ordem.
Então vai e traz outros sete espíritos piores do que ele, e entrando passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro".
Lucas 11:24-26


OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...