Páginas

quarta-feira, 7 de março de 2012

APRENDENDO A SONHAR

"Aprendendo a Sonhar"


Esta mensagem foi ministrada no primeiro dia do Retiro Espiritual de 2012  - Passeio do Dequinho na Cidade de São Roque - SP.
 
Tema: “OS SONHOS DE DEUS”
Divisa: "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro." (Jeremias 29:11)



 
Introdução:
Quem nunca teve um sonho. Desde a mais tenra infância começamos a sonhar. E os sonhos são dos mais simples aos mais mirabolantes. É só perguntar a uma criança o que ela quer ser quando crescer que vamos ouvir coisas do tipo: Ser um astronauta, um piloto de caças supersônicos, inventor de carros que voam, ser o Presidente do País, ser um cantor famoso, ser um pintor famoso, etc. Quando criança, nossos sonhos são grandiosos, a mistura da fantasia com a realidade. Embora os anos se passem e nossos sonhos se tornem mais reais, perdendo um pouco a fantasia, é preciso sonhar.


“Um sonho sonhado sozinho permanece apenas um sonho. Um sonho sonhado junto pode tornar-se realidade.” (Edward Schillebeeckx – Belga (1914) – Teólogo, professor, escritor.)

Precisamos aprender a sonhar, mas não somente isto, precisamos sonhar os sonhos de Deus. Nossos sonhos devem estar na ponta da nossa língua, e bem definidos dentro de nós. Quando perguntamos para as pessoas qual é o seu sonho, algumas param para pensar, isto mostra que ainda precisam aprender a sonhar. Uma pessoa que não sonha mais, esta na fila da sepultura. Temos que aprender a ter sonhos bem definidos. Tem sonhos que precisamos conquistar imediatamente, porém outros precisaremos de mais tempo, mais conquistaremos todos.

I- NOSSOS SONHOS PRECISAM DESAFIAR A NOSSA FÉ.
Temos um Pai que pensa grande, então pensaremos grande também. Precisamos ter fé, isto é, acreditar em nossos sonhos.
Gênesis 12. 1-3
“1. E o SENHOR disse a Abrão: Sai da tua terra, do meio dos teus parentes e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2. E farei de ti uma grande nação, te abençoarei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
3. Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei quem te amaldiçoar; e todas as famílias da terra serão abençoadas por meio de ti.

PERCEBEU COMO DEUS SEMPRE CUMPRE AS SUAS PROMESSAS – ATÉ HOJE NAÇÕES QUE ABENÇOAM ISRAEL SÃO ABENÇOADAS.

Deus leva Abraão e Sara a pensar muito grande, Deus faz este casal acreditar que eles seriam pai de uma grande nação.
Em um determinado momento, Abraão diz para Deus: cadê os meus sonhos? Deus então o chama para fora da sua tenda e lhe manda olhar para as estrelas... (Gn 15.5-6)

"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano”,(Jr 29.11a)

Deus estava ensinado Abraão a sonhar, e a primeira grande lição é crer nos seus sonhos! Você crê nos seus sonhos?
Você acredita que vai conquistar?
Então tome posse de cada um dos seus sonhos pela fé!

II - NOSSOS SONHOS NOS DÃO FORÇA PARA VENCER.

Gênesis 37.3-5
3 Israel amava mais José do que todos os seus filhos, porque ele era o filho da sua velhice; e fez para ele uma túnica longa.
4 Vendo seus irmãos que seu pai o amava mais do que todos eles, passaram a odiá-lo; e não conseguiam falar com ele pacificamente.
5 E aconteceu que José teve um sonho e contou-o aos seus irmãos; por isso passaram a odiá-lo ainda mais.

JOSÉ ERA APELIDADO DE SONHADOR, MAS ELE NÃO SE IMPORTAVA. ELE ACREDITAVA NOS SEUS SONHOS

O sonhador José é um grande exemplo de alguém que acreditou nos seus sonhos e por isso viu cada um deles se realizar. Nossos sonhos nos impulsionam para outra dimensão e nos dão força para vencer os ventos contrários. José teve força para vencer:

a) falta de apoio da família,
b) Perseguição dos irmãos,
c) as injustiças (preso sem culpa),
d) tempo (13 anos aguardando),
e) condições desfavoráveis (separado da família, escravo, presidiário e estrangeiro)...
f) Finalmente Governador do Egito

Que mais podemos falar de dificuldades que um sonhador pode vencer?
 
III- OS SONHOS QUE VEM DE DEUS DÃO SENTIDO A NOSSA EXISTÊNCIA

"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano”,(Jr 29.11a)

Fomos criados para cumprir um propósito. Nossa existência nesta terra só tem sentido pleno quando vivemos os sonhos que Deus projetou para nós. Quando Deus nos dá um sonho, na verdade, Ele está nos entregando uma MISSÂO, que deve ser cumprida, com muita garra, esforço e dedicação.


“NÃO É TOLO AQUELE QUE ABRE MÃO DO QUE NÃO PODE RETER, PARA GANHAR O QUE NÃO PODE PERDER” – (Jim Elliot – Missionário Americano -1927 – 1956)

Muitos homens tiveram suas vidas mudadas a partir de um sonho. Saulo era um soldado graduado, era mestre, era religioso e já devia ter uns 30 anos quando Deus lhe chamou e entregou um grande sonho.
Atos 9.3-6
3. “E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
4. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
5. E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
6. E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.”

Isto mudou completamente o rumo de sua vida, e se tornou um Apóstolo para os gentios, Paulo deu a vida por este projeto, virou o seu grande motivo para viver. Testemunhando do seu grande sonho,

PAULO DIZ: “GÁLATAS 2:20 "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim."
Sonhadores não tem medo de morrer. Paulo considerava a morte pelos sonhos que Deus colocou em seu coração como lucro. (Filipenses 1.21)

IV - NOSSOS SONHOS APONTAM PARA O NOSSO FUTURO

VAMOS OLHAR A HISTÓRIA DE ALGUNS HOMENS NA BÍBLIA:

• Sansão / Gideão
• Saul / Davi
• Abraão /
• Esaú / Jacó

Me conte os seus sonhos e eu te direi seu futuro!


O famoso poeta português Fernando Pessoa (1888-1935) certa vez disse:
“O homem é do tamanho do seu sonho”

Se você não tem sonhos não terá futuro. Se os seus sonhos são pequenos, seu futuro será menor ainda. Se seus sonhos são regulares, seu futuro será MAIS OU MENOS, se os seus sonhos são grandes, eis ai um grande conquistador! Abraão creu e por isso viu.
Tem gente que quer ver para crer, Deus não obedece esta ordem.
Com Deus o certo é CRER para VER.

Veja o exemplo de Paul Potts. Acredite nos seus sonhos.


Creia você é filho de Deus tem o DNA do Pai, Deus tem para você grandes projetos, mais estes projetos só serão possíveis somados à sua fé.


Pr. Dener Maia
Passeio do Dequinho - 2012

6 comentários:

  1. Mensagem perfeita. Abençoada por Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kassya, obrigado pela sua visita ao nosso Blog e pelo comentário. Que Deus continue te abençoando sempre.

      Excluir
  2. Sermão abençoado. Que Deus continue o abençoando para preparar mensagens tão inspiradoras e motivadoras. Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  3. PR. Dener Maia, que Deus o capacite a cada dia para trazer estes conteúdos tão edificante para nossas vidas.

    Deus abençoe e grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu irmão. Continue orando por nós. Deus te abençoe ricamente

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...