Páginas

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

4º DIA - "A IMPORTÂNCIA DA BÍBLIA PARA A FAMÍLIA" - CAMPANHA 100 DIAS DE ORAÇÃO IMPACTANDO A FAMÍLIA



4º Dia
A Importância da Bíblia para a Família

Leitura Diária: Mateus 4

Deuteronômio 6.1-4 é um dos textos mais ricos da Bíblia. 
"1. Esta é a lei, isto é, os decretos e as ordenanças, que o Senhor, o seu Deus ordenou que eu lhes ensinasse, para que vocês os cumpram na terra para a qual estão indo para dela tomar posse.
2. Desse modo vocês, seus filhos e seus netos temerão ao Senhor, o seu Deus, e obedecerão a todos os seus decretos e mandamentos, que eu lhes ordeno, todos os dias da sua vida, para que tenham vida longa.
3. Ouça e obedeça, ó Israel! Assim tudo lhe irá bem e você será muito numeroso numa terra onde manam leite e mel, como lhe prometeu o Senhor, o Deus dos seus antepassados.
4. Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. (Deuteronômio 6:1-4)

O versículo 4, denominado de “shemá”, é para os judeus o que João 3.16 é para nós. É a doutrina da unicidade de Deus, a mais profunda do judaísmo. O Deus Único revelou “estatutos e mandamentos” para que “tu, teu filho e o filho do teu filho” guardem todos os dias da vida (v. 2). É um princípio válido também para nós. O Deus Único, que se revelou em Jesus, deixou sua Palavra para que a guardemos, nós e nossos filhos.

A observância da Palavra Revelada prolongaria os dias da nação. Quando Israel e Judá, os reinos divididos, se afastaram da Palavra veio a ruína dos dois. A Palavra de Deus é fonte de vida, de preservação da família e até mesmo da sobrevivência nacional. Para uma família, particularmente, a Bíblia é de extremo valor. Ela mol- da o caráter das crianças, dá aos pais orientações sobre como criar os filhos no bom caminho, e instrui em todas as áreas da vida! Provérbios, por exemplo, é fascinante! Como é atual, com recomendações sobre sexo, trabalho, bebida, lazer, ira, fidelidade conjugal, criação dos filhos, etc.

A Bíblia não é um livro embolorado nem o mero registro de coisas antigas. É o livro que vem de Deus, tendo o Espírito Santo como autor último 
"pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo." (2 Pedro 1:21).

Ela vem do Deus que criou o homem e constituiu a família 
"Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda".
Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome.
Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse.
Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne.
Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele.
Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada".
Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne." (
Gênesis 2:18-24)

e que, encarnando-se, escolheu uma família onde nasceu e foi criado 
"Então foi com eles para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, guardava todas essas coisas em seu coração." (Lucas 2:51)

A Trindade ama a família e Deus Filho viveu em uma família. A Bíblia é a Palavra de alguém que ama a família.

Que nenhuma família batista deixe de ter a Bíblia como sua regra de fé e conduta. Que ela seja lida, ama- da e vivida em nossos lares. A casa que tem a Escritura como norma está firmada sobre a rocha. Não será derrubada 
"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.
Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha." (
Mateus 7:24-25)

A que não a tem corre riscos 
"Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia.
Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda". (
Mateus 7:26-27)


Oremos:
I) Pela observância e valorização da Palavra na família;
2) Para que a Bíblia seja lida, amada e vivida em nossos lares;
3) Pelos pais, para que busquem nas Escrituras a base da educação para seus filhos;
4) Pelos pais, para que não transfiram para a igreja a responsabilidade que é primeiramente deles: a de instruírem seus filhos na Palavra de Deus;
5) Pelas nossas igrejas, para que sejam instrumentos de capacitação de pais para a educação cristã no lar.


Leia também outros devocionais da campanha (click nos links abaixo):

Fonte: Extraído do Livro dos 100 Dias de Oração
Escritor: Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho - 
Igreja Batista Central de Macapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...