O DIABO - 4ª MENSAGEM
AS ESTRATÉGIA DE SATANÁS
Texto: 1 Pedro 5:8 “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;”
Introdução: No texto que acabamos de ler o apostolo Pedro, chama a nossa atenção a respeito do nosso adversário, o apostolo nos alerta para sermos sóbrios, vigilantes, atentos, espertos a ficarmos de olho aberto quanto à astucia as estratégias e forma de operar do nosso inimigo.
1 – ELE DESEJA QUE DUVIDEM DA SUA EXISTÊNCIA
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;” (1 Pedro 5:8)
Quantas e quantas vezes eu ouço pessoas dizerem o diabo não existe, isto é historia, o diabo não existe, não existe inferno, o inferno é aqui mesmo esta estratégia esta funcionando bem, pois enquanto as pessoas acham que ele não existe ele vai trabalhando e afundando cada vez mais a pessoa, pois se a pessoa não acredita no diabo ele também tem duvidas a respeito da existência de Deus, o que a pessoa não entende quando ela diz que o inferno é aqui é que: o que nos acontece tanto de bom ou de ruim é o fruto das nossas decisões a lei da semeadura que o apostolo Paulo fala em Gálatas tudo o que o homem plantar isto também ele colherá.
POUCAS MENSAGENS: Muito se fala e se “prega” hoje em dia sobre como ficar rico, vencer na vida e de como encher-se de bens materiais, mas, pouco se tem falado sobre
como reconhecer uma cilada do nosso inimigo, que é astuto, que é cheio de artimanhas.
VISÃO ERRADA – TRIUNFALISMO: Muitos tem uma visão errada sobre satanás. Alguns pensam que o diabo é um ser totalmente inofensivo, como um leão velho e desdentado ou uma serpente sem veneno. Há outros que acham que o diabo jamais pode oferecer qualquer ameaça ou perigo para o crente. Alguns pensam que a igreja está ilesa a todo o ataque do adversário. Nesta noite vamos falar sobre o tema As estratégias que satanás usa contra o homem, vamos ver quais são as suas estratégias e como podemos nos defender e alcançar a vitoria.
SATANÁS É REAL: Satanás é real, ele está vivo e atuante sobre o planeta. Muitos tentam negar a sua existência, considerando-o apenas um símbolo do mal. Muitos o imaginam como alguém que tem chifres, patas, rabo e um garfo grande nas mãos, e preside um lugar chamado inferno. Existe um inimigo atuante, destrutivo e inteligente que fará de tudo para desviar o ser humano e impedi-lo de alcançar todo o seu potencial e cumprir o propósito que Deus traçou para sua vida. A Bíblia apresenta-o como alguém real, que não deve ser ignorado. Quem ignora Satanás se torna vítima constante das sua artimanhas.
“Se vocês perdoam a alguém, eu também perdoo; e aquilo que perdoei, se é que havia alguma coisa para perdoar, perdoei na presença de Cristo, por amor a vocês, a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções.”
(2 Coríntios 2:10,11)
“Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.”
(2 Coríntios 11.14)
2 – ELE ARRANCA A PALAVRA DOS CORAÇÕES
“Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. (...) Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.” (Mateus 13.4,19)
Jesus contou a parábola do semeador que saiu a semear (Mt 13.1-23). A semente que caiu à beira do caminho foi pisada pelos homens e comida pelas aves do céu (Lc 8.5). Jesus, interpretando a parábola, disse que essas aves simbolizam o diabo, que vem e arrebata a palavra do coração para que a pessoa não creia nem seja salva (Lc 8.12).
Aquela mensagem que fere o coração, que revela ao homem sua indignidade e a hediondez do seu pecado, que mostra a necessidade urgente de seu arrependimento e a inevitabilidade do juízo, essa é a mensagem que o homem pisa, pois ela golpeia o seu orgulho e o humilha até o pó. Dessa mensagem o diabo tem medo e faz de tudo para furtá-la do coração do homem.
ELE ATACA A MENTE DOS HOMENS.
O diabo insinua dúvidas com respeito à veracidade da Palavra de Deus (Gn 3.1). Põe na mente das pessoas a falsa compreensão de que o caminho da cruz poderia ser evitado sem afetar em nada a nossa salvação (Mt 16.21-23). Também atira sobre as pessoas seus dardos inflamados, colocando na mente delas pensamentos impuros e malignos. A mente é um campo de guerra, em que o inimigo peleja incansavelmente.
3 – ELE OPRIME PESSOAS COM ENFERMIDADES
“Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se. Ao vê-la, Jesus chamou-a à frente e lhe disse: "Mulher, você está livre da sua doença". Então lhe impôs as mãos; e imediatamente ela se endireitou, e louvava a Deus.” (Lucas 13:10-13)
4 – ELE INDUZ À FALTA DE PERDÃO
"Então o senhor chamou o servo e disse: ‘Servo mau, cancelei toda a sua dívida porque você me implorou. Você não devia ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você? ’ Irado, seu senhor entregou-o aos torturadores, até que pagasse tudo o que devia.” (Mateus 18:32-34)
Quem não perdoa não tem paz. Quem guarda mágoa no coração e nutre ressentimento na alma vive atormentado (Mt 18.23-35). Paulo, em Efésios 4.26 e 27, diz que a ira é uma porta de acesso que o diabo encontra para atormentar a vida de alguém. Quando uma pessoa agasalha a mágoa e o ressentimento no coração, tornando-se azeda de ódio, o diabo assume controle de sua vida para lhe causar grandes danos. Jesus diz que o grande segredo para ministrarmos o perdão aos nossos devedores e aos nossos ofensores é reconhecer a grandeza do perdão que recebemos de Deus.
5 – ELE AGE NA DISSEMINAÇÃO DE ENSINOS FALSOS
“Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.” (1 Timóteo 4.1)
E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. (2 Coríntios 11.14)
1 – REVISTA-SE DO PODER DE DEUS (EF 6.10: Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Efésios 6:10) Efésios 6.10 nos fala da necessidade de poder. Quando olhamos para a igreja de hoje, constatamos algo de errado. A igreja está fraca, os crentes estão sem autoridade. Estamos como os discípulos de Jesus no sopé do monte da transfiguração; impotentes diante da terrível manifestação do diabo. Para confrontar o poder das trevas, precisamos do poder de Deus. Jesus disse que o poder para confrontar o maligno só se consegue com oração e jejum.
3. MANTENHA VIGILÂNCIA CONSTANTE (EF 6.11). Ficar firme contra as ciladas é ficar atento, de olhos abertos, vigiando a todo instante. É ficar de prontidão para o combate.
4. NÃO CEDA ÀS PRESSÕES (EF 6.13). Se não estivermos atentos, corremos o risco de ficar revoltados e amargurados com Deus ao nos deparar com o dia mau. Precisamos ter discernimento para não cair nessa cilada do diabo.
5. NÃO ABRA GUARDA DEPOIS DE UMA VITÓRIA (EF 6.13). A nossa luta continuará até que o diabo seja lançado no lago do fogo. Enquanto aqui estivermos, viver é lutar.
CONCLUSÃO
Todos os crentes tem 3 inimigos: a carne, o mundo e o Diabo! As tentações não vêm só de dentro (da carne, do eu), nem só de fora (das circunstâncias, do mundo), mas também de cima (das potestades do ar). A guerra entre o Criador e a criatura, entre o certo e o errado, entre o bem e o mal é muito antiga. Começou no Éden, logo após a desobediência de Adão. Ela é travada entre dois impérios: o império da luz e o império das trevas. Não há trégua nem acordo de paz. O embate será travado até a chegada de Jesus em poder e muita glória. De que lado você está?
Billy Bray, piedoso inglês, brilhou como luz inflamada por Cristo. Suas lutas contra Satanás foram quase constantes. Numa ocasião, o diabo tentou convencê-lo de que Deus não o amava mais. A isso ele replicou: “Ora, tenho registro escrito sobre seu caráter em minha Bíblia; e ela diz que você é mentiroso desde o princípio!”
OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário