Páginas

quinta-feira, 5 de abril de 2018

SÉRIE 1 PEDRO: 15 – AÇÕES E REAÇÕES DIANTE DO SOFRIMENTO


15 – AÇÕES E REAÇÕES DIANTE DO SOFRIMENTO
(07-06-2017)
Introdução: Cumprindo bem a ordem recebida de Jesus que deveria apascentar as suas ovelhas, o apóstolo Pedro continua neste capítulo 4 nos orientando sobre como devemos agir e reagir diante do sofrimento. A maturidade desejada a todo cristão, passa pelo viés do sofrimento, que produzirá em nós um caráter aprovado.

TEXTO BÍBLICO: 1 Pedro 4.12-19
12 Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo.
13 Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.
14 Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.
15 Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso ou como quem se intromete em negócios alheios.
16 Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome.
17 Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?
18 E, "se ao justo é difícil ser salvo, que será do ímpio e pecador? "

1 - NÃO ESTRANHE O SOFRIMENTO

Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. Aprendemos, à luz deste versículo, algumas verdades importantes.
  • O SOFRIMENTO É COMPATÍVEL COM A VIDA CRISTÃ: O cristão deve até mesmo esperar as provações. Se o mundo perseguiu a Cristo, perseguirá a nós também. A IGREJA NÃO SE TORNA FIEL POR SER PERSEGUIDA; ELA É PERSEGUIDA POR SER FIEL. Jesus deixou isso claro: No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (Jo 16.33).
  • O SOFRIMENTO É PEDAGÓGICO: O sofrimento vem para nos provar, e não para nos destruir. O fogo ardente é o fogo da fornalha. E o cadinho onde o metal é purificado. O fogo só destrói a escória, enquanto purifica o metal. 

Satanás quis destruir Jó com o sofrimento, mas Deus quis revelar-lhe sua soberania. Satanás quis esbofetear o apóstolo Paulo com o espinho na carne, mas Deus quis quebrantá-lo para que não se ensoberbecesse. O diabo tenta, e Deus prova. O diabo tenta para nos destruir; Deus prova para nos purificar. Concordo com Kistemaker, quando diz: “Os cristãos devem entender que Deus deseja separar a verdadeira fé daquela que é mera imitação, e usa o instrumento do sofrimento para alcançar esse propósito”.312
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...