O DIABO - 2ª MENSAGEM
INTRODUÇÃO:
Estamos nesta série de mensagens estudando os 3 inimigos do Cristão!
Nas primeiras mensagens falamos sobre a carne. A carne tem desejos que nos arrastam para longe de Deus. Quem vai vencer: carne ou Espírito? Se alimentarmos a carne, fazendo provisão para ela, fracassaremos. Porém, se andarmos no Espírito, jamais satisfaremos esses apetites da carne.
Depois falamos sobre o mundo! O cristão vive neste mundo, mas é não é deste mundo, ou pelo menos não deveria ser! Somos como um peregrino, um viajante, um forasteiro nesta terra. Estamos somente de passagem. Por isso não podemos nos encantar com o mundo: sua riqueza, seus valores, seus convites, seus encantos e prazeres.
Na semana passada estudamos sobre o DIABO, quando vimos:
1 – QUEM É SATANÁS?
2 – A REBELIÃO E QUEDA DE SATANÁS
3 – O PROPÓSITO DE SATANÁS CONTRA A IGREJA
Texto Bíblico: 1 João 3:7-11
7. Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.
8. Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.
9. Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.
10. Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão.
11. Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
8. Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.
9. Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.
10. Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão.
11. Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
1 – NÃO SEJA ENGANADO, NÃO SE ENGANE
“Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.” (1 João 3.7)
descrédito. Sobre isso tem até a piada que perguntaram ao demônio qual igreja que ele gostava mais, e ele respondeu que era a Universal, porque lá ele podia falar no microfone.
Concordo neste aspecto que essas igrejas estão colocando as pessoas numa situação vexatória. Porém, é certo que na Bíblia temos claramente a explicação da existência de seres espirituais malignos e o próprio Jesus expulsou demônios de pessoas oprimidas pelo Diabo.
“Há dois erros iguais e opostos em que podemos cair acerca dos demônios. Um é não crer em sua existência. O outro é crer e ter um interesse excessivo e não saudável neles”. (C.S. Lewis).
Não devemos ficar atraídos pelos demônios, sendo “caçadores de demônios”, tendo interesses excessivos, assistindo filmes de terror, etc.
Por outro lado, é inegável que a Bíblia afirme a existência do Diabo e seus demônios: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5.8).
Não podemos atribuir todo o mal que acontece no mundo ao diabo, nem podemos ignorar sua presença nefasta e suas obras malignas na vida das pessoas. O diabo e seus demônios existem. Eles não são figuras lendárias. Eles são espíritos que atuam nos filhos da desobediência. Eles não dormem, não descansam, nem tiram férias. Eles agem diuturnamente, sem trégua e sem pausa, colocando armadilhas em nosso caminho e traçando estratagemas para nos apanhar.
O Livro “Quebrando Correntes” de Neill T. Anderson traz algumas informações tristes a respeito da igreja contemporânea. Satanás tem semeado no nosso meio um grande número de perversidades e os resultados são:
- Muita gente inativa
- Inoperosa
- Oprimida
- Instrumentos de rebeldia
- Crentes vivendo uma vida dupla – um pé na igreja e um pé no mundo.
- Sexualidade corrompida
- Desonestidade
- Mentira
- Libertinagem
- Traição
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; 12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. (Efésios 6.11-12)
Eu reconheço que nem tudo é espiritual. Existem fatores psicológicos, esquizofrenia, psicoses. Mas precisamos pedir discernimento a Deus para entender o que é espiritual e o que patologia humana, porque existe sim uma realidade espiritual!
2 – O DIABO E SEUS NOMES
“Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio.” (1 João 3.8a)
Diabo - Este nome é formado do grego diabolos e significa “acusador”, “difamador”, “maldizente”. Este título aparece mais de 35 vezes na Bíblia. O pai da mentira.
Satanás - Este vocábulo de origem hebraica significa adversário. Aponta para a inveja deste ser angelical que não suporta a comunhão e a lealdade que une Deus àqueles que O amam. O caso de Jó é notório. Satanás acusa Jó de ser justo apenas pelo que recebe materialmente de Deus (Jó 1.6-11). Paulo queria visitar os tessalonicenses, mas Satanás barrou o seu caminho (1 Ts 2.18). A oposição do inimigo de Deus tem a finalidade de estabelecer o seu reino em detrimento do reino de Deus. Por ser o rival do Rei do universo, Satanás se opõe a toda iniciativa de Deus no mundo.
Tentador - Este nome descreve de modo literal a atividade satânica natural de tentar induzir os justos a pecar ou abandonar a fé. Mateus 4.3 mostra o tamanho da arrogância do diabo que pensava poder tentar o Senhor Jesus Cristo, fazendo-O pecar. “O tentador aproximou-se dele e disse: "Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães".
Grande Dragão - As 12 ocorrências deste nome no N.T. estão no Apocalipse e se referem a Satanás. Transparece o seu caráter destrutivo, que inspira terror como um monstro feroz.
Leão que Ruge - Este título descritivo é encontrado uma única vez nas Escrituras e demonstra a intenção de se encontrar “alguém para devorar”: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5.8). A figura muito sugestiva de “engolir” ou “devorar” refere-se à impossibilidade de se recuperar os que são tragados por esse “leão” devastador.
Maligno - O maligno, como nome, salienta claramente a perversidade total deste espírito corrompido. Atinge todos os homens, mesmo que não creiam na existência do diabo e jamais tenham tido notícias dele. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:3
3 – SEJA UM FILHO DE DEUS
“Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus. Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão.” (1 João 3.9-10)
- PELOS FRUTOS DE ARREPENDIMENTO
- PELOS FRUTOS DO ESPÍRITO
- REJEITANDO AS OBRAS DA CARNE
- SACRIFICANDO O SEU “EU”
- NÃO SEJA DOMINADO PELO PECADO
- PRATIQUE A JUSTIÇA
- AME A SEUS IRMÃOS
OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário