Páginas

sábado, 22 de novembro de 2014

PASTORAL: DIA DO MÚSICO BATISTA



PASTORAL: DIA DO MÚSICO BATISTA
“Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;”
(Efésios 5.19-20)

O dia 22 de Novembro é secularmente comemorado o Dia do Músico, e na nossa denominação foi estabelecido que no 4º domingo de Novembro seria comemorado o Dia do Músico Batista.

Queremos neste dia tão especial homenagear a todos os nossos músicos, regentes, líderes de louvor, instrumentistas, cantores, coristas, sonoplastas, e todos que tem sido dotados por Deus com dons e talentos para ministrarem o louvor e a adoração a Deus com técnica, unção e arte.

Desde os primórdios da humanidade a música tem feito parte da vida dos homens. Em Gênesis 4.21 encontramos a primeira referência à música nomeando o que seria o primeiro ancestral dos músicos: “O nome do irmão dele era Jubal, que foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta.” 

E de Jubal até os nossos dias, encontramos desde as tribos indígenas até aos palácios, do oriente ao ocidente, dos mais longínquos recantos da terra às maiores metrópoles, a música tem dado forma à cultura, tem expressado sentimentos, tem embalado sonhos, tem destacado ídolos e celebridades, (...) mas graças a Deus que a música também tem sido uma forma poderosa de adoração a Deus, de evangelização, que promove quebrantamento, que nos possibilita expressar ao nosso Senhor aqueles sentimentos que as palavras não conseguem.

Neste dia, queremos abraçar cada músico da nossa Igreja, queremos declarar nossa gratidão, nosso amor e nossa admiração a todos aqueles que nos conduzem em adoração, que passam horas ensaiando para alguns minutos de louvor, que investem muito tempo e recursos no estudo de um instrumento musical, que arcam com os custos altíssimos da compra de um bom instrumento, que buscam a excelência com inspiração, mas também com muita transpiração, que conduzem e servem a Deus e à Igreja com seus dons e talentos.

Eu, que também sou músico, sei reconhecer todos estes desafios, porém, maior é o privilégio que temos quando sentimos e percebemos que as mãos do Supremo Maestro tangeram as nossas vidas e fizeram de nós instrumentos vivos para sua Glória. 

E se um dia nós percebermos que estamos “desafinados”, faltando algumas cordas, com alguns arranhões, com algumas peças quebradas ou com o “braço” empenado, consagre-se mais ainda, entregue-se com mais intensidade em Suas poderosas e hábeis mãos. Quando assim fizermos, Ele nos tocará e de nós extrairá uma linda melodia e um perfeito louvor que tocarão os céus e a terra. 

PARABÉNS MÚSICOS DA PIBSV!
Amém!
Pr. Dener Maia

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

SÉRIE DE MENSAGENS - QUANDO AS CIRCUNSTÂNCIAS DIZEM NÃO - 03


QUANDO AS CIRCUNSTÂNCIAS DIZEM NÃO!
3 – VEJO QUE DEUS ESTÁ NO CONTROLE
                                                           
Texto bíblico: Atos 27 41-44 e 28. 1-10

Coisas boas ou acontecimentos ruins podem acontecer a justos ou injustos. O fato de estarmos em Cristo não é garantia de vivermos uma vida isenta de problemas. Quando as tempestades e lutas surgem precisamos crer e ver que acima de tudo está Deus e que Ele controla todas as coisas para o nosso bem e para abençoar a muitos.

Quando as circunstâncias dizem não ... 
1 – EU ABENÇOO A MUITOS
“Os soldados resolveram matar os presos para impedir que algum deles fugisse, jogando-se ao mar. Mas o centurião queria poupar a vida de Paulo e os impediu de executar o plano.” (Atos 27. 42-43a)

A presença do apóstolo Paulo em meio àqueles prisioneiros fez toda a diferença em toda esta viagem e também no momento do naufrágio. A amizade dele com o centurião pouparam a sua vida e dos demais prisioneiros.

Onde estiver, o crente precisa:
Ser AMIGO – conquistar a amizade de todos, das pessoas simples até as autoridades.
ACESSÍVEL -  
ALTERAR o curso da história – a vida de Paulo mudou os rumos da história de todos os que estavam naquela embarcação. SEJA UM AGENTE DE MUDANÇAS
ABENÇOAR a muitos – Enquanto Jacó trabalhou para o seu tio, Deus abençoou grandemente a vida de Labão por causa de Jacó. Deus quer te usar como um agente de mudanças – SÊ TU UMA BÊNÇÃO – SEJA UM AGENTE DE MILAGRES.

SÊ TU UMA BÊNÇÃO
Um telefonema pode abençoar a muitos
Um abraço pode curar muitas feridas
Um sorriso pode quebrar muitas barreiras
HÁ MUITAS PESSOAS PRECISANDO SER OUVIDAS – pequeno grupo é uma bênção pra isso.
Reportagem sobre a depressão e sobre o CVV

Quando as circunstâncias dizem não ... 
2 – EU SOU ABENÇOADO POR MUITOS
“Uma vez em terra, descobrimos que a ilha se chamava Malta. Os habitantes da ilha mostraram extraordinária bondade para conosco. Fizeram uma fogueira e receberam bem a todos nós, pois estava chovendo e fazia frio.” (Atos 28. 1-2)

Os habitantes da Ilha de Malta (também chamados de bárbaros numa outra versão) agiram com profunda solidariedade e compaixão por todos os náufragos. Mesmo sendo eles estrangeiros, foram bem recebidos e bem tratados.
DEUS MOVE ATÉ OS CORAÇÕES DOS ÍMPIOS PARA TE ABENÇOAREM
DEUS PROVIDENCIA UM REFÚGIO PRA VOCÊ NO MEIO DA TEMPESTADE E DO FRIO– “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” (Salmos 46:1)
DEUS NUNCA TE ABANDONA – VOCÊ NUNCA ESTÁ SOZINHO: Cântico “Deus Cuida de Mim”
Ilustração: “Quando Deus manda até o diabo obedece”.

ELE É O TEU JEOVÁ JIREH – Deus provedor
“O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:19)
Ilustração: O nosso carro quebrado em Guaraparí e o socorro prestado pelo Pr. Nemir e sua esposa.

Quando as circunstâncias dizem não ... 
3 – MINHAS LUTAS GLORIFICAM O NOME DE DEUS
“Quando os habitantes da ilha viram a cobra agarrada na mão de Paulo, disseram uns aos outros: "Certamente este homem é assassino, pois, tendo escapado do mar, a Justiça não lhe permite viver". Mas Paulo, sacudindo a cobra no fogo, não sofreu mal nenhum.” (Atos 28. 4-5)

ESTAR COM CRISTO É GARANTIA DE UMA VIDA SEM PROBLEMAS?
"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". (João 16.33)

NÓS NÃO CREMOS EM DETERMINISMO
NÓS NÃO CREMOS EM TRIUNFALISMO
NÓS NÃO CREMOS QUE A VIDA DO CRENTE É SÓ DE VITÓRIAS. 
NÓS CREMOS NA PALAVRA DE ROMANOS 8.28 – “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28 )

“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;” (2 Coríntios 4:8-9)

Quando as circunstâncias dizem não ... 
4 – VEJO QUE DEUS ESTÁ NO CONTROLE
“Tendo acontecido isso, os outros doentes da ilha vieram e foram curados. Eles nos prestaram muitas honras e, quando estávamos para embarcar, forneceram-nos os suprimentos que necessitávamos. (Atos 28:9-10)

É maravilhoso ver que tudo o que Paulo, Lucas e os demais que estavam naquela embarcação passaram faz sentido agora. Por trás dos problemas da viagem, o barco à deriva, o naufrágio, chuva, frio e ser picado por uma cobra tinha por objetivo a salvação de muitos e o crescimento do reino de Deus. Aqueles que ainda não estavam entendendo, julgando que tudo era uma sucessão de má sorte e tragédia, viam agora a mão de Deus guiando todas as coisas. 

DEUS ESTÁ NO CONTROLE – NEM UM FIO DE CABELO, NENHUM PARDAL CAI SEM A PERMISSÃO DE DEUS - “Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!” (Mateus 10:29-31)

AINDA QUE NÃO PAREÇA – DEUS ESTÁ NO CONTROLE
AINDA QUE VOCÊ NÃO ENTENDA – DEUS ESTÁ NO CONTROLE
AINDA QUE A DOR SEJA GRADE – DEUS ESTÁ NO CONTROLE
AINDA QUE AS CIRCUNSTÂNCIAS DIGAM NÃO – DEUS ESTÁ NO CONTROLE

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8.28)

 Pr. Dener Maia

PASTORAL: PARABÉNS DIÁCONOS


Pastoral: PARABÉNS DIÁCONOS
“Os diáconos igualmente devem ser dignos, homens de palavra, não amigos de muito vinho nem de lucros desonestos. Devem apegar-se ao mistério da fé com a consciência limpa. Devem ser primeiramente experimentados; depois, se não houver nada contra eles, que atuem como diáconos.
(1 Timóteo 3:8-10)

As igrejas batistas brasileiras celebram hoje, segundo domingo de novembro, o Dia do Diácono. Queremos homenagear e agradecer aos diáconos e diaconisas da nossa Igreja pela sua dedicação e serviço.

Reconhecendo ser este um ofício divino, os diáconos precisam buscar a Santificação, através de uma comunhão permanente com o Senhor, resultando, assim, numa vida de boa reputação e cheia do Espírito Santo. 

Cada um dever sentir-se responsável em transmitir à nova geração valores que perdurem e produzam nela mudanças capazes de torná-la relevante não apenas no Reino de Deus, mas também como cidadãos do mundo.

O ofício de diaconia foi estabelecido pelos Apóstolos para que eles pudessem dedicar ao estudo e ensino da palavra enquanto os diáconos serviriam a mesa e também socorreriam órfãos e viúvas tornando-se em auxiliares importantes e preciosos para o bom andamento da igreja.

No texto que lemos acima repare que a lista de qualidades exigidas dos diáconos é praticamente a mesma lista dos pré-requisitos para um pastor. Porque? Porque ambos são servos, ambos são chamados por Deus e dele recebem a unção, a capacitação e a missão de cuidar e zelar do rebanho do Senhor. É nossa missão cuidar da casa do Senhor e das ovelhas, assisti-las e socorrê-las nas suas necessidades e adversidades, consolá-las e fortalecê-las nas tribulações, levar o alento e conforto na hora da dor e também sorrir com elas e alegrar-se nos momentos de vitória. 

No tempo em que vivemos onde as pessoas só querem ser servidas, louvamos a Deus que tem chamado homens e mulheres com o dom de servir.

Como pastor da igreja quero valorizar os nossos diáconos e diaconisas e dizer que conto com a ajuda, os conselhos e a parceria dos irmãos para, juntos, levarmos adiante a obra do Senhor, sempre de forma organizada, santa e irrepreensível. Que sejamos usados por Deus para cumprirmos nossa carreira com louvor.

Que cada diácono e diaconisa tenham em seus corações como lema a expressão do Salmos 2.11: “Servi ao Senhor com temor, e alegrai-vos com tremor.” 

Amém!

Pr. Dener Maia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...