3 - O CRISTÃO E SEUS RELACIONAMENTOS
Pr. Dener Maia - 04/07/2012
Introdução
ALGO SOBRE O QUE PENSAR
Quantos nomes de cristãos ou não cristão você pode citar com os quais tem relacionamentos profundos? Você consegue citar pelo menos 5 nomes?
1. ________________
2. ________________
3. ________________
4. ________________
5. ________________
Aqueles que participam de redes sociais responderão rapidamente: Eu tenho mais de 900 amigos no Facebook, mais de 500 no Orkut, outros 700 no Myspace, etc.
O site Compete divulgou a lista das redes sociais mais acessadas do mundo. Os números são referentes a Janeiro de 2009.
1º. Facebook – 1.191.373.339 de views por mês
2º. MySpace – 810.153.536
3º. Twitter – 54.218.731
4º. Flixster – 53.389.974
5º. Linkedin – 42.744.438
6º. Tagged – 39.630.927
7º. Classmates – 35.219.210
8º. My Year Book – 33.121.821
9º. Live Journal – 25.221.354
10º. Imeem – 22.993.608
Mas não se apresse a responder. A pergunta é sobre relacionamentos profundos.
Se você puder citar alguns, estará provavelmente acima da média. Se sua lista for longa demais, pode ser que você não saiba o que é um relacionamento profundo. Qualquer que seja sua resposta, esta mensagem o ajudará a descobrir se você é normal, anormal, ou apenas desinformado.
Texto: Filipenses 1. 3-8
3 - Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós,
4 fazendo sempre súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, com alegria,
5 em razão da vossa cooperação na causa do evangelho, desde o primeiro dia até agora.
6 E estou certo disto: aquele que começou a boa obra em vós irá aperfeiçoá-la até o dia de Cristo Jesus.
7 É justo que eu me sinta assim a respeito de todos vós, pois estais em meu coração, já que todos sois participantes comigo da graça, tanto nas minhas prisões quanto na defesa e na confirmação do evangelho.
8 Deus é testemunha de que tenho saudades de todos vós, com a terna misericórdia de Cristo Jesus.
Há uma idéia-chave que se sobressai em alto-relevo nestes parágrafos escritos aos Filipenses. É a idéia de relacionamentos. Paulo faz algumas afirmativas que descrevem seu relacionamento com os Filipenses, e delas tiraremos três lições para nós.
1 – RELACIONAMENTOS QUE ALIMENTAM AS ORAÇÕES
Filipenses 1. 3: “ Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós,”
Os nossos relacionamentos íntimos estão diretamente ligados às nossas orações. O que motivava as orações de gratidão de Paulo eram as boas recordações que ele tinha daqueles irmãos. Eis um bom exemplo a se seguir: Orar por aqueles que são íntimos e preciosos para nós.
Já reparou que a gente se esquece de pessoas que nós acreditávamos que nunca conseguiríamos esquecer ou ficar longe delas? Pense nos relacionamentos de sua infância—os amigos que você pensava nunca esqueceria! Pense em sua juventude—os colegas com quem brincou, a(o) primeira(o) namorada(o). A primeira professora, até mesmo os pais ou outros familiares que marcaram as nossas vidas, com o passar do tempo suas lembranças vão ficando desbotadas em nossa memória.
A Psicóloga Neuza Furtado certa vez afirmou :
"Uma forma de medir a profundidade dos relacionamentos é pensar: Quando obtenho uma grande vitória, quais pessoas eu penso em compartilhar de imediato? Estas são aquelas que você tem um relacionamento profundo."
Por isso valorize e aprofunde seus relacionamentos, lembre-se de orar por quem é caro a você, por aqueles que têm marcado a sua história. Lembre-se de orar por eles sempre que se lembrar.
RESPONDA A PERGUNTA:
Quantas pessoas você conhece que o levam a espontaneamente dar graças a Deus por elas quando delas se recorda?
2 – RELACIONAMENTOS CONTÍNUOS E REAIS
Filipenses 1.4-5: “Fazendo sempre súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, com alegria, em razão da vossa cooperação na causa do evangelho, desde o primeiro dia até agora.
RELACIONAMENTOS PROFUNDOS REQUEREM INVESTIMENTO.
Investimento em: Oração, atenção, respeito, solidariedade, amizade, interesse, renúncia, companheirismo, reconhecimento, gratidão, compreensão, cuidado, etc.
No texto que lemos, Paulo deixa claro que orava por todos sempre e que desde o início daquela igreja, ele experimentou um espírito ardente e cooperativo dos irmãos. A começar por Lídia (Atos 16.13-15), a vendedora de púrpura que logo após a sua conversão insistiu que fossem a sua casa, onde provavelmente se tornou o local das primeiras reuniões da Igreja de Filipos.
HÁ MEMBROS FUNDADORES DE IGREJA E HÁ TAMBÉM OS AFUNDADORES DE IGREJA.
Lídia foi uma fundadora, uma serva, um exemplo contagiante para os demais.
Quando Paulo saiu de Filipos para continuar a plantar Igrejas, os irmãos filipenses continuaram a mandar dádivas para suprir as necessidades dele.
Filipenses 4.15-16: “Sabeis, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se comunicou comigo quanto a dar e receber, mas somente vós; pois, enquanto eu ainda estava em Tessalônica, supristes as minhas necessidades, não só uma vez, mas duas.”
RESPONDA A PERGUNTA:
Quando você ora por um irmão ou irmã em Cristo, experimenta alegria por causa do seu relacionamento com eles na obra de Cristo?
NÃO PERCA A OPORTUNIDADE PARA DAR RELEVÂNCIA AOS SEUS RELACIONAMENTOS.
Pequenos e grandes gestos de carinho e afeição agregam valor e significado aos relacionamentos. (TESTEMUNHO - tv)
Precisamos desenvolver RELACIONAMENTOS CONTÍNUOS E REAIS, SINCEROS.
3 – RELACIONAMENTOS BASEADOS NO AMOR
Filipenses 1.7-8 : “É justo que eu me sinta assim a respeito de todos vós, pois estais em meu coração, já que todos sois participantes comigo da graça, tanto nas minhas prisões quanto na defesa e na confirmação do evangelho. Deus é testemunha de que tenho saudades de todos vós, com a terna misericórdia de Cristo Jesus.”
No texto acima, dá para perceber a intensidade e sinceridade dos sentimentos do apóstolo Paulo para com aqueles irmãos....
VOCÊ TEM SAUDADE DE QUEM? JÁ DISSE ISSO PRA ELA?
Além dos familiares, pense em alguém da nossa Igreja de quem você tem saudades.... Ligue pra ela, diga seus sentimentos, convide-a a retornar ou a nos visitar,... Mande uma carta, um e-mail, uma mensagem,...
O CULTO DA CENTÉSIMA OVELHA
Vivemos dias onde há tantas pessoas que são ex-membros de igrejas evangélicas. É cada vez maior o número de pessoas feridas, decepcionadas e frustradas com a Igreja. Precisamos ir ao encontro destes, sarar suas feridas, devolver-lhes vestes de alegria ao invés de pranto.
Romanos 12.9: “O amor seja sem fingimento. Odiai o mal e apegai-vos ao bem.”
PRECISAMOS LUTAR CONTRA AS MÁSCARAS, SERMOS SINCEROS EM NOSSOS RELACIONAMENTOS.
DIVERGIR NÃO SIGNIFICA CONFLITAR E TAMBÉM UNIDADE NÃO SIGNIFICA UNIFORMIDADE NEM UNANIMIDADE.
4 – APLICAÇÃO PARA MINHA VIDA
Os relacionamentos humanos não acontecem simplesmente—nem mesmo em Cristo. Devem ser cultivados e mantidos cuidadosamente. Por exemplo, os Filipenses faziam tudo para expressar seu amor em Cristo por Paulo. Conservaram abertas as linhas de comunicação. Paulo, por sua vez, fazia o mesmo.
RELACIONAMENTOS PROFUNDOS REQUEREM INVESTIMENTO.
Mensagem adaptada do Livro
"A Estatura de Um Cristão - Estudo em Filipenses"
de Gene A. Getz (Ed. Vida)
Outras mensagens da série: